Dominio: dietaeboasaude.com.br
Chave: ab8b1f68be3ecb0416f17e34674787df2398239f
Hora do cache: 1506343489
Vida do cache: 1506386689
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: a32908f9025b7eac536fee146652bdce4086e4b5
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Alimentação Bem Estar

Gordura Insaturada Para que Serve?Faz Mal ou Bem a Saúde?

Gordura Insaturada Para que Serve?Faz Mal ou Bem a Saúde?
5 (100%) 1 vote

Você deve estar cansado de ouvir que a gordura é a grande inimiga da sua saúde. Os motivos são muitos: aumenta o colesterol, causa infarto, entope as veias, engorda e muitos outros. Você também já deve ter ouvido falar a respeito de gordura saturada, gordura insaturada, gordura hidrogenada, gordura trans

São tantos tipos de gorduras que é comum as pessoas ficarem confusas sem saber realmente o que faz bem e o que faz mal a saúde. Queremos te ajudar a entender melhor isso e a partir daí escolher seus alimentos de forma consciente e saudável.

O que e gordura insaturada

gordura insaturada alimentos

Nesse artigo você vai descobrir o que é gordura insaturada, em quais alimentos ela está presente e quais os benefícios e malefícios que ela pode trazer a sua saúde.

O que é gordura insaturada?

Para te ajudar a compreender os diferentes tipos de gordura, uma breve “aula” de química talvez possa ajudar. A gordura é uma estrutura formada por uma molécula de glicerol e uma sequência de ácidos graxos.

Ácidos graxos são formados por cadeias de carbono ligadas a átomos de hidrogênio. A diferença entre os tipos de gordura está justamente na ligação entre os átomos de carbono: quando os carbonos são ligados um ao outro apenas por ligações simples, temos ácidos graxos saturados, que formam a gordura saturada.

Quando há pelo menos uma ligação dupla unindo os átomos de carbono, temos ácidos graxos insaturados, que formam a gordura insaturada. Ela tem origem vegetal e se apresenta no estado líquido quando está em temperatura ambiente. Essa gordura pode ainda se dividir em duas categorias:

  • Gordura monoinsaturada: quando há apenas uma ligação dupla entre átomos de carbono. Esse tipo de gordura está presente principalmente no azeite de oliva, na azeitona, no abacate e em oleaginosas como amendoim, castanhas, nozes e amêndoas.
gorduras insaturadas exemplos alimentos

gorduras insaturadas exemplos alimentos

  • Gordura poli-insaturada: quando há mais de uma ligação dupla entre os átomos de carbono. É encontrada em algas e peixes como a sardinha, o salmão e o arenque. Também está presente nas sementes de linhaça e chia, óleos de soja, milho e girassol.
gordura poli insaturada faz mal

Gordura poli-insaturada

Gordura insaturada: benefícios

A gordura insaturada é conhecida por ser uma gordura boa para o organismo e o seu consumo é indicado por nutricionistas. Dentre os benefícios atribuídos a ela, estão:

  • Eleva os níveis de colesterol bom (HDL)
  • Reduz a pressão arterial
  • Diminui os triglicerídeos
  • Reduz o risco de ocorrência de doenças cardiovasculares
  • Contribui para a saúde do coração
  • Ajuda a prevenir doenças inflamatórias e câncer
  • Facilitam a absorção das vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) pelo organismo
  • Ajuda a fortalecer as paredes celulares

É válido ressaltar que qualquer alimento consumido em excesso pode trazer danos ao organismo. A quantidade diária recomendada para o consumo de gordura insaturada é de 25 a 35% do total de calorias ingeridas.

Gordura insaturada faz mal ou bem a saúde?

Como visto anteriormente, a gordura insaturada se divide em monoinsaturada e poli-insaturada. Dentre os alimentos ricos em gordura poli-insaturada temos os óleos vegetais: óleo de soja, milho, girassol.

Esses tem sido considerados altamente prejudiciais à saúde. Os óleos vegetais possuem ômega 6 que, se ingerido em alta quantidade, inibe a absorção de ômega 3 pelo organismo. Por isso a recomendação é substituir o uso desses óleos por óleo de coco no preparo de alimentos.

Gostou Comente no Facebook