Dominio: dietaeboasaude.com.br
Chave: ab8b1f68be3ecb0416f17e34674787df2398239f
Hora do cache: 1487771296
Vida do cache: 1489067296
Status: 1
Mensagem: Licença válida
Chave do Pedido: a32908f9025b7eac536fee146652bdce4086e4b5
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Alimentação Bem Estar

Gordura Trans Faz Mal? O Que é, e Para Que Serve?

Gordura Trans Faz Mal? O Que é, e Para Que Serve?
5 (100%) 3 votes

Nesse artigo vamos falar sobre algo que a maioria das pessoas consome diariamente, pois está presente em diversos alimentos: a gordura trans. Você vai saber o que é, para que serve, quais malefícios e benefícios ela traz para a sua saúde e ainda em alimentos ela é encontrada.

Saber exatamente as propriedades dos alimentos que ingerimos é fundamental para garantir uma boa alimentação e manter nosso organismo saudável. Infelizmente, nem sempre nos atentamos ao que estamos consumindo e nos tornamos mais suscetíveis a problemas de saúde sem saber ao certo o porquê.

O que é gordura trans

gordura trans alimentos

Gordura trans alimentos

A gordura trans é um tipo de gordura que se obtém a partir de um processo químico, ou seja, não é possível encontrar na natureza. O processo consiste em pegar a gordura presente em óleos vegetais, que é uma gordura líquida, e hidrogenaradicionar hidrogênio – essa gordura para que ela passe para o estado sólido.

Justamente por causa desse processo de hidrogenação, a gordura trans é também conhecida como gordura vegetal hidrogenada.

Para que serve a gordura trans

O processo de produção tem um objetivo exclusivamente industrial e comercial: ela garante uma melhor consistência nos alimentos, melhora a textura e o sabor. Além disso, é usada para aumentar a vida útil dos alimentos e garantir que eles possam durar mais tempo nas prateleiras dos mercados.

Gorduras trans: benefícios e malefícios

O consumo de gordura trans não traz nenhum benefício à saúde. Estudos já comprovaram que consumir apenas 5g dessa gordura por dia aumenta em 25% o risco de desenvolver alguma doença cardíaca.

É válido ressaltar que todos os alimentos oferecem algum tipo de benefício ao organismo, por isso a importância de ter uma alimentação equilibrada. O que torna essa gordura uma grande vilã é o fato de que ela deixou de ser um alimento natural a partir do momento que foi modificada industrialmente. Nosso organismo se torna incapaz de absorvê-la e extrair dela qualquer nutriente.

Dentre os malefícios causados pelo consumo de gordura trans, podemos destacar:

  • Eleva os níveis de colesterol ruim (LDL)
  • Reduz os níveis de colesterol bom (HDL)
  • Aumenta o risco de ocorrência de infarto e AVC – Acidente Vascular Cerebral
  • Eleva os níveis de triglicerídeos no sangue
  • Contribui para o sobrepeso e obesidade, sendo responsável pela formação da gordura localizada

Alimentos com gordura trans

As gorduras trans está presente em diversos alimentos – especialmente os mais saborosos. Mas o ideal é que você consiga evitar o seu consumo, eliminando ou reduzindo ao máximo a ingestão desses alimentos.

Em alguns países as gorduras trans já foi proibida. No Brasil, a lei determina que os alimentos venham informando em seu rótulo se há a presença de gordura trans. Para te ajudar ainda mais, separamos uma lista dos alimentos mais consumidos que possuem gordura trans:

  • Sorvete
  • Margarina
  • Salgadinhos de batata (chips)
  • Cookies e biscoitos recheados
  • Bata frita congelada
  • Massas prontas para fazer bolos e doces
  • Pizzas congeladas
  • Pipoca de microondas

Você Pode Gostar Também ↓↓

Gordura Insaturada Para que Serve?Faz Mal ou Bem a Saúde?

Gordura Saturada Faz Bem ou Mal?Engorda?Aprenda Agora

Uma ótima maneira de eliminar a gordura trans da sua dieta é preferindo as versões caseiras dos alimentos ao invés das industrializadas. Bolos, batata frita, pipoca e até mesmo pizza e sorvete: sempre é possível encontrar excelentes receitas para fazer em casa.

Você se livra da gordura trans e sua saúde agradece!

Gostou Comente no Facebook