Jatobá: Para que Serve, Benefícios e Como Consumir.

O jatobá (Hymenaea courbaril), também conhecido como jatobazeiro e jatobá-verdadeiro, é uma árvore encontrada em diferentes partes do território brasileiro, cuja madeira é muito valorizada por ser altamente durável e resistente contra fungos. Mas a maior riqueza que essa espécie guarda são seus benefícios para a saúde, com uso consagrado na medicina tradicional, especialmente na região amazônica.

Nesse artigo você conhecerá suas características gerais, além das propriedades medicinais que a árvore oferece e aprenderá as diferentes formas de utilizá-la para prevenir e tratar doenças. Confira.

Jatobá: características

A árvore faz parte da família das fabáceas. Chega a atingir 40 metros de altura e 2 metros de diâmetro. Pode ser encontrada no México, Caribe e diferentes partes da América do Sul. No Brasil, o jatobá ocorre na Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Caatinga, estendendo-se do norte ao sudeste do território nacional.

jatobá arvore

Também é conhecido por suas flores atraírem as abelhas sem ferrão jataí, produtoras de mel. O mel produzido por tais abelhas é considerado medicinal, utilizado para o tratamento de doenças do trato respiratório.

PROPAGANDA

Os índios utilizavam a madeira da árvore para a produção de canoas e a resina que dela se obtém é empregada até hoje em rituais de cura e purificação espiritual.

Aliás, boa parte do conhecimento que se tem sobre o uso medicinal da planta tem origem em seu uso por populações indígenas de diferentes partes do continente americano.

Devido à grande exploração comercial de sua madeira, atualmente é considerada uma espécie ameaçada de extinção.

Jatobá: Para que Serve e Benefícios.

O fruto do jatobá é uma excelente fonte de vitamina C e minerais, como ferro, fósforo, potássio , magnésio e cálcio.

fruto do jatobá

Fruto do jatobá: Fonte wikipedia.org

Por sua composição nutricional, o jatobá oferece os seguintes benefícios à saúde.

  • Fortalece o sistema imunológico. O fruto é rico em vitamina C, nutriente essencial para manter uma boa imunidade, o que resulta em maior resistência contra agentes causadores de doenças.
  • Ajuda a manter os ossos saudáveis. Por conter quantidades significativas de cálcio, o fruto ajuda a manter os ossos fortes, prevenindo problemas decorrentes da carência desse mineral, como a osteoporose.
  • Combate os radicais livres. O jatobá tem ação antioxidante, ou seja, ele consegue reduzir ou mesmo neutralizar os danos causados pelo excesso de radicais livres no organismo, como o envelhecimento precoce.
  • Regula a pressão arterial. Rico em potássio, mineral com função vasodilatadora, o fruto ajuda a evitar ou melhorar a hipertensão arterial. Isso traz ainda um benefício adicional, que é a prevenção de doenças cardiovasculares.
  • Previne a anemia. Devido à presença de ferro em sua composição, o jatobá ajuda a prevenir a anemia causada pela deficiência desse mineral no organismo. E a vitamina C reforça tal benefício, pois auxilia na absorção de ferro.
  • Auxilia no bom desempenho das funções cerebrais. Esse benefício é decorrente da presença de magnésio no fruto, mineral que, inclusive, ajuda a prevenir e tratar a depressão.
  • É um energético natural. Os açúcares simples presentes no jatobá fornecem energia instantânea, por isso seu consumo é indicado antes e imediatamente após a prática de atividades físicas.

Jatobá: como consumir

Para consumir o fruto, que é do tipo baga, é preciso quebrar sua dura casca. A polpa do fruto do jatobá tem textura farinácea e pode ser ingerida in natura ou servir como ingrediente para o preparo de geleias, pães e bolos (como farinha). Na medicina popular tradicional, utiliza-se a polpa cozida, misturada com leite, para o tratamento da bronquite e da asma.

Outra forma de aproveitar os benefícios da árvore é a partir do chá feito com suas cascas, facilmente encontradas em lojas especializadas em produtos naturais. Para preparar o chá, utiliza-se 3 colheres de sopa de casca de jatobá para cada litro de água.

Jatobá como consumir

Esse chá é empregado em algumas regiões para combater a gripe, bronquite, diarreias, verminoses, cólicas, infecções na bexiga, além de melhorar as funções digestivas.

O modo de preparo é simples: primeiro, leva-se somente a água ao fogo. Após entrar em ebulição, acrescenta-se as cascas, deixando ferver por aproximadamente 10, minutos. Desligar o fogo e deixar o chá tampado por mais 10 minutos. Depois é só coar, deixar esfriar e consumir. É aconselhável consumir de duas a três xícaras por dia.

A seiva vermelha produzida ao se cortar a árvore também é considerada de valor medicinal. É utilizada como tônico, no tratamento de doenças respiratórias e para infecções do trato urinário.

Vídeo Tutorial Completo Sobre Usos, Propriedades, Origem, Dicas e Orientações do Jatobazeiro.

https://www.youtube.com/watch?v=jxerwFHao6Y

Leia Também:

Os Benefícios do Mastruz Para a Nossa Saúde

Antibióticos Naturais Para Garganta, Feridas e Infecção Urinaria.

Chá de Aroeira,Principais Efeitos, Benefícios e Dicas

O jatobá é uma árvore que nos oferece diversos benefícios em termo de nutrição, prevenção e tratamento de doenças. Como vimos, seus frutos têm um alto valor nutricional, sendo fonte de importantes vitaminas e minerais. Já a casca da planta pode ser usada para fazer um chá com diversas aplicações. Agora que você já sabe como utilizá-lo de diferentes formas para ter mais saúde, aproveite tudo o que o jatobá tem a oferecer!

PROPAGANDA