Funcho: O Que é, Quais os Benefícios e Dicas

O funcho, também conhecido como erva doce ou anis, é uma erva bastante utilizada no preparo de alimentos, na indústria cosmética e, principalmente, na medicina popular. Tem sua origem na região  do Mediterrâneo, mas encontrou bom solo no Brasil nas regiões de clima temperado e subtropical.

Ele tem substâncias que oferecem benefícios para a saúde e a planta toda pode ser utilizada. Por exemplo, as suas sementes são bastante usadas para combater a formação de gases no sistema gastrointestinal. Também é utilizada em casos de problemas renais, pois apresenta propriedades diuréticas.

funcho beneficios

Veja abaixo alguns benefícios que essa planta pode oferecer para você e toda a sua família!

Quais as propriedades do chá de funcho?

A planta é rica em vitamina A, C e do complexo B, fibras e diversos sais minerais como o cobre, o sódio, o fósforo, o ferro e o cálcio. Por conta dessa grande quantidade de nutrientes, o funcho oferece inúmeras vantagens: é relaxante, combate as verminoses, evita o espasmo muscular e também possui propriedade antiespasmódica.

Pode dar chá de funcho para bebê?

Os recém-nascidos sofrem bastante com as cólicas, especialmente, nos 4 primeiros meses de vida e os pais não sabem o que fazer. Os bebês choram muito e ficam irritados, afinal de contas, essas cólicas conseguem provocar um grande incômodo. Para acabar com isso, os pais procuram médicos para adquirir a medicação adequada e outras alternativas.

Porém, se você é uma pessoa que sempre opta por alternativas naturais, o chá de funcho é uma excelente opção para as cólicas dos bebês. De qualquer forma, comunique o seu médico sobre o uso do chá, pois cada indivíduo reage aos medicamentos de uma forma diferente, sejam eles naturais ou não.

O chá de funcho ajuda a emagrecer?

Os chás vêm se tornando os grandes aliados daqueles que desejam uma “mãozinha” para perder uns quilos a mais. Porém, no caso do chá de funcho, não há evidências clínicas ou pesquisas que confirmem essa propriedade. O que ele faz é ajudar na digestão dos alimentos.

Apesar disso, muitas pessoas já relataram que o chá realmente ajudou na perda de peso. Inclusive, muitos nutricionistas passaram a indicá-lo nas dietas de emagrecimento por conta dessa propriedade. Acredita-se que o fato dele ajudar na digestão, a absorção de nutrientes é maior e assim, a pessoa que o ingere tende a se sentir satisfeita por mais tempo, não sentindo tanta fome quanto antes.

O chá de funcho pode ser consumido na gravidez?

As gestantes costumam ser bastante incomodadas pela presença das gases. São bem comuns durante a gestação, causando desconforto e dores abdominais. Como o funcho ajuda na digestão dos alimentos, ele também consegue ser eficiente na eliminação e evita a formação de gases.

Outro benefício que o chá pode oferecer nessa fase é a maior produção de leite e também o fato das propriedades da planta passar para ele. Assim, o bebê fica protegido das cólicas com a amamentação.

O chá é recomendado por alguns ginecologistas como um remédio caseiro excelente para o problema. O ideal é consumir 1 xícara do chá todos os dias que deve ser feito com a infusão de 1 colher de sopa das sementes com água.

O funcho apresenta contraindicações?

O chá de funcho, em grandes quantidades, pode provocar convulsões. As gestantes também devem ficar atentas pois o excesso do chá pode levar ao aborto. Portanto, se você já consumiu a sua xícara do dia e ainda não conseguiu o alívio dos gases, vá ao médico. Outro problema ocorre também no trato digestivo quando a substância fica em altas concentrações no nosso organismo.

Gostou das nossas dicas sobre o funcho? Então descubra mais também sobre o chá da folha de goiaba e todos os benefícios que ele pode oferecer para a sua saúde!