Conheça os Benefícios do Jenipapo para a saúde.

O Jenipapo é uma fruta proveniente das florestas tropicais da América do Sul. No Brasil é encontrando em abundância nas florestas da região amazônia e na mata atlântica. O fruto Jenipapo possui diversos benefícios, pois é repleto de proteínas e nutrientes que melhoram a saúde e ajudam no bom funcionamento do corpo. Para saber mais sobre essa fruta continue lendo o nosso artigo que vamos explicar tudo!

O que é

O Jenipapo é o fruto do jenipapeiro, uma árvore que se caracteriza por ser alta e pertencer à mesma família das árvores de cafés. Ele é muito utilizado por índios por diversos motivos, que vão desde pintura corporal, daí o seu nome, que em Guarani significa “fruta que serve para pintar”. Seus benefícios também englobam hidratar a pele, além dos benefícios gerados pelo consumo do fruto do jenipapo, que veremos mais adiante.

jenipapo beneficios

A sua árvore pode chegar a ter mais de 15 metros de altura e possui casca lisa, cinza esverdeada, então é muito fácil de ser identificada.

As flores ao começar a desabrochar apresenta cor branca e logo que se abre tornam-se amarelas com leve aroma doce e calmo.

PROPAGANDA

Jenipapo é comestível?

Sim, existe o fruto do Jenipapo que é comestível e também muito utilizado em doces, xaropes e receitas em geral. Além disso, é um alimento que possui diversas vitaminas, principalmente as do complexo B e minerais como o ferro. Por isso quem o consome com frequência consegue aumentar sua imunidade.

Em alguns casos o jenipapo ou seus derivados como xaropes ou chás, podem ser recomendados para tratar algumas enfermidades.

Como pode ser utilizado

Praticamente todo o Jenipapo pode ser utilizado. Desde a sua raiz ao fruto. A raiz da planta é utilizada para o tratamento de cataratas e também pode ser utilizada como um chá purgante.

Já a casca pode ser tanto utilizada para tratar couro, quanto para a fabricação de chás que ajudam a curar anemias e tem funções diuréticas.

A polpa da fruta que é mais utilizada na fabricação dos doces, xaropes, compotas, refrigerantes, sucos e outras receitas com o Jenipapo. Inclusive o suco é excelente para controlar as plaquetas de sangue.

Benefícios do Jenipapo para a saúde

Como já falamos o Jenipapo possui muitos benefícios para a saúde e que muitas vezes são pouco conhecidos. Por isso listamos os principais para você:

  • Ajuda a acabar com a Anemia: Ele possui alta concentração de ferro o que ajuda a recuperar de problemas com a anemia e falta de proteínas no corpo. Tanto consumir a polpa da fruta, quanto os chás ou outras formas do jenipapo já são suficientes para o tratamento.
  • Estimula o apetite: Essa não é uma fruta para quem está querendo emagrecer. Porém assim como algumas pessoas estão sempre fazendo de tudo para perder peso, existem quem queira engordar, mas não consegue de maneira nenhuma. Por isso o Jenipapo pode ser ótimo para ajudar, pois ele estimula o apetite e ainda fornece vitaminas importantes para o organismo.
  • Controla as plaquetas do sangue: O suco de Jenipapo ajuda a controlar as plaquetas de sangue, por isso, quem precisa de controlar as suas, dois copos de suco por dia já são suficientes.
  • É afrodisíaco: Se você está precisando de uma ajudinha extra na hora H essa fruta pode ser a sua escolha certa. Pois é um estimulante natural e sem contraindicações. Pode usar sem medo que você terá ótimos e prazerosos resultados.
  • É ótimo para grávidas: Ele é uma bebida ótima para quem está nos primeiros meses de gravidez e sofrendo com constantes enjoos. Porém, antes de fazer uso, consulte o seu médico para ter certeza se você pode utilizar o Jenipapo na gravidez.

Veja mais benefícios, dicas e orientações sobre o consumo do fruto, das folhas e da raiz do jenipapeiro.

https://www.youtube.com/watch?v=yqhq09lozUc

Leia Também:

Melhores Frutas para Emagrecer | Veja Qual Fruta Emagrece

7 Melhores Sucos para Emagrecer | Sucos que Emagrecem

Tamarindo | Propriedades Nutricionais e Benefícios

Qualquer pessoa pode utilizar?

O Jenipapo é uma fruta natural. Por isso seu uso não traz danos à saúde. Porém o seu uso deve ser feito de acordo com as necessidades de cada pessoa. Por exemplo, pessoas que desejam perder peso, não são as mais recomendadas a utilizarem essa fruta. Uma vez que ela pode estimular o apetite e ter um efeito exatamente contrário ao que se gostaria.

Mas para anemias, bronquites, inflamações respiratórias, diarreias, problemas nos rins úlceras e outras doenças, ele é uma ótimas alternativa. Caso você tenha dúvidas se ele é indicado para você e para atender às suas necessidade procure um especialista para te orientar!

PROPAGANDA