Framboesa: Benefícios e como cultivar em casa

A framboesa não é das frutas mais comuns em terras brasileiras e, por isso, o seu valor é um pouco elevado. Mas é possível encontrá-las da sua forma desidratada em casas de produtos naturais ou mesmo em grandes feiras. Você também pode cultivá-las dentro da sua casa já que não exigem muito espaço para se desenvolver.

Vale a pena colocar essa fruta na sua dieta, pois ela oferecer diversos benefícios para a saúde dos quais falaremos agora!

X vantagens de comer framboesa

beneficiar do uso da framboesa

1. Reduz os efeitos das reações alérgicas

A framboesa ajuda a liberar histaminas no nosso organismo. A histamina é uma substância que combate o agente causador da alergia. Quem tem problemas ao consumir frutos do mar, amendoim ou mesmo alergia à poeira pode se beneficiar do uso da framboesa.

Porém, isso não significa que você possa voltar a consumir alimentos que provocam reações alérgicas. Porém, a presença de mais histaminas no seu organismo te ajudará a combater o agente nos casos deles serem consumidos por engano.

É preciso ter cuidado porque, quanto mais histamina no organismo, mais intensa será a reação alérgica, portanto, cuidado com a quantidade de framboesa que consome.

2. Apresenta ação antioxidante

As frutas vermelhas são famosas por conterem substâncias antioxidantes em grande quantidade. Esses agentes são de extrema importância para a saúde do corpo e ajudam a evitar a ação danosa dos radicais livres.

Os radicais livres são restos metabólicos que o nosso corpo produz, mas ele só trazem malefícios quando em grande quantidade. O problema é que, como a nossa alimentação vem se tornando cada vez mais industrializada, a produção dessas substâncias também aumentam no nosso organismo. Os radicais livres podem alterar a cadeia de DNA e assim, desencadear o câncer.

3. A framboesa é rica em manganês

O manganês é um sal mineral que oferece inúmeros benefícios para a nossa saúde. Ele ajuda no desenvolvimento dos ossos e também a manter a densidade deles, reduzindo as chances da osteoporose se desenvolver.

Ele também contém propriedades antioxidantes e melhora o metabolismo dos carboidratos, aminoácidos e colesterol por meio da ativação de diversas enzimas. O manganês é ótimo para prevenir problemas na tireoide auxiliando na produção da tiroxina, um dos hormônios sintetizados pela glândula tireoide.

4. É fonte de potássio

O potássio também é um mineral e participa de funções importantíssimas do nosso corpo. Por exemplo, se você se recordar da época de escola, lembrará do professor de biologia falando sobre a bomba de sódio e potássio. É esse mecanismo que equilibra os fluidos dentro do corpo, algo que interfere, por exemplo, no sistema renal, circulatório e cardíaco.

A deficiência de potássio pode causar problemas também no sistema nervoso. A presença dessa substância ajuda na passagem dos impulsos nervosos através dos nervos até chegar ao cérebro. Portanto, a falta dele pode trazer problemas graves.

Como cultivar a framboesa em casa

como cultivar framboesa em casa

Como não é uma fruta fácil de encontrar em todas as partes do país e o seu valor pode ser um pouco elevado em algumas regiões, nada melhor que cultivar a framboesa em casa. Você também passa a ter uma fruta com todas as propriedades e livre de agrotóxicos. Veja as dicas:

  • Dê preferência à framboesa de cor vermelha ou amarela, pois são mais fáceis de cultivar;
  • Compre as mudas e coloque-as em vasos grandes e em local de área aberta, na qual o sol atinja a planta;
  • Opte por utilizar um solo novo, ou seja, que nunca foi usado para plantar qualquer outra coisa;

Alguns detalhes podem fazer a diferença. Por exemplo, a melhor época do ano para plantar é no final do inverno e início da primavera. Retire sempre as folhas mortas e tenha paciência, pois o crescimento é realmente lento.

Leia Também:

Frutas Vermelhas – Benefícios – Receita e Dicas

Principais Receitas de Sucos Diuréticos.

Melhores Frutas para Emagrecer | Veja Qual Fruta Emagrece

Gostou de saber um pouco mais sobre a framboesa e como cultivá-la em casa? Compartilhe esse post na sua rede social e melhore a saúde de outras pessoas!