Goji-Berry: a frutinha virou moda para quem quer emagrecer

Originaria da China, mais especificamente das montanhas do Tibet, o Goji-Berry é um pequeno fruto vermelho que entrou na categoria dos “superalimentos”, por oferecer inúmeros nutrientes essenciais para uma boa saúde e, ainda por cima, ser um coadjuvante de sucesso nas dietas para emagrecer.

O Goji-Berry é rico em vitamina C (100 gramas da fruta tem cerca de 50 vezes mais vitamina C do que a laranja), por isso é considerado um grande aliado do sistema imunológico. Além disso, tem um alto poder antioxidante e anti-inflamatório, prevenindo diversos males como diabetes, doenças cardiovasculares e derrames.

Ainda por conta desta ação antioxidante e também pela presença do licopeno, comum aos frutos de cor vermelha, o Goji-Berry é um potente agente na prevenção contra o câncer, já que a doença se desenvolve em meio ácido.

Os nutrientes do Goji-Berry

Não é à toa que o Goji entrou para a lista dos “superalimentos”. A frutinha asiática contém vitaminas e nutrientes variados e em níveis superiores do que a maioria dos alimentos sozinhos. Confira:

gojiberry

  • Rico em vitamina C: 100 gramas de Goji-Berry contém 50 vezes mais vitamina C do que uma laranja. Apenas 45 gramas da fruta fornecem 90 gramas de vitamina C;
  • Fonte de 19 aminoácidos essenciais para a formação de células e proteínas importantes para a saúde;
  • Rica em arginina e glutamina, que atuam na liberação do hormônio do crescimento e aumento da massa magra;
  • Rica em vitaminas B1, B2 e B6, importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso, cardíaco e muscular. Potente estimulante: aumenta o nível de energia, na redução da fadiga e do estresse;
  • Fonte de 21 minerais: importantíssimos no equilíbrio hidroeletrolítico das células e no controle da pressão arterial;
  • Rico em germânio: mineral que atua na prevenção de atividade cancerígena nas células;
  • Contém beta-sisterol, que possui ação anti-inflamatória;
  • Fonte de carotenoides, substância importante para a saúde da visão e da pele;
  • Rico em cyperone, fisalina e betaína: fito-nutrientes que atuam na saúde cardiovascular e hepática;

 

Benefícios do Goji-Berry para a saúde

Com toda essa gama de nutrientes, vitaminas e minerais, não é difícil perceber que o Goji é um superalimento. Para exemplificar melhor os benefícios do seu consumo, confira alguns deles que foram comprovados em pesquisas:

goji berries

1.      Goji-Berry ajuda a emagrecer e reduz a celulite

Segundo o Journal of the American College of Nutrition, o Goji-Berry ajuda a diminuir a cintura se consumido diariamente, durante 2 semanas. A quantidade indicada é de apenas 1/2 copo de suco da fruta.

Uma colher de sopa do Goji contém cerca de 50 calorias, mas a quantidade de vitamina C existente na frutinha também é capaz de aumentar a oxidação de gordura durante a prática de exercícios, favorecendo a queima e reduzindo medidas.

Outra característica do Goji-Berry é que produz sensação de saciedade mais rapidamente, evitando que se consuma mais alimento do que o necessário durante as refeições.

Por conter beta-sisterol, uma substancia anti-inflamatória, o fruto também atua no combate a celulite, já que ela é uma inflamação.

2.      Melhora o sistema imunológico, a pele e a visão

A alta concentração de vitamina C presente no Goji-Berry aumenta a produção de glóbulos brancos, responsáveis pelo nosso sistema imunológico. Os anticorpos fortalecidos atuam no combate a micro-organismos, deixando o organismo mais protegido contra doenças.

Por ser a maior fonte conhecida de carotenoides, o consumo de Goji ajuda a manter a visão saudável, atuando inclusive como um fotoprotetor da retina, para quem tem mais sensibilidade quanto ao excesso de luz solar. Este mesmo principio ativo também age na pele, prevenindo o envelhecimento precoce.

3.      Ação anticancerígena

Por ser rico em fito-químicos como carotenoide, luteína, zeaxantina e antocianina, o Goji-Berry também exerce função anticancerígena. Os polissacarídeos presentes na fruta também inibem a proliferação das células cancerígenas conhecidas como HeLa, comuns aos tipos de câncer de colon e colo de útero.

4.      Bem-estar e proteção do cérebro

O Goji-Berry contem ácidos graxos que atuam na síntese de hormônios e, por isso, regulam o funcionamento do cérebro. O complexo de vitaminas B, por sua vez, evitam o aparecimento de problemas neurológicos, protegendo os neurotransmissores, incluindo a serotonia, responsável pelo bem-estar.

Onde encontrar Goji-Berry

Por ser uma fruta asiática, dificilmente o Goji é encontrado in natura. As formas mais comuns de encontrá-la são: desidratada (em lojas de produtos naturais), em capsulas ou em pó (em farmácias de manipulação).

Como consumir Goji-Berry

O recomendado é consumir a fruta logo pela manha, em jejum ou acompanhando outras frutas, iogurtes e sucos. Também pode ser consumido juntamente com saladas de folhas verdes ou de legumes.

Na forma de suco, o ideal é que sejam consumidos apenas 120 ml da bebida por dia. A dose diária recomendada do fruto não deve ultrapassar os 45 gramas, já que o excesso pode inibir o efeito de certas medicações, principalmente para quem utiliza remédios para controlar a pressão arterial, taxa de glicemia ou anticoagulantes.

 

E você, já experimentou os benefícios do Goi-Berry? Compartilhe a sua experiência com a gente!