Goiaba branca: Veja o que essa fruta pode fazer pela sua saúde.

A goiaba vermelha é bastante popular aqui no Brasil, mas a goiaba branca também tem o seu espaço na mesa. Tanto uma quanto a outra consegue oferecer benefícios para a nossa saúde e há diversas diferentes entre elas que vão além da cor.

As duas versões da fruta são ricas em nutrientes importantes como a vitamina C, fósforo, vitamina A e potássio. Porém, há muito mais dessas substâncias na goiaba branca. Vejamos abaixo as inúmeras vantagens de consumir esse alimento!

Goiaba branca: benefícios

Goiaba branca: benefícios

1. Ajuda na prevenção do câncer

A goiaba branca é rica em substâncias antioxidantes e flavonoides. Essas substâncias conseguem proteger o nosso corpo do excesso de radicais livres – produtos dos restos metabólicos – que conseguem modificar a cadeia de DNA e deixar as células “defeituosas”.

2. Melhora o sistema imune

Graças à quantidade de vitamina C presente na goiaba branca, a fruta é capaz de melhorar o sistema imune, ou seja, o sistema que protege o nosso corpo de ataques de vírus, bactérias e outros agentes prejudiciais a nossa saúde. Essa vitamina ajuda o corpo a produzir uma maior quantidade de glóbulos brancos, células presentes no sistema imunológico. Ela também promove um aumento de anticorpos.

PROPAGANDA

3. Previne e ajuda no tratamento do escorbuto

O escorbuto é uma consequência da deficiência de vitamina C, também chamada de ácido ascórbico. Os principais sintomas do escorbuto são inflamação da gengiva e consequente sangramento, queda dos cabelos, dor articular e também pode haver o desenvolvimento de quadro anêmico.

É também conhecida como a Doença dos Marinheiros, pois, no século XVIII os marinheiros passavam meses no mar sem comer frutas frescas. Por isso, o escorbuto acabava se desenvolvendo.

4. Melhora o funcionamento do cérebro

A presença de cobre na goiaba branca ajuda no funcionamento da mente. Muitas enzimas, que só se manifestam na presença de cobre, participam do metabolismo do cérebro. Essas enzimas ajudam na produção de neurotransmissores, substâncias que auxiliam na comunicação com o sistema nervoso.

Outra enzima, a citocromo C oxidase, também dependente da presença de cobre é uma das responsáveis pela fabricação da mainha de mielina, substância que recobre os nervos e é fundamental para a transmissão dos impulsos nervosos.

5. Goiaba branca faz bem para os olhos

A vitamina A, também presente na goiaba branca, é essencial para a visão, especialmente, em locais de pouca luz. Essa vitamina é constituída por uma substância chamada retinol que, quando na retina, entram em contato com as opsoninas, proteínas que se ligam ao retinol e formam as rodopsinas (moléculas que respondem à luz).

É por isso que, uma deficiência de vitamina A pode causar a “cegueira noturna” que não chega a ser de fato uma cegueira, mas sim, uma dificuldade de enxergar em ambientes com pouca luz.

6. É rica em potássio

Em 120 gramas de goiaba branca (uma fruta grande) podemos encontrar 220 mg de fósforo, mais de 20 mg a mais que na goiaba vermelha.

O potássio age, principalmente, na regulação da pressão arterial. Quando há uma grande quantidade de sódio no sangue, ocorre retenção de líquidos e, consequentemente, um aumento da pressão. O potássio ajuda a reduzir essa retenção, fazendo com que mais líquidos vá para dentro da célula e assim, ocorra uma diminuição da pressão arterial.

Esse mecanismo não só previne e ajuda a controlar a hipertensão arterial, como também problemas mais graves como o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o infarto do miocárdio.

Como podemos ver, a goiaba branca também precisa fazer parte do nosso dia a dia já que ela consegue oferecer tantos benefícios. Motivos agora não faltam para colocá-la na sua dieta.

Leia Também:

Goiaba Benefícios e Malefícios

Chá de Folha de Goiaba: Conheça Todos os Seus Benefícios

Elixir de inhame como tomar, Benefícios e Efeitos Colaterais

Mostre a outras pessoas como a goiaba branca pode melhorar a saúde compartilhando esse post nas redes sociais!

PROPAGANDA