Inositol Para Que Serve | Bula

Inositol Para Que Serve | Bula

O inositol é conhecido popularmente como um tipo de Vitamina B.

Indicações do uso do Inositol

É indicado como um suplemento alimentar para ajudar a reduzir níveis de colesterol, fortalecer a saúde dos cabelos, melhora de problemas respiratórios em bebes, sintomas associados a síndrome dos ovários policísticos, função anticancerígena, melhorar a constipação intestinal (estimular a ação muscular e aliviar prisão de ventre), contra a neuropatia diabética, tratar depressão e alterações de humor como o transtorno de pânico e TOC (Transtorno obsessivo-compulsivo).

Laboratório e referência

O princípio ativo inositol pode ser encontrado na formulação de alguns compostos vitamínicos como Vitforte do laboratório comercializado pelo laboratório Vitamed na forma capsula e Geriaton pelo Aché na forma comprimido revestido. Também pode ser encontrado na forma solução injetável ou em solução oral em compostos que contenham a vitamina B, ou em soluções capilares.

Formas comercializada de Inositol

Inositol 200-mgÉ um princípio ativo encontrado em alguns compostos vitamínicos e estes normalmente encontrado em forma de capsula ou comprimidos contendo uma concentração pequena do inositol em sua formulação. Um exemplo, é o composto vitamínico Geriaton drágea que contém 200mg vários compostos sendo 5mg de inositol.

Posologia e tempo de tratamento 

O uso deve ser feito de acordo com a indicação médica. A posologia (quantidade) e tempo de tratamento são variáveis de acordo com a necessidade e do medicamento. Em suplementos vitamínicos, por exemplo, normalmente é tomado diariamente um comprimido (estes geralmente têm vários elementos na sua composição para suprir a necessidade diária de vitaminas) ou em suplementos específicos como suplemento de vitamina B12 que pode ser tomado de 5 a 10 drágeas diária durante o período de tratamento.

PROPAGANDA

O médico deve ser consultado para informar a dose diária de acordo com o caso.

Efeitos do uso do Inositol e efeitos colaterais

Possui várias funções no corpo sendo sua principal função na composição e integridade da estrutura da membrana celular. Está envolvido em vários processos biológicos, por exemplo: montagem do citoesqueleto, controle da concentração intracelular do íon cálcio, manutenção do potencial de membrana das células, modulador da atividade da insulina, quebra de gorduras e redução dos níveis de colesterol no sangue. Algumas reações adversas que podem ocorrer são náuseas, cansaço, dor de cabeça e tonturas. Caso perceba algumas destas reações deve diminuir a dosagem ou mesmo suspender o consumo, se os sintomas tornarem mais graves. Porém, o inositol é um composto solúvel em agua facilmente eliminado e relativamente seguro, e seu consumo em doses elevada é bem tolerado, desde que seja aumentado gradativamente as dosagens.

Contraindicações no uso do Inositol

O Inositol não é indicado se você apresentar hipersensibilidade (alergia) à algum componente da formula do medicamento. Como ele é encontrado no nosso organismo, sendo produzido a partir da glicose não são referidas contraindicações no uso dele. Mas, como ele é encontrado normalmente em compostos vitamínicos deve ser verificado quais as contraindicações do medicamento a ser usado. Um médico deve ser consultado em caso de gravidez ou suspeita para orientação.

Interações do Inositol com outros medicamentos

Um médico deve ser consultado sobre as possíveis interações medicamentosas de inositol. Em caso de suplementos vitamínicos, deve-se considerar a interação com os outros complementos da formulação. ACESSE MAIS INFORMAÇÕES DESSE SUPLEMENTO ALIMENTAR

PROPAGANDA