Glutamina Para Que Serve,Como Tomar o Suplemento

A glutamina é um aminoácido componente das proteínas, que está presente no tecido muscular e no plasma sanguíneo. Produzida pelas células do cérebro e pulmões, a glutamina é consumida pelo nosso sistema imunológico, pelos rins e intestinos. Saiba mais para que serve e como tomar.

O Que é e Para que Serve a Glutamina

É sintetizada do acido glutâmico, isoleucina e valina, do que se pode afirmar que as BCAA’s são fontes primarias para síntese deste poderoso aminoácido.

A função dela é equilibrar o metabolismo, melhorar o sistema imunológico e as funções de órgãos vitais como fígado, coração, rins, intestino e pulmões, além de servir como um potente combustível energético.

Quando passamos por situações de estresse, como doenças e exercícios físicos prolongados e intensos, nosso nível de glutamina no organismo diminui. Para repor este importante aminoácido, é possível encontra-la na forma de suplementos, em lojas especializadas.

Em resumo, dentre todos os benefícios da glutamina, podemos destacar:

  • Ação anti catabólica, ou seja, poupa a utilização da massa magra pelo organismo em situações de estresse (jejum, desnutrição ou pós-cirúrgico) e na pratica de atividades físicas (musculação, natação, corrida);
  • Fonte de energia para o organismo;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Melhora o rendimento físico;
  • Regula o habito intestinal e favorece a absorção de nutrientes pelas células do intestino;
  • Ganho de massa muscular. 

 Glutamina Para Atletas 

glutamina beneficios

glutamina beneficios

PROPAGANDA

Frequentar academia diariamente e ainda praticar outras atividades como corridas, artes marciais e natação requerem a suplementação de glutamina.

O uso em forma de suplementos é extremamente importante para quem pratica atividades físicas frequentes e de alta intensidade, principalmente musculação, que exige alto nível de esforço físico. Isto porque, nessas situações, o consumo deste aminoácido pelo organismo é muito maior do que o corpo consegue produzir normalmente.

O consumo em forma de suplemento traz benefícios importantes na recuperação pós-treino, evitando o overtraining e o catabolismo.

Ganho de Massa Muscular 

Além de atuar no bom funcionamento do organismo, a glutamina também provoca a síntese de tecido muscular novo, gerando mais força e resistência, alem de diminuir o estresse e o tempo de recuperação dos músculos após as atividades físicas.

Há relatos de pesquisas dando conta de que o consumo diário de apenas 2 gramas da suplementação de glutamina eleva os níveis de hormônio do crescimento.  

glutamina para que serve

glutamina para que serve

Como Tomar 

O consumo diário pode variar de acordo com o produto, o fabricante e a quantidade do aminoácido concentrado. Vale lembrar que o suplemento auxilia no aumento da massa muscular, mas não contém ingredientes que engordem.

Em geral, o consumo diário recomendado é de 5 a 20 gramas por dia, sendo uma parte deste consumo feito logo após os exercícios físicos, quando a quantidade de glutamina existente no organismo cai absurdamente.

Como o suplemento não é saboroso se misturado aos alimentos, o aconselhável é que a glutamina (quando em pó) seja diluída em sucos naturais ou shakes.

Contraindicações:

Em indivíduos saudáveis, não foram encontrados efeitos colaterais derivados do consumo de suplementos de glutamina. Porém, no caso de pessoas com diabetes, é preciso ter cautela, já que seu organismo metaboliza de maneira diferente.

O consumo em excesso também deve ser evitado, como é o caso de qualquer suplemento. É preciso ter em mente que a ingestão exagerada pode prejudicar a absorção de outros aminoácidos também importantes para o bom funcionamento do organismo.

Consultar um nutricionista é a melhor opção para saber, exatamente, qual a quantidade ideal desta proteína é indicada para o seu consumo diário, de acordo com uma avaliação física personalizada.

Você já tomou este suplemento? Compartilhe nos comentários os resultados que vem obtendo!

PROPAGANDA