Isotônico, Não Saia Tomando de Qualquer Jeito.

A maioria das pessoas tem dúvida sobre qual a melhor hora, quantidade recomendada, indicações e riscos a respeito do isotônico. Para tirar essas dúvidas primeiro entenda como o corpo funciona durante as atividades físicas.

Atividades Físicas, Entenda como o Corpo Funciona!

Durante a prática de um exercício físico o corpo perde líquido por meio do suor a fim de manter a temperatura corpórea. Essa liberação do suor acaba sendo maior de acordo com o aumento da intensidade da atividade praticada.

isotônico

Se não houver uma reposição hídrica adequada, podem ocorrer afeitos adversos, e com isso, um comprometimento na performance, o que obviamente, não é o objetivo de nenhum atleta ou desportista. Exatamente por isso, recomenda-se ingerir líquidos antes, durante e após os exercícios físicos.

Mas Em Qual Situação Devo Tomar  Isotônico?

Nessa perspectiva, lembramos em primeiro lugar a água. Mas quando se trata de exercícios mais intensos, por muitas vezes recomenda-se a ingestão de bebidas contendo carboidratos e eletrólitos. E com isso, eis que surge no cenário as bebidas esportivas, como o isotônico, as quais vêm sendo utilizadas por muitos desportistas sem uma real necessidade ou prescrição profissional.

PROPAGANDA

Não Saia Tomando Isotônico de Qualquer Jeito Entenda Isso!

 Há quem faça o uso das bebidas isotônicas pura e simplesmente quando estão com sede, como um substituto à água ou aos sucos. No entanto, os isotônicos industrializados contêm aditivos químicos (edulcorantes, corantes e aromatizante sintéticos) os quais estão relacionados com diversas desordens metabólicas, como: alterações dermatológicas, distúrbios respiratórios e até mesmo o câncer. Além de apresentarem açúcar (sacarose) que, quando ingerida em excesso, aumenta as chances do indivíduo desenvolver o diabetes tipo 2.

Quantidade Recomendada de Isotônico?

Durante a pratica de exercícios físicos é aconselhável que tome de 500 ml a 2 litros de isotônico e água. Essa quantidade depende o que cada pessoa perdeu. Se uma pessoa suou pouco deve tomar 1 litro de isotônico. Se a pessoa suou muito deve tomar 1 litro de isotônico e um litro de água. Depois das atividades, o consumo ideal é de 1,5 litro de liquido para cada quilo perdido. Nesse momento, também é muito importante consumir frutas e alimentos.

Mas Como Saber a Quantidade Ideal de Isotônico e Água?

Entenda como calcular a quantidade de água que você perdeu durante as atividades físicas. Primeiro você pesa antes, e transforme o resultado de gramas perdidos em mililitros. Exemplo: se perdeu 500 gramas, você deve repor 500 ml durante as atividades físicas. É bom que você reponha com metade de isotônico e metade de água.

Qualquer um Pode Tomar Isotônico?

O isotônico é indicado para ser consumido durante depois das atividades físicas, as pessoas que não praticam exercícios devem evitar o uso, deve ser evitado também por pessoas hipertensas, pessoas que sofrem de insuficiência cardíaca e doenças renais. Isso porque  isotônico possuem muito sódio entre 50 mg e 160 mg por garrafa, contra 11 mg de um refrigerante, em média.

Obviamente, os isotônicos possuem sua aplicabilidade como descrito acima, mas seu consumo só deve acontecer mediante uma orientação feita por um Nutricionista e/ou médico a fim de evitar o uso banalizado e o uso indevido dos aditivos químicos nele presentes.

PROPAGANDA