Granola: o que é, para que serve e benefícios.

A granola tem sido bastante usada pelos brasileiros. Ela pode servir de acompanhamento para muitas refeições e lanches, especialmente o açaí. Pode ser comprada pronta ou ser feita em casa (versão mais saudável).

Ela é rica em gorduras poli-insaturadas, fibras, potássio, proteínas e diversas vitaminas como a A, a vitamina C, a vitamina D e a vitamina B12.

Para que serve a granola?

A maior parte da granola é composta por carboidratos, portanto, é preciso ter um certo cuidado com o seu consumo para não exagerar na dose: 3 colheres de sopa é o equivalente a 150 calorias. Uma grande funcionalidade da granola no nosso dia a dia é fornecer energia, sendo assim, ótima para praticantes de atividades físicas.

Para que serve a granola

De que é composta?

Como já foi dito, a granola pode ser comprada pronta ou feita em casa, então a sua composição dependerá da forma de preparo. Porém, na maioria dos casos, você encontrará nela os seguintes ingredientes: aveia, sementes como linhaça, gergelim e chia, flocos de milho, oleaginosas como as castanhas, nozes e também frutas secas como ameixas, damasco, uva-passa e outras.

PROPAGANDA

Outro ingrediente presente na granola e que costuma causar muita polêmica é o açúcar. Por conta dele, muitas pessoas dizem que granola engorda, mas isso não é uma verdade absoluta. Tudo depende da quantidade ingerida e dos seus hábitos de vida. Se você tem um estilo de vida sedentário e consome mais de 20 gramas desse alimento por dia – cerca de 1 colher de sopa e meia – tem sim muitas chances de aumentar os números da balança.

Além disso, ao fazer em casa, você pode adoçar com outras substâncias como adoçantes ou também o açúcar de coco que tem um preço mais elevado, mas em compensação, é mais saudável.

Quais os principais benefícios da granola?

Com uma composição tão rica em bons alimentos, dá para imaginar como a granola deve oferecer diversos benefícios para a saúde. Veja abaixo quais são os principais:

1. É uma excelente fonte de energia

A granola é um ótimo alimento para consumir antes dos treinos por ser rica em carboidratos complexos como a aveia e os flocos de milho. A quantidade de fibras presente nesses alimentos evita que os picos de insulina se formem na corrente sanguínea e assim, o açúcar pode ser consumido de maneira mais gradativa.

Isso permite um melhor desempenho durante as atividades físicas já que você terá energia por mais tempo que o normal.

2. É amiga do sistema intestinal

Para aqueles que sofrem com a constipação intestinal – mais conhecida como prisão de ventre – a ingestão da granola é um excelente hábito.

Ela é aliada do nosso intestino porque, a grande quantidade de fibras presentes, ajuda na passagem do bolo fecal da forma mais natural possível e sem complicações. Mas fique atento e beba muita água, pois, muita fibra sem estar acompanhada por esse líquido acaba fazendo o efeito inverso.

Além disso, as fibras também ajudam na manutenção das bactérias benéficas presentes no nosso intestino que ajudam na digestão do alimento.

3. A granola auxilia no emagrecimento

Esse talvez seja um dos benefícios mais debatidos da granola. Por conter açúcar e uma quantidade considerável de carboidratos, ainda que complexos, esse alimento pode aumentar o seu peso se mal utilizado. Mas, se for consumido de acordo com as recomendações, não haverá problemas.

Novamente a presença de fibras é a grande responsável por esse benefício. Quanto mais fibras você ingere na sua alimentação, maior saciedade sentirá. Consequentemente, comerá menos, especialmente os alimentos com calorias vazias, e assim poderá perder uns quilos a mais sem fazer muitos sacrifícios.

A quantidade ideal de granola a ser consumida por dia é de 20 gramas. Mais do que isso pode fazer com que você ganhe peso.

Leia Também:

Farinha Láctea Engorda? Quais os Benefícios?

Benefícios da Aveia Para Emagrecer e Manter Saudável

Linhaça Dourada Ajuda no Controle de Peso,Proteção Contra o Câncer de Mama, Regula a Pressão Arterial.

Quer saber mais sobre os benefícios dos alimentos que consome? Então curta a nossa página do Facebook e fique por dentro das novidades!

PROPAGANDA