Ipê Roxo: Benefícios, Como Fazer o Chá e Contraindicações.

Você já deve ter visto uma árvore de altura razoável e com flores de cor roxa ou rosa clara. Esse é o Ipê Roxo, uma planta típica da América Latina e que tem grande presença em nosso país.

Além de deixar paisagem de qualquer lugar muito mais bonita, o Ipê Roxo possui incríveis propriedades medicinais e o seu chá é utilizado para tratar diversos problemas de saúde como anemia, candidíase, úlceras, alergias, dor muscular, coceiras, entre outros.

Quais os benefícios dessa planta para a saúde?

Ipê Roxo Benefícios

1. Ajuda na perda de peso

Algumas pesquisas já confirmaram que o extrato do Ipê Roxo consegue reduzir a absorção de gordura pelo nosso organismo. Assim, essa substância também pode ajudar a prevenir e combater a obesidade, ajudando diversas pessoas que estão com a doença ou mesmo com sobrepeso.

2. Reduz as chances de hipertensão arterial

A principal causa da hipertensão arterial é o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos. O colesterol ruim, também conhecido como LDL, e que vem de alimentos gordurosos como frituras e carnes vermelhas, formam placas chamadas ateromas que se fixam na parede dos vasos. Assim, o espaço para a passagem do sangue fica menor e maior pressão é exercida nas paredes desse local.

3. Ipê Roxo previne o câncer

Um dos grandes benefícios encontrados na planta Ipê Roxo é, sem dúvida, a sua propriedade anticancerígena.

Uma pesquisa norte-americana conseguiu constatar que uma substância extraída da casca do Ipê pode na prevenção e no tratamento do câncer de pulmão. Um composto chamado beta-lapachone conseguiu mostrar uma grande capacidade anticancerígena.  Os cientistas descobriram que essa substância tem a capacidade de matar as células do câncer.

Demais benefícios do Ipê Roxo

Além desses citados acima, há outros benefícios que a planta oferece, mas que ainda não pesquisas que comprovem de fato os seus efeitos. Essas vantagens foram identificadas por pessoas que já consumiram o chá ou extrato.

Veja quais propriedades foram identificadas no Ipê Roxo:

  • antifúngica;
  • antimicrobiana;
  • adstringente;
  • analgésico;
  • antifungo;
  • antibactericida;

Além disso, ele também pode trazer benefícios nos casos náuseas, dores musculares, doenças infecciosas e outras.

Como fazer o chá de Ipê Roxo?

Ao contrário da maioria dos chás, aqui você deverá utilizar a casca da árvore e não as folhas dela. Isso você pode encontrar em feiras a céu aberto ou lojas de produtos naturais.

Coloque 1 litro de água no fogo para esquentar e adicione 2 colheres de sopa da casca do Ipê Roxo. Deixe lá por 10 minutos após levantar fervura. Depois, basta desligar e deixar, por mais 10 minutos, a mistura descansando e tampada. Agora basta coar e tomar cerca de 2 a 3 xícaras do chá por dia.

Caso você deseje algo mais prático, pode comprar o extrato do Ipê no formato de cápsulas em farmácias de manipulação ou drogarias. Há também a versão em pó que leva não apenas a casca como também as folhas secas da planta.

Há contraindicações?

É preciso ter em mente que ainda não há muitas pesquisas a respeito do Ipê Roxo e, por isso, o seu consumo deve ser restrito a certos grupos como idosos, lactantes, gestantes e crianças.

Fique atento também à quantidade de chá que consome por dia, não ultrapassando a medida de 3 xícaras. O excesso dele pode causar sinais e sintomas indesejáveis como vômitos, diarreia, efeito anticoagulante e outros.

Se você estiver em tratamento por algum problema de saúde, não tome nada antes de perguntar ao seu médico. Mesmo sendo um produto natural, pode ter interação com alguma medicação que está sendo utilizada.

Leia Também:

Para Que Serve a Casca de Jatobá e Seus Benefícios.

Os Benefícios do Mastruz Para a Nossa Saúde

Chá de Amora Benefícios,Contra Indicação e Cuidados

Você já tomou o chá ou extrato de Ipê Roxo? Conte pra gente como foi a sua experiência e passe essa informação para mais pessoas!