Gelatina Faz bem ou Mal à saúde? Confira !

Uma das queridinhas das dietas sem dúvida é a famosa gelatina, presente em praticamente todos os cardápios quando o assunto é emagrecimento ou no tratamento da pele. Mas será que existem apenas benefícios nesse produto tão famoso ou escondem a verdade de nós para poderem lucrar com a esperança nossa de cada dia em ter uma vida tranquila e saudável? Descubra agora.

Como Fazem a Gelatina

Para se obter esse famoso produto praticamente inodoro, insípido, com aparência translúcida e incolor, pois a cor é adicionada quimicamente, assim como o sabor, é necessário ferver diversos produtos animais, como por exemplo, pele e ossos. Não sabia disso não é mesmo? Pois não se apavore, eu também não sabia.

gelatinasAgora resta a dúvida. Como algo carregado de produtos químicos, cheio de conservantes, corantes e demais componentes adicionados para não deteriorar rapidamente pode trazer apenas benefícios ao nosso corpo? Pois é, vou enumerar aqui alguns motivos para acreditar que a gelatina pode ser a vilã, ao invés da mocinha.

Sabores Bem Controversos e Cheios de Toxinas

Nosso corpo precisa trabalhar como um relógio, com todas as engrenagens no lugar, com cada setor fazendo seu papel. O problema é que muitos sabores adicionados às gelatinas são toxinas perigosas que não permitem que o fígado realize a bio transformação que nada mais é do que um longo processo que consiste em transformar substâncias tóxicas e lipossolúveis em hidrossolúveis para serem eliminadas por nosso organismo.

Quando essas toxinas não são transformadas, elas se alojam em nosso tecido adiposo que possui caráter metabólico, inflamatório e endocrinologico, causando a tão temida obesidade.

E eu nem falei dos sabores que não se assemelham em nada com aquelas frutas estampadas nas embalagens. É cada um mais estranho do que o outro, se bem que cada um tem um certo tipo de paladar, portanto, faça você sua avaliação e descubra se isso é verdade ou mentira.

Açúcar ou Adoçante

As gelatinas são carregadas de cicuta, um adoçante artificial que possui a incrível capacidade de, adivinha só, aumentar a quantidade de receptores de glicose em nosso intestino, além de provocar mais fome e infelizmente, a obesidade.

E o colágeno?

O fato da gelatina ser rica em colágeno que faz um bem danado para a pele não significa que ela seja a salvação contra as rugas e demais imperfeições da pele. Isso se deve ao fato de que, grande parte deste maravilhoso composto, será transformado em aminoácidos facilitando a absorção pelo intestino.

Gelatina não tem calorias

Outro fato que deve ser mencionado é a ausência de calorias, tão difundida pelos fabricantes de gelatina. Nosso corpo não entende assim, afinal são milhares, senão milhões de reações bioquímicas realizadas a todo momento, e não ter calorias, não significa que o organismo vai reagir como o esperado. Por isso, não perca tempo contando calorias, é melhor contar nutrientes, que é o que faz a diferença.

Nem Tudo está Perdido

Mas não se apavore, há uma luz no fim do túnel. Existe sim um novo produto no mercado, de origem vegetal rico em fibras que auxiliam o trabalho intestinal e a emagrecer. Estou falando do Agar-agar, um composto rico em carboidratos extraído das algas que é muito, mas muito mas saudável.
Para ingerir, você pode misturar ao suco de frutas naturais, com gosto, com sabor de verdade e de quebra vai aumentar a ingestão de fibras ajudando sua flora intestinal a trabalhar melhor e consequentemente emagrecer com saúde.