Glicemia | O Que é, e Quais os Valores Normais ?

Você certamente já ouviu falar de diabetes, não é verdade? É bem provável que conheça uma ou mais pessoas que sofrem com essa doença. Talvez você mesmo tenha que conviver com essa condição há algum tempo, o que não é fácil, definitivamente! Se precisar de ajuda você encontrará nesse blog uma série de dicas sobre a diabetes, além de poder também adquirir aqui um livro de receitas com mais de 200 pratos explicados passo a passo, com o intuito de que você tenha a alimentação mais saudável e saborosa possível! Mas voltando, como eu vinha dizendo é bem provável que você já tenha ouvido falar de diabetes, mas você já ouviu falar de glicemia? Sabe o que é? Sabe o que faz? Não? Pois vale a pena conhecer mais! Vem conferir!

O Que é Glicemia?

É o nome cientificamente dado a quantidade de glicose presente no sangue de uma pessoa. Esse resultado se dá a partir de uma correlação entre a insulina que o pâncreas produz e a quantidade de carboidratos e açúcares que o paciente consome ao longo de seu dia.

Normalmente se uma pessoa consome açúcares e carboidratos demais fatalmente ocorre uma elevação da sua glicemia. De modo geral, quando isso acontece o pâncreas compensa o excesso de glicose no sangue produzindo mais insulina, com a intenção de que esse hormônio metabolize também esse extra e o envie para as células, que por sua vez transformarão todo o açúcar em energia.

Entendendo Com Mais Detalhes

Os problemas começam quando o pâncreas não consegue mais aumentar a quantidade de insulina que produz e lança no organismo. Nesse caso ocorre a diabetes, que é caracteriza pelo excesso de glicemia, ou por um quadro de hiperglicemia.

A hiperglicemia indica que o pâncreas não consegue mais produzir insulina o bastante para lançar nas células e fazer com que elas metabolizem a glicose toda, transformando em energia.

Para fins de monitoramento vale a pena fazer um exame de glicemia pelo menos semestralmente.

Aprenda a medir sua glicemia através do Glicosímetro

É necessário estar em jejum e as taxas que devem ser observadas são essas aqui:

  • A sua glicemia é normal se está abaixo de 100 mg/dL
  • Você está em um quadro de intolerância à glicose, ou de pré-diabetes se a sua glicemia está entre 100 e 125 mg/dL, sendo que duas horas depois após consumir apenas 75g de glicose está de 140 a 199 mg/dL

Baixe o Diário de Glicemia Uma ferramenta para ajudar no controle da glicemia

  • Você tem diabetes mellitus se a sua glicemia em jejum é superior a 126 mg/dL, e após duas horas e o consumo de 75 gramas de glicose fica maior que 200 mg/dL