Dominio: dietaeboasaude.com.br
Chave: ab8b1f68be3ecb0416f17e34674787df2398239f
Hora do cache: 1511271490
Vida do cache: 1511314690
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: a32908f9025b7eac536fee146652bdce4086e4b5
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Alimentação Bem Estar

Gordura Saturada Faz Bem ou Mal?Engorda?Aprenda Agora

Conheça quais são os riscos do consumo excessivo de gordura saturada. Será que engorda? Faz mal ou bem para a saúde?

Gordura Saturada Faz Bem ou Mal?Engorda?Aprenda Agora
5 (100%) 1 vote

Ao contrário do que muito se diz, a ingestão de gordura é importante para a nossa saúde. Todo alimento é fonte de nutrientes e oferece benefícios ao organismo, no caso da gordura não é diferente. Existem três diferentes tipos de gordura: A gordura saturada, a insaturada e a gordura trans (ou hidrogenada).

Saber um pouco mais sobre cada tipo de gordura e quais são os seus efeitos no corpo é o que vai te permitir fazer um consumo inteligente, mantendo uma alimentação saudável. Nesse artigo vamos falar um pouco sobre a gordura saturada: o que é, quais os riscos se consumida em excesso, se engorda e muito mais. Confira!

O que é gordura saturada

A gordura saturada se caracteriza por ser uma gordura de origem animal, estando presente especialmente nas carnes vermelhas e brancas. Outra característica sua é a de se apresentar em estado sólido quando está em temperatura ambiente.

alimentos ricos em gordura saturada

alimentos ricos em gordura saturada

Quais são os riscos do consumo excessivo de gordura saturada?

A realidade é que todo e qualquer alimento, se consumido em excesso, pode trazer danos ao organismo. Existe uma cultura enraizada na sociedade de que o consumo de gordura saturada contribui fortemente para a ocorrência de doenças cardíacas e para o sobrepeso.

 O que tem sido observado recentemente é que essa ideia foi concebida sem muito embasamento e acabou sendo aceita pela sociedade sem questionar muito. Mas estudos recentes mostram que excluir a gordura saturada da alimentação – como é recomendado na maioria das dietas atuais – pode trazer grandes males a saúde.

As gorduras saturadas fornecem energia ao organismo, contribuem para uma melhor absorção de ômega 3, ajudam a garantir a integridade das células, entre outros benefícios. É válido lembrar que, historicamente, a alimentação dos nossos antepassados era basicamente composta por alimentos ricos em gorduras saturadas – e o índice de obesidade e doenças cardíacas era muito menor.

Em resumo, apenas o consumo em excesso de gordura saturada, associado a uma alimentação pobre e ao sedentarismo é que pode contribuir para o surgimento de doenças.

Gordura saturada engorda?

É preciso “pensar fora da caixa” quando o assunto é alimentos que engordam e alimentos que não engordam. Existem alimentos que não oferecem benefício nenhum à saúde, mas nós os consumimos por serem saborosos.

Esses alimentos, por não serem aproveitados em nada no nosso organismo, acabam se transformando em excesso de peso. No caso das gorduras saturadas, quando ingeridas de forma inteligente dentro de uma alimentação balanceada, serão convertidas em nutrientes dentro do corpo e se transformarão em fonte de energia.

A palavra-chave aqui é equilíbrio. Inserir a ingestão das gorduras saturadas dentro de uma dieta rica em nutrientes, associada a uma alimentação variada e a uma rotina de exercícios certamente não vai fazer você engordar.

Onde encontra a gordura saturada?

Por ser uma gordura de origem animal, ela é encontrada especialmente nas carnes brancas e vermelhas (na pele das aves e naquela gordurinha das carnes). Também são alimentos ricos em gordura saturada: leite, ovos, manteiga, creme de leite e azeite de dendê.

Qual a diferença da gordura saturada para a insaturada?

A diferença está na origem: saturada tem origem animal, gordura insaturada tem origem vegetal. Também, diferentemente da gordura saturada, a gordura insaturada se apresenta na forma líquida quando está em temperatura ambiente e sua principal fonte são o azeite de oliva e os óleos vegetais como soja, milho e girassol.

Gostou Comente no Facebook