IMC: Como Calcular e Saber Seu Peso Ideal!

[calculadora-imc]

Se existe algo que todos deveriam se preocupar é saber a respeito do IMC: como calcular, o peso ideal, o que comer para emagrecer (ou manter a massa magra). Conhecendo seu índice de massa corporal, é possível saber se você está acima ou abaixo do peso considerado saudável ao nosso organismo. Confira agora tudo o que você precisa saber em relação ao IMC infantil, masculino, feminino, por idade e acesse nossa calculadora do IMC online, a qual facilitará o cálculo!

Calcular o IMC: Por que você deve fazê-lo

Manter o corpo em boa forma física e fugir da obesidade tem se tornado uma tarefa não muito simples nos dias de hoje, principalmente porque estamos na era da informação, onde tudo ocorre de modo rápido, incluindo na hora de comer, quando muita gente prefere o fast food.

imc peso ideal

Por isso, é tão importante saber sobre o IMC: como calcular, tabela, por exemplo, e o que fazer caso o seu índice de massa corpórea esteja acima do recomendado. Se todos se importassem em se informar, essa conscientização resultaria em mais saúde e menos problemas no corpo (e mente, já que uma pessoa obesa fica com a autoestima lá embaixo).

PROPAGANDA

IMC: como calcular

O jeito mais rápido é utilizando uma calculadora de IMC. No caso, o aplicativo já vai fazer os cálculos por você e dar exatamente o valor do seu índice de massa corporal. Realmente é bem mais fácil calcular imc online assim.

Existe uma regra que todos nós podemos utilizar nessa hora, na verdade se trata de uma fórmula do IMC. Nesse caso, você só precisa dividir seu peso (kg) por sua altura (metros) ao quadrado.

Alguém que pese 80 kilos, tendo 1m70 e se pergunte “qual o melhor jeito de calcular meu imc?” deve, portanto, fazer da seguinte maneira:

80/1,7² → 80/2,89 → IMC = 27,6

Pronto, o índice da massa do corpo foi calculado com sucesso. Todavia, agora a pergunta é outra: o resultado é bom ou ruim? É aí que você deverá consultar uma tabela de imc, a qual vai te mostrar se você está magro(a), no peso recomendado ou acima dele, ou obeso(a).

Tabela do imc

imc tabela

A seguir, montei uma tabelinha com os valores estipulados pela OMS (organização mundial da saúde), onde você poderá descobrir se o indivíduo exemplificado acima está com magreza, saudável, com sobrepeso ou obesidade.

Bom, seja um homem ou mulher pesando oitenta quilos e tendo 1 metro e 70 de altura, ao calcular imc masculino, vemos que se trata de um caso de sobrepeso. Isso quer dizer que a pessoa não está “gorda”, mas também está fora da medida ideal e, por esse motivo, deve tomar cuidado para não continuar engordando.

Como calcular IMC feminino

Talvez você tenha dúvida sobre a diferença entre “tabela imc feminino” com a masculina, mas a verdade é que não muda nada em se tratando de indivíduos adultos, pois a regra do cálculo leva em consideração apenas a massa e a altura. Entretanto, já se referindo às meninas e meninos na infância e adolescência, aí sim existe mais um fator a ser levado em conta: a idade e sexo.

Como calcular IMC de crianças

Uma criança, normalmente, possui uma quantidade considerável de gordura, a qual vai sendo perdida à medida que o tempo passa. Além disso, o corpo feminino é diferente do masculino não apenas na aparência, mas também na composição e, dessa forma, existe uma tabela imc infantil.

Profissionais da nutrição recorrem, na verdade, a comparativos conforme a criança vai crescendo, considerando de modo geral o público infantil e não cada menino(a) individualmente. Tem-se então o IMC por idade, que utiliza não apenas esse dado etário, mas o peso e altura, depois faz-se uma comparação com o resultado de crianças diferentes que possuam a mesma faixa etária e sexo.

Se você deseja, por exemplo, calcular imc feminino infantil, você terá o que chamamos de “percentil”. O fato de uma garota com 14 anos possuir 70 de IMC percentil significa que 70% das garotas com idade igual possuem índice de massa corporal menor do que o dela.

Após, calcular o IMC infantil, tem-se os valores padrões abaixo:

Menos que 5 de percentil → magreza

Menos que 85 até 5 de percentil peso ideal

Mais que 85 de percentil → sobrepeso

Peso ideal IMC

Para finalizar o artigo, vou deixar uma tabela padrão com a idade, altura e IMC já calculados, porque assim você já terá uma noção se está ou não pesando o recomendado.

20 a 30 anos – entre 1m60 e 1m70 → imc peso ideal deve ser de 22, ou seja, seu peso deve estar entre 60 e 70 quilos.

acima de 30 anos – entre 1m75 e 1m85 → imc de 20 com peso ideal na faixa dos 72 a 76 kilogramas.

Médico Explica Como Calcular o Índice de Massa Corporal.

Leia Também:

Calcular o imc não é tão difícil quanto você pensava, viu só? Agora você já pode saber seu peso ideal e tomar as providências necessárias caso esteja com magreza, sobrepeso ou obesidade. Boa sorte e até o próximo post!!

PROPAGANDA