Bem Estar Musculação/Academia Tamara Pinho - Jornalista

Benefícios e Para Que Serve a Hidroterapia.

A Hidroterapia é uma modalidade de tratamento fisioterapêutico que ajuda a melhorar a circulação sanguínea e a diminuir lesões nos músculos. É muito utilizada por atletas lesionados, gestantes, idosos e pessoas com problemas relacionados a dores na coluna, artrite, artrose e outras doenças. É muito eficaz, pois é considerado um exercícios de baixo impacto e por isso ajuda a ter resultados mais rápidos.

Continue lendo esse artigo que vamos explicar todos os benefícios da Hidroterapia e porque é uma boa opção investir nessa modalidade.

O que é?

A Hidroterapia, como o próprio nome já diz, é uma forma de exercício que acontece na água, mais especificamente em piscinas com temperatura média de 34 graus. Ela é geralmente aplicada por fisioterapeutas ou profissionais de educação física capacitados nessa modalidade.

hidroterapia para que serve

É importante que faça esse exercício com acompanhamento profissional para se ter os resultados esperados, uma vez que existem técnicas que precisam ser empregadas.

Porém, esse tipo de terapia não é nenhuma novidade, desde a civilização grega já se utilizada a água para tratamento de lesões e problemas respiratórios. Os romanos utilizam o banho não apenas para higiene, mas também para a recuperação muscular de atletas e depois como tratamento em hospitais.

Para que serve?

Praticar a hidroterapia é uma maneira de ajudar na recuperação de lesões, problemas ortopédicos, doenças reumáticas, neurológicas, entre muitas outras. Ela serve para qualquer pessoa que queira um tratamento de baixo impacto, ou seja, com menos chances de lesões futuras, além de ser amplo para a realizar movimentos que não seriam possíveis no solo, uma vez que a flutuação facilita nesse processo.

Além disso, a água morna ajuda em diversos processos, como a diminuir inflamações, aliviar dores e também tem efeito relaxante. E praticar exercícios na água ainda tem a vantagem para pessoas que têm dificuldade motora, pois na água consegue se mover melhor.

Benefícios da Hidroterapia

A Hidroterapia é atualmente uma das modalidades de exercícios que possui muitas vantagens, pois pode ser feito por qualquer pessoa, uma vez que ele não tem alto impacto e não causa lesões.

Benefícios da Hidroterapia

Ela é utilizada por fisiotepeutas na recuperação de movimentos, para ajudar as pessoas a mexerem seus membros com mais facilidade e com o auxílio da água que os deixa mais leves. Dessa maneira é uma ótima opção para pessoas que sofreram acidentes e precisam voltar a ter seus movimentos.

Os idosos também se beneficiam dessa modalidade, pois é uma maneira de sair do sedentarismo, fazendo uma atividade que não exige muito esforço, e ainda ajuda no fortalecimento dos ossos, melhora da respiração e muitos outros benefícios.

Para a saúde de maneira geral pode-se destacar os seguintes benefícios da hidroterapia:

  • Melhora os movimentos do corpo
  • Ajuda na recuperação mais rápida de lesões
  • Melhora a respiração
  • Tratamento de hérnia de disco e outros problemas ortopédicos
  • Trata artrite, artrose, reumatismo
  • Diminui o inchaço nas pernas
  • Melhora a circulação do sangue

Hidroterapia para gestantes

As grávidas também se beneficiam da hidroterapia, pois é um exercício que ajuda a diminuir o inchaço nas pernas e nos pés, muito comum durante a gravidez, melhora a respiração e aumenta o fôlego.

Também ajuda a diminuir as dores nas costas, e aliviar o peso do corpo sobre as articulações e membros. Sem contar que a água quente é ótima para ajudar no relaxamento muscular e diminuir possíveis dores.

Porém, essa atividade deve ser recomendada por um médico, uma vez que nem todas as grávidas podem fazer exercícios durante a gestação. Além de que ele irá avaliar quais os melhores exercícios para que você faça, o tempo, e outros critérios que variam a cada caso.

Exercícios da Hidroterapia

hidroterapia exercicios

Existem alguns tipos de hidroterapia, uma vez que qualquer tratamento na água tem esse nome. Alguns podem ser individuais, como o Turbilhão, onde o paciente fica em um tanque de água com uma aparelho de fisioterapia que traz efeitos analgésicos e relaxantes musculares.

Mas uma das práticas mais comuns da hidroterapia são os exercícios na piscina, que são seguros e ainda ajudam na resistência dos ossos.

Entre os principais exercícios da hidroterapia temos:

  • Exercícios estáticos:

Que são para iniciantes, para que eles se acostumem até partir para outros tipos de exercícios. Alguns exemplos de exercícios estáticos é o paciente apoiado na borda da piscina e flexionando o joelho a 90 graus. Ou o paciente flutuando com a ajuda do profissional para mexer seus membros.

  • Exercícios dinâmicos

Nessa prática muitos dos exercícios que já realizamos fora da água, podem ser aplicados dentro da piscina. Com a vantagem da água auxiliar para facilitar alguns movimentos.

Exercícios aeróbicos, aulas de dança, bicicleta e Step são alguns dos exemplos de exercícios dinâmicos na hidroterapia.

Essa prática é uma boa opção para quem deseja ter mais resistência muscular, ou até mesmo para ajudar no equilíbrio.

Onde fazer hidroterapia

A Hidroterapia pode ser realizada em consultórios de fisioterapeutas ou academias de ginástica. Mas é sempre preciso ter o auxílio de um profissional qualificado para realizar essa atividade, pois apenas assim é possível fazer os exercícios corretos e necessários para cada caso.

| Website

Jornalista, mineira e sempre em busca de aprender mais. Trabalha como Redatora segmento de saúde há 4 anos. Sempre em busca de aprender novas técnicas para realizar um bom conteúdo. Nas horas vagas é escritora e colunista escrevendo crônicas sobre o cotidiano, relacionamentos e vida.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.