Bem Estar Doenças

Iodo:o que é, benefícios, como tomar e muito mais!

Na matéria de hoje vou falar sobre o iodo, o que é, quais os benefícios que ele oferece à nossa saúde, os alimentos ricos, para que serve e como tomar iodo. Você vai ver que se trata de um nutriente que beneficia o funcionamento da tireóide e, além disso, proporciona diversas vantagens ao corpo. Entenda mais a respeito de o que é iodo e suas funções bem como a dose recomendada diariamente para que o consumo seja sempre saudável!

Iodo: o que é

Trata-se de um mineral muito importante que impede complicações da glândula tireóide, permitindo, assim, que ela desempenhe suas funções hormonais de forma adequada e benéfica. Além dessa ação do iodo, o que é muito importante, há diversos outros benefícios gerados mediante a ingestão do nutriente desde que não seja em excesso.

iodo, o que é

Sal iodado

A seguir, veja quais são as serventias de consumir esse importante mineral e não deixar de inseri-lo em sua alimentação diária. Você vai ver que, realmente, vale a pena não ficar sem utilizá-lo na hora de preparar as refeições do dia a dia.

Iodo para que serve

Muitos são os que não sabem para que serve o iodo, mas agora as funções do mineral em questão ficarão claras.

Logo abaixo, preparei uma listinha na qual cito cada uma delas, então confere aí:

  • Age na prevenção de complicações da tireóide.
  • Colabora com a fertilidade da mulher, justamente por essa questão hormonal da tireóide.
  • Previne contra diversos tipos de câncer (ovariano, uterino, mamário, prostático).
  • É bom para prevenir a hipertensão em gestantes.
  • É um preventivo natural contra problemas cerebrais fetais.
  • Previne contra males do coração e a não diminui o risco de você ficar diabético(a).
  • É um antiinfeccioso fúngico e antibacteriano.

Agora que você já tem essas informações sobre o iodo, o que é, para que serve, etc, entenda algumas outras vantagens extras proporcionadas à sua saúde.

Benefícios do iodo

Não são apenas as funções citadas acima as únicas que o iodo possui, mas há outros benefícios do iodo lugol, por exemplo, ou qualquer outro tipo. Quando você faz a aplicação com algum tipo de creme na superfície cutânea, ocorre uma prevenção e combate a organismos infecciosos.

Outro benefício do iodo é ajudar lesões bucais consequentes de tratamento quimioterápico a cicatrizarem e também é bom no tratamento de ferimentos nos casos de pacientes com diabetes.

Alimentos ricos em iodo

Não são todos que possuem iodo, o que é importante saber. Por isso é preciso ter em mente uma lista de alimentos com iodo, pois, assim, você poderá escolher qual consumir de acordo com seu gosto pessoal.

alimentos que contem iodo

Se você quer saber que alimentos são fontes naturais de iodo, segue uma listagem com os melhores:

  • Fígado
  • Leite
  • Peixes e frutos do mar – camarão, atum enlatado, salmão, bacalhau, cavala.
  • Ovos

Além desses alimentos que contêm iodo para tireoide, no território brasileiro, o sal que utilizamos para cozinhar também conta com iodo (sal iodado). De acordo com pesquisas na internet, é assim porque a intenção é evitar que a população tenha deficiência de iodo e não sejam desenvolvidos problemas iguais aos que já mencionei anteriormente.

Tomar iodo emagrece?

Há quem pergunte se tem como fazer uso de iodo para emagrecer, mas essa é uma questão engraçada uma vez que existem diversas outras maneiras já comprovadas de se chegar no emagrecimento. O iodo lugol, um remédio disponível no mercado, auxilia na manutenção do peso, pois cuida do bom funcionamento da tireóide.

A quem deseja perder peso com iodo, o que é melhor a se fazer é perguntar ao médico. Vale lembrar que só emagrece quem gasta mais calorias do que ingere, então vale a pena investir em um cardápio leve e na prática de atividades físicas.

Que problemas de saúde a falta de iodo pode causar

Um dos principais é o descontrole hormonal da tireóide, causando o hipotireoidismo. Muitos outros problemas podem ocorrer como, por exemplo, doenças cardíacas e as outras que citei mais acima quando falei sobre os benefícios do iodo.

Falta de iodo no organismo sintomas: deficiência mental em fetos, baixa temperatura nos membros periféricos, sequidão cutânea, unha quebrando facilmente, atividades metabólicas lentas, distúrbios depressivos e ansiosos, complicações ligados à gestação, bócio (aumento da glândula tireóide).

Como tomar iodo

Uma vez dito tudo acerca do iodo, o que é, e outros detalhes, só resta dizer que mediante uma consulta médica, você saber como tomar iodo para tireóide ou qualquer outro objetivo de modo saudável e na dose apropriada.

Médico especialista explica com mais detalhes sobre quem pode consumir o iodo.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.