Guaco – Propriedades,Benefícios e Indicações

Também conhecida como cipó-catinga, coração de Jesus, guacoliso ou erva de cobra, o guaco é uma planta bastante famosa por suas propriedades medicinais. Também consegue oferecer diversos benefícios ajudando na prevenção de doenças e melhorando a saúde de quem consome. Por ser cultivada nas regiões Sudeste e Sul do país, elas são mais fáceis de serem encontradas nessas áreas.

Quais as indicações para o uso da planta?

O guaco costuma ser indicado para tratar diversas doenças como asma, febre, como broncodilatador, possui ação cicatrizante sendo também indicado para feridas. O chá de guaco serve tanto como para o tratamento como para a prevenção desses males. Apesar de ser cultivado com maior intensidade nas regiões mais ao sul do país, a planta pode ser encontrada em praticamente qualquer parte do território brasileiro.

guaco planta medicinal

Quais as principais propriedades do guaco?

1. Tem ação anti-inflamatória

Por causa dessa propriedade, o guaco ajuda a combater diversas doenças. O consumo do chá evita que os sinais do processo inflamatório – dor, calor, rubor e formação de edema – se desenvolvam e assim, causem problemas maiores.

2. Ação broncodilatadora

Quem possui bronquite encontra no chá de guaco uma poderosa defesa e tratamento para essa doença. A patologia é caracterizada pela formação de um processo inflamatório nos brônquios, formando uma espécie de muco que bloqueia as passagens de ar através dos canais. Além da dificuldade respiratória, a doença também causa febre, fadiga constante que pode chegar ao ponto da pessoa se cansar até para falar.

Além do guaco possuir ação anti-inflamatória, o fato de ser um bom broncodilatador, ou seja, aumenta o tamanho da passagem de ar deixando os brônquios mais “abertos”. Dessa forma, o portador da bronquite consegue sentir maior alívio dos sintomas.

3. Reduz a celulite

Por possuir ação anti-inflamatória, outro benefício que o chá de guaco consegue oferecer é a redução da celulite. A celulite nada mais é que células do tecido epitelial, ou seja, da pele, inflamadas. Essa inflamação promove a formação de edema que, por sua vez, é o responsável pelo aspecto de casca de laranja que não gostamos nem um pouco.

4. Ação detox

Quem toma o chá de guaco transpira um pouco mais que o normal. Esse aumento da produção de suar pelas glândulas deve-se ao chá e isso ajuda a eliminar uma série de toxinas que estão no nosso organismo. Também ajuda a “desinchar” o corpo, principalmente na região abdominal já que boa parte do edema está nessa área devido à inflamação tecidual causada pelas células de gordura.

Chá de guaco é bom para tosse?

O chá da planta é um excelente xarope natural e ajuda no tratamento de diversas doenças respiratórias e consegue reduzir a tosse. Isso é devido a sua ação broncodilatadora provocada por uma substância chamada cumarina.

A tosse nada mais é do que uma forma de defesa do nosso corpo. Quando um excesso de muco se forma nos nossos pulmões é por meio da tosse que o organismo tenta remover essa substância. Com o uso do chá, os caminhos para a passagem do muco se abrem, favorecendo a sua remoção através da tosse. Depois que tudo for expelido, a tosse acaba parando.

Ele pode ser dado para bebês?

Os chás costumam ser um grande aliado para os pais no momento em que o bebê está doente. O chá de guaco pode ser utilizado como um tipo de xarope e pode ser dado com mel nos casos de gripe entre outras doenças típicas do aparelho respiratório. Mas é necessário tomar cuidado com alguns detalhes, como por exemplo, o fato de não ser recomendado dar mel para crianças com menos de 1 ano.

De qualquer forma, o chá não substitui os medicamentos prescritos pelo médico. Ele age como um coadjuvante e antes de oferecer qualquer coisa para o seu filho, fale com o pediatra.

Guaco Contra Indicações:

Há algumas contraindicações e para grupos específicos. Portadores de doenças hepáticas (no fígado) ou que fazem uso de medicamentos anticoagulantes não devem consumir o chá. Gestantes também não devem fazer uso já que o uso prolongado da planta aumenta as náuseas provocando vômitos e diarreia.

Leia Também:
Chá de Anis Estrelado Emagrece? Alivia a Cólica de Bebê?

Chá de Hortelã, Benefícios,Como Fazer e Para Que Serve?

Chá de Folha de Goiaba: Conheça Todos os Seus Benefícios

Viu como o chá de guaco pode fazer muito bem para a sua saúde e da sua família? Descubra também como o chá de camomila ajuda a combater a gripe e o resfriado!