Bem Estar Nutrição e Alimentos Valdeni Duarte

Gergelim | Possui vários benefícios a Saúde!

O gergelim é uma planta e suas sementes trazem diversos benefícios para o nosso organismo e a nossa saúde. O gergelim é rico em vitaminas B2, B1 e E, ômega 3, ferro, cálcio e proteínas. Considerada uma das plantas mais antigas que o homem cultivou, ela foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses.

A Maior Vantagem das Sementes de Gergelim

Uma das grandes vantagens das sementes de gergelim é contribuir no emagrecimento, deixando a barriga sequinha e a cintura fina, por ser rica em vitaminas B2, B1 e E, ômega 3, ferro, cálcio e proteínas. Além disso, graças à combinação dos seus vários nutrientes, ela proporciona um emagrecimento eficiente e de forma saudável.

Conheça os Benefícios das Sementes de Gergelim:

semente-de-Gergelim

sementes de Gergelim,marrom e preto

 

Prevenção da Prisão de Ventre: Uma vez que ele lubrifica e umedece o intestino.

hemorroidas: O gergelim ainda ajuda no tratamento das hemorroidas, pois os seus componentes contribuem na ativação da circulação do sangue na parede do intestino.

Ossos Saudáveis: Por conter importantes minerais, como o cálcio, ele torna os ossos mais saudáveis e fortes.

Controle da Obesidade: O gergelim ainda contribui no controle da obesidade e do diabetes. As suas fibras também ajudam no controle do colesterol.

Melhora a Memória: A semente de gergelim ainda contribui nos problemas de esquecimento e de falta de memória,

•  Melhora a Oxigenação: Ela aumenta a quantidade de glóbulos vermelhos no sangue e melhora a oxigenação do nosso cérebro.

Retarda o Envelhecimento: A vitamina E, presente em grande quantidade neste alimento, é um retardante do envelhecimento e rejuvenescedor natural.

•  Controla o Nervoso: Além disso, por possuir grande quantidade de aminoácidos, o gergelim ajuda na transmissão dos impulsos nervosos.

As Sementes de Gergelim são Encontradas em três Variações:

Marrom, preto e branco. Os mais fáceis de encontrar são o preto e o branco, mas todas elas têm basicamente os mesmos benefícios e perfil nutricional.

O gergelim preto possui maiores taxas de ferro e antioxidantes. Ele ainda contribui no emagrecimento devido ao seu elevado teor de fibras ajudar na saciedade, dando a sensação de que estamos satisfeitos, por diminuir a velocidade com que os carboidratos simples são absorvidos pelo nosso organismo. É por isso que encontramos sementes de gergelim em bolachas e pães.

Quantidade Recomendada do Gergelim

Uma colher de sopa de gergelim possui, aproximadamente, 84 Kcal. A quantidade adequada para consumir este produto muda de pessoa para pessoa, mas a média diária indicada é entre 10 e 30 gramas de gergelim. Além disso, a melhor forma de ingerir esta semente é no seu jeito natural, com casca e crua.

Segue a Dica Para Consumir o Gergelim 

Uma dica legal é inserir o gergelim em receitas do dia a dia, como em saladas, pães, massas, arroz e feijão. Além disso, quando moído e torrado, o gergelim pode se transformar em uma farinha que pode ser adicionada em várias refeições.

Uma sugestão para aquelas pessoas que não são acostumadas a comer este tipo de alimento, o ideal é comprar biscoitos e pães que têm a semente, afinal, este é um bom jeito de começar a consumi-la. Estes produtos são facilmente encontrados em mercados. Agora que você já conhece os benefícios do gergelim, adicione esta semente à sua dieta e aproveite as suas vantagens.

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Proprietário do site, adora ler e compartilhar informações sobre saúde na internet. Criou o blog Dieta e Boa Saúde em 07 de março de 2014, onde compartilha dicas de alimentação e hábitos de vida saudáveis, bem como plantas medicinais, exercícios, receitas e afins".

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