Hortelã | Para Que Serve e Benefícios

Hortelã é uma das ervas essenciais para quem gosta de cozinha, mais do que aromatizante e refrescante é ingrediente para muitos produtos comestíveis e de beleza também. A erva tem várias propriedades medicinais que além de perfumar nosso ambiente, ajuda a combater os males de saúde. É uma erva rica em ferro, cálcio e vitaminas A e C, possui também efeitos antioxidantes para manter a saúde da pele e do cabelo.

Quais as Propriedades da Hortelã?

Tem um composto chamado mentol, usado no combate às bactérias e como calmante natural e anestésico para dores musculares também, o mentol é muito usado em géis e pomadas em casos de contusões e até mesmo queimaduras. O suco de hortelã não pode ser aplicado na pele em casos de queimaduras e para melhorar a aparência com fins estéticos.Muito utilizada na aromaterapia para o relaxamento físico e mental. É possível sentir alívio somente com a ingestão do chá além da maceração das folhas na água do banho para aliviar o estresse do cotidiano.

Quais os Benefícios da Hortelã Para a Saúde?

Melhora da DigestãoComo Fazer Chá de Hortelã

Acha que exagerou na refeição? Uma xícara de chá de hortelã pode aliviar a sensação de mal-estar, como desconfortos estomacais, flatulências e refluxos ácidos. Esse efeito é por causa dos antioxidantes presentes nas folhas.

O sabor da erva pode agir com eficácia nas glândulas salivar
es e facilita o relaxamento dos músculos do estômago, facilitando todo o processo digestivo.

A hortelã também é eficiente para quem sofre de náuseas, para esse mal pastilhas e/ou balas ajudam bastante no alívio. Se o problema estiver associado com dores de cabeça, esfregar uma folhinha na região da testa reduz a enxaqueca devido a seu efeito calmante.

PROPAGANDA

Ajuda nas Doenças Respiratórias

Se você sofre de congestionamento nasal e inflamações constantes na garganta, a hortelã pode ajudar, é responsável também por aliviar problemas de pulmão e dos brônquios.  O suco ou chá de hortelã é muito usado para curar gripes e resfriados. É bastante útil para os asmáticos.

Para quem sofre de rinite a hortelã funciona agindo sob as histaminas, reduzindo as irritações e alguns sintomas que incomodam bastante. Ao inalar a planta ela age como expectorante, muito eficiente sobre as vias respiratórias, reduzindo as dores e agindo na cabeça e no corpo.

A Hortelã Ajuda a Controlar a Fadiga

Praticantes de atividades físicas acaba gerando fadiga por causa da sobrecarga na rotina. Além da fadiga, oscilações de humor e depressão também fazer parte do dia-a-dia. O próprio cheiro da erva desperta o funcionamento do cérebro, a ingestão do chá ajuda na renovação de energia, reduzindo o cansaço, ansiedade e desânimo. Há quem coloque folhas de hortelã sob o travesseiro, mas há disponível no mercado óleo aromático de mentol e hortelã, que pode ser aplicado no travesseiro/ corpo e deixando agir dura
nte o momento de descanso.

Ajuda na Perda de Peso

E para quem quer se livrar dos quilinhos a mais a hortelã é importante para estimular as enzimas digestivas para melhorar a absorção de vitaminas e minerais. Um corpo bem nutrido e com uma boa digestão ajuda a eliminar substâncias indesejáveis do nosso organismo, induzindo o metabolismo a funcionar de forma mais eficaz e reduzindo medidas.

Fortalece o Sistema Imunológico

É rica em vitaminas (complexo B, C, D e E) e minerais (fósforo e cálcio) que promovem uma nutrição completa e ajudam na proteção contra possíveis inflamações e infecções.

Veja Também
   • Chá Seca Barriga: Emagrecer Rápido e Saudável
   • Chá de Hibisco Emagrece? Efeitos Colaterais e Contra indicações?
   • Dieta do Chá Verde Como Fazer? Quais os Benefícios?
   • Chá de Aroeira,Principais Efeitos, Benefícios e Dicas

Como Fazer Chá de Hortelã?

A melhor maneira de preparar o chá é através da infusão, uma receita que permite que ele retenha grande parte de suas propriedades terapêuticas.

Você vai precisar de:

  • Hortelã – 1 xícara (chá) de folhas frescas
  • Água – 500 ml

Coloque os 500 ml de água no fogo, assim que a água ferver coloque as folhas. Apague o fogo e tampe a panela, aguarde de 5 a 10 minutos. Depois coe e tome em seguida.

PROPAGANDA