Frutas Vermelhas – Benefícios – Receita e Dicas

As frutas, de uma forma geral, são ricas em diversos nutrientes importantes para a nossa saúde. Elas são repletas de sais minerais, vitaminas, gorduras saudáveis e também bons carboidratos que nos proporcionam energia. Porém, o grupo das frutas vermelhas possuem um algo a mais, outros benefícios que as outras não são capazes de oferecer.

Mas o que tem de tão especial nas frutas de cor vermelha? Por que elas nos trazem tantos benefícios? Descubra agora a respostas dessas perguntas e outras dúvidas que podem aparecer a respeito desse alimento!

frutas vermelhas beneficios

Os inúmeros benefícios das frutas vermelhas

Algumas frutas como o morango, a framboesa, a amora e outras possuem uma substância muito importante: o antioxidante. Além disso, possuem também uma grande quantidade de vitamina C, que também se comporta como um agente antioxidante.

Esses são os 2 nutrientes principais dessas frutas. Nelas também podemos encontrar, em menor proporção, proteínas, lipídeos, altas taxas de fósforo e também de cálcio, tornando-as excelentes para o fortalecimento ósseo e prevenção de doenças nesse sistema.

Elas podem ser adicionadas à dieta sem medo já que, além de serem fontes de nutrientes essenciais para a nossa vida, também apresentam poucas calorias. Outra coisa que se apresenta em baixa quantidade nas frutas vermelhas é o ferro. Portanto, para a prevenção ou tratamento da anemia, elas não estão diretamente relacionadas.

Vejamos agora os benefícios que essas frutas conseguem nos oferecer.

1. Ação anticancerígena

A amora e a framboesa, por exemplo, possuem os flavonoides – antioxidantes – que por si só já ajudam no combate aos radicais livres que modificam a cadeia de DNA, podendo desencadear o câncer. A outra substância que ajuda nesse processo é o ácido elágico. Ela também apresenta ação antimutagênica e a assim, também consegue controlar o desenvolvimento de tumores cancerígenos.

Mais uma substância presente, a antocianina (que também é um antioxidante) conseguem induzir as células cancerígenas a se autodestruírem.

2. Melhoram a memória

O nosso dia a dia se tornou cada vez mais caótico e, com tanta informação que nos é oferecida de uma única vez, é comum termos lapsos de memória. Por exemplo, esquecer onde estacionou o carro ou onde colocou as chaves.

As frutas vermelhas possuem um tipo de flavonoide chamado de fisetina. Ela está presente em maior concentração no morango e consegue estimular a região do nosso cérebro que fica afetada em caso de doenças neurodegenerativas como o Mal de Alzheimer e a Esclerose Múltipla.

Isso ocorre porque a fisetina aumenta a rapidez com a qual as células neurais tornam-se maduras evitando a sua morte e também aumentando as conexões neuronais entre elas. Quanto mais conexões, melhor será o funcionamento da sua memória.

3. Auxiliam os hipertensos

A antocianina é a principal estrela desse benefício. Um estudo realizado com um grupo de homens e mulheres durante 14 anos constatou que aqueles que consumiam, regularmente, porções de flavonoides, tiveram suas chances para desenvolver a hipertensão reduzidas em 10%.

Como incluir essas frutas na dieta

Elas podem ser adicionadas ao café da manhã ao natural e também podem ser misturadas com iogurte ou batidas como um smoothie ou uma vitamina. Veja abaixo uma receita simples e fácil de fazer com essas frutas:

Smoothie de Frutas Vermelhas

Ingredientes:

  • 1 colher de sobremesa de chia;
  • 1 colher de sobremesa de mel (você pode não usar ou colocar outro tipo de adoçante);
  • 1 colher de sopa de mirtilo congelado (pode ser goji berry);
  • ½ xícara de chá de framboesa congelada;
  • ½ xícara de chá de morango congelado;
  • ½ copo (100 ml) de leite de coco ou qualquer outro de origem vegetal;
  • 1 banana-nanica madura;

Modo de fazer

Primeiro, bata o leite de coco e a banana até que vire um tipo de creme. Depois basta adicionar os outros ingredientes e bater mais um pouco, mas o ideal é que a textura continue cremosa, portando, não bata muito. Se você optou pela goji berry, o ideal é que ela fique na água antes de ir para o liquidificador, por, pelo menos, 30 minutos se ela for desidratada.

Leia Também:
Amora: Conheça O Poder e Seus Benefícios!

Sucos Naturais Receitas Fáceis e Saudáveis

Shake Caseiro: 10 Receitas Fáceis De Fazer!

Gostou da nossa dica de receita de Smoothie de Frutas Vermelhas? Conte pra gente qual é a outra receita que você gosta de fazer com essas frutas!