10 Benefícios da Jaca Para a Saúde

Se tem uma fruta que representa bem o nosso país é a jaca. De sabor adocicado, ela é rica em agentes antioxidantes, proporciona maior energia e fortalece o sistema imune. O melhor disso tudo é que ela cabe no bolso e pode ser encontrada facilmente, tanto nas feiras livres como em supermercados.

Algumas pessoas não gostam muito da fruta por conta do seu cheiro forte e também pela viscosidade. Mas vale a pena abrir uma exceção para adquirir todos os benefícios da jaca. Vejamos agora quais são eles e como as propriedades da fruta podem melhorar a nossa saúde.

Os 10 benefícios da jaca

jaca engorda

1. Diminui a degeneração celular

É normal e até fisiológico que as células entrem em colapso, afinal de contas, elas envelhecem e precisam dar lugar a outras mais jovens. Porém, por conta da ingestão de alimentos com produtos químicos que estamos consumindo com maior frequência, elas estão sofrendo morte celular mais cedo que o normal.

O consumo da jaca ajuda a manter as células vivas e saudáveis por mais tempo e assim, melhoram o funcionamento do corpo. Ela possui substâncias chamadas de fitonutrientes que auxiliam nessa tarefa.

PROPAGANDA

2. Melhora a saúde da pele

Como a jaca retarda a morte celular, ela consegue deixar as células mais jovens por mais tempo e assim, melhoram também o aspecto da pele. Além disso, a fruta também oferece boas taxas de vitamina C, um nutriente que participa ativamente da produção de duas proteínas: colágeno e elastina.

Elas ajudam a dar mais firmeza e proporcionam um aspecto jovem à pele prevenindo o desenvolvimento das linhas de expressão e também de estrias e celulites.

3. Melhora o sistema esquelético

Quer manter os ossos sempre protegidos e se prevenir de doenças como a osteoporose? Então a jaca é uma das frutas que você precisa consumir pois contém boas taxas de cálcio e magnésio, sais minerais essenciais para ossos mais fortes.

Enquanto o cálcio é depositado na matriz óssea, o magnésio é o responsável por aumentar a absorção, metabolização e estocagem desse mineral.

4. Auxilia na perda de peso

Algumas pessoas acham que pela jaca ser doce, pode engordar. Isso é apenas um mito já que a jaca possui poucas calorias e praticamente não tem gorduras. Além do mais, a fruta possui uma grande quantidade de fibras, o que proporciona maior saciedade por mais tempo e assim, você passa a comer menos.

5. Regula o intestino

E falando nas fibras, a jaca é uma ótima opção no cardápio de pessoas que sofrem com o problema da constipação intestinal, popularmente chamada de prisão de ventre. Essas fibras conseguem aumentar o movimento peristáltico – responsável por empurrar o bolo fecal – que pode estar “defeituoso”.

6. Previne e combate o câncer

Por conta da presença dos antioxidantes, a jaca é um dos alimentos que podem ajuda na prevenção e combate ao câncer. Ainda não se sabe a causa do câncer, mas os radicais livres são um dos causadores. Os antioxidantes ajudam a eliminar essas substâncias do nosso corpo.

7. Diminui a pressão arterial

A jaca contém uma substância essencial para o controle da pressão arterial: o potássio. Esse mineral consegue controlar a quantidade de sódio no nosso corpo através da bomba de sódio e potássio presente na célula. Nós sabemos que quanto mais sódio no sangue, maior o acúmulo de água e, a consequência disso, é o aumento da pressão arterial.

jaca origem

8. Melhora a cicatrização

Por causa da presença de vitamina C, que ajuda na produção de colágeno e elastina, o processo de cicatrização se torna muito mais rápido e esteticamente melhor. Quando temos um corte, por exemplo, a produção dessas proteínas precisa aumentar no local, portanto, quanto mais vitamina C, melhor.

9. Maior hidratação para os cabelos

Quem gosta de cuidar do cabelo sabe que a vitamina A é um dos nutrientes que não pode faltar na alimentação. Ela ajuda a dar mais brilho e a deixar os cabelos hidratados pois evita a perda de umidade. Além dos cabelos, as unhas também podem se favorecer desse benefício.

10. A jaca proporciona maior energia

Se você pratica exercícios ou tem uma rotina corrida, a jaca deve ser presença certa no seu café da manhã. Ela fornece tanto carboidratos simples – utilizados de forma urgente – quanto complexos – utilizados gradualmente. Assim, a jaca ajuda a melhorar o seu desempenho nas atividades físicas.

Gostou de saber de todos os benefícios da jaca para a sua saúde? Descubra também sobre os benefícios da goiaba, outra fruta brasileira e bastante acessível!

PROPAGANDA