Bem Estar Chás Plantas Medicinais

Gripe: Causas, Remédios Caseiros e Prevenção.

Gripe: Causas, Remédios Caseiros e Prevenção.
Gostou! Classifique

A gripe, também conhecida como influenza, é uma das doenças mais comuns e de difícil controle. A principal causa é o vírus da gripe que está em constante mutação e, por isso, não é possível criar uma vacina para resolver o problema. Também não há um remédio específico que mate o vírus, mas sim, aqueles que consegue controlar os sintomas e fortalecer o sistema imune.

Principais sinais e sintomas

causas da gripe

Causas da gripe

A gripe comum apresenta sinais e sintomas bastante característicos sendo a febre o mais importante deles que pode durar cerca de 2 a 3 dias e se mantém acima de 38º C. Também há os sintomas respiratórios como nariz entupido → (Nariz Entupido: Dicas de Tratamentos Naturais.) tosse  (pode ser seca ou secretiva) e dores pelo corpo. Inflamação e dor na garganta também são sintomas corriqueiros. 

Causas da gripe

Mas, o que causa a gripe? Por que ficamos gripados? Como já foi dito no início desse post, o causador da doença é o vírus, mas há alguns fatores que contribuem para a invasão desse micro-organismo no nosso corpo.

Um deles é quando estamos com o sistema imune baixo. Isso ocorre se não nos alimentarmos bem, não praticarmos exercícios, vivermos situações de estresse cotidianamente, insônia, entre outras coisas que deixam o nosso corpo cansado demais e com o sistema imune abalado.

Quando as defesas estão baixas, o vírus invade e o sistema imune não consegue impedir que isso ocorra.

Remédios caseiros

gripe remedio caseiro

Gripe remédio caseiro

Há diversas formas de combater a gripe sem precisar ir até a farmácia ou ao médico. É claro que, tudo depende de quão grave está o seu quadro. Se mesmo tomando todos os cuidados a febre não baixa ou se ela começar a subir, você deve ir para o hospital imediatamente.

1. Limão com mel

Esse já é bem conhecido da maioria das pessoas. O limão, por ser rico em vitamina C, consegue fortalecer as defesas do organismo e assim, criar um ambiente propício para que o vírus seja combatido.

Já o mel, por possuir uma quantidade considerável de glicose, consegue fornecer energia para o corpo. Como o organismo encontra-se debilitado, precisamos de uma dose extra de energia nesse momento, para que o corpo comece a se recuperar. Ele também apresenta propriedades antimicrobianas, ajudando com infecções na garganta.

2. Gengibre

O gengibre é uma raiz que possui elevado poder anti-inflamatório, ajudando a combater, a inflamação da garganta causada pela doença. Além disso, esse alimento apresenta propriedades antioxidantes, retardando o envelhecimento celular e deixando o organismo mais jovem e forte.

Como o gengibre tem um sabor muito forte, você pode tomar o chá. Descasque o gengibre, corte em pedaços pequenos e adicione-os à água recém-fervida. Deixe de 5 a 10 minutos na infusão, basta coar e tomar.

3. Chá de alho

Nós consumimos o alho, normalmente, na nossa alimentação diária e muitas vezes não nos damos conta dos incríveis benefícios que ele oferece.

Assim como o gengibre, o alho possui propriedades anti-inflamatórias e ajuda a combater os sintomas da gripe. Você pode consumi-lo em alimentos ou fazer um chá de alho (a mesma forma de fazer o de gengibre). É possível adicionar limão à receita para disfarçar o sabor forte desse tempero.

Como prevenir a gripe comum

Melhor do que tratar o problema é evitá-lo e existem diversas formas de evitar o vírus da gripe. A primeira delas é fortalecendo o seu sistema imune, consumindo alimentos ricos em vitamina C, tendo uma alimentação saudável e praticando exercícios.

Durante o inverno, uma prática comum é fechar todas as portas e janelas da casa. Essa é a forma mais fácil de contrair o vírus já que ele não tem para onde sair. O ideal é se manter agasalhado e deixar o vento circular pela casa livremente.

Qual Diferença Entre Gripe e Resfriado.

Médico Drauzio Varella Responde!

Gripe: Remédio Caseiro com, Mel,Limão e Gengibre.

Veja Também:

Agora que você já sabe como prevenir e tratar a gripe, conheça também algumas receitas de chás que podem ajudar no combate aos sintomas!

Comentários no Facebook

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.