Grão-de-Bico: Ajuda na Perda de Peso,Faz Bem ao Coração,Reduz os Níveis de Glicose.

Já tem algum tempo que o grão-de-bico tornou-se um alimento bastante popular. Hoje é possível encontrá-lo em lojas de alimentos naturais, em supermercados (desde os menores até as grandes redes) e em diversos outros locais.

Tudo isso por conta de seu alto valor nutricional. Vejamos agora todos os nutrientes encontrados em apenas 100 gramas desse alimento:

  • gorduras totais: 6 gramas;
  • carboidratos: 61 gramas (17 gramas é de fibra alimentar);
  • sódio: 24 mg;
  • colesterol: 0 mg;
  • proteínas: 19 gramas;
  • cálcio: 105 mg;
  • ferro: 6,2 mg;
  • magnésio: 115 mg;
  • vitamina C: 4 mg;
  • vitamina B6: 0,5 mg.

Assim, o grão-de-bico é um alimento quase completo e faz muito bem para os praticantes de musculação por conta da sua alta taxa de proteínas. Também pode entrar facilmente na dieta de quem deseja perder peso e ter uma vida mais saudável já que é rico em fibras e não tem colesterol.

Os benefícios do grão-de-bico

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1. Ajuda na perda de peso

E falando em emagrecer, o grão-de-bico é um alimento que ajuda no emagrecimento. O fato dele ter uma baixa quantidade de calorias é um dos motivos. Outro bom motivo é a presença de fibras, fazendo dele uma substância de baixo índice glicêmico e assim, evita o acúmulo de gordura no tecido adiposo.

O fato dele ser rico em proteínas também ajuda já que o nosso corpo precisa usar uma quantidade maior de energia para quebrar as cadeias desse nutriente.

2. Controla o nível de açúcar no sangue

Os diabéticos e aqueles que possuem predisposição para desenvolver a doença, podem comer o grão-de-bico sem medo. Afinal de contas, por ser um alimento de baixo índice glicêmico, o nível de açúcar na corrente sanguínea não aumenta, e a glicose pode ser facilmente absorvida.

Uma pesquisa conseguiu comprovar que o consumo de 1 xícara desse grão, por dia, consegue reduzir os níveis de glicose.

3. O grão-de-bico Faz bem ao coração

As fibras solúveis, presentes no grão-de-bico ajudam a reduzir as taxas do LDL, mais conhecido como colesterol ruim. Consumindo cerca de ¾ de xícara dessa leguminosa, por dia, em um mês você já terá reduzido o nível de LDL e também de triglicérides.

Outro fator que faz com que esse alimento seja interessante para os portadores de hipertensão arterial, é a presença do mineral potássio. Ele dilata, ou seja, aumenta o diâmetro dos vasos sanguíneos e assim, consegue reduzir a pressão arterial.

4. Faz bem para as mulheres

Se você está grávida, adicionar o grão-de-bico à sua dieta é uma boa escolha. Ele possui uma substância essencial para a boa formação do bebê: o ácido fólico. As baixas taxas desse nutriente pode causar o que se chama de Espinha Bífida na criança e costuma haver danos cerebrais irreversíveis.

Além disso, ele também possui boas porções de ferro, ajudando na reposição desse mineral, especialmente durante o período menstrual. Outro ponto positivo é a presença das saponinas no grão-de-bico, que ajuda na prevenção do câncer de mama.

5. É bom para o sistema ósseo

O grão-de-bico possui 2 nutrientes essenciais para o bom crescimento ósseo e manutenção da densidade óssea: o cálcio e o potássio. Ele também possui a vitamina K, que, em níveis baixos no organismo, deixa o indivíduo propenso a fraturas.

Essa vitamina também aumenta a absorção de cálcio pelo corpo e reduz a sua perda pela urina.

Consumir esse grão oferece diversas vantagens e o melhor de tudo é que ele tem um valor bastante acessível. Ele pode ser cozido e consumido como um substituto do feijão, por exemplo, ou pode acompanhar as saladas.

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