Dominio: dietaeboasaude.com.br
Chave: ab8b1f68be3ecb0416f17e34674787df2398239f
Hora do cache: 1508525215
Vida do cache: 1508568415
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: a32908f9025b7eac536fee146652bdce4086e4b5
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Alimentação Bem Estar

Os Benefícios e Como Consumir o Salsão.

Os Benefícios e Como Consumir o Salsão.
4.3 (86.67%) 6 votes

Mais conhecido como aipo em algumas regiões do país, o salsão vem se tornando bastante útil na cozinha e está se popularizando cada vez mais. Além de oferecer um sabor diferencial aos pratos, o essa hortaliça também oferece diversos benefícios para a saúde.

O salsão é rico em vitamina A e C, ferro, cálcio e é excelente para quem está fazendo dieta para perder peso já que 100 gramas possui apenas 16 calorias e é rico em fibras.

Quer saber como esse vegetal pode melhorar a sua qualidade de vida? Então veja abaixo a lista de vantagens que ele oferece!

Bons motivos para consumir salsão

folhas de salsão

Folhas de salsão

1. Diminui a pressão arterial

Os flavonoides presentes nesse alimento são os responsáveis por esse benefício. Eles ajudam na redução de uma gordura conhecida como colesterol que, em excesso, entope os vasos sanguíneos, aumenta a pressão arterial e pode causar infartos ou AVC (acidente vascular cerebral). Os flavonoides relaxam o tecido que formam as artérias e assim, a pressão diminui.

2. Previne o câncer

O salsão é rico em substâncias antioxidantes e estas, por sua vez, ajudam a combater os radicais livres. Eles prejudicam a cadeia de DNA danificando-a, assim, quando ocorre a replicação celular, as novas células já são formadas com defeito em seu material genético. É assim que o câncer começa a se formar e se espalha pelo corpo.

3. Ajuda na saúde dos ossos

O salsão é rico em cálcio, mineral essencial para a manutenção da saúde dos ossos, especialmente com a idade avançada, ou seja, acima de 65 anos. Nessa idade a probabilidade de desenvolver osteoporose é maior, especialmente em mulheres na menopausa.

Além disso, o cálcio é muito importante para a contração muscular. Ele fica armazenado nos ossos e vai sendo requisitado pelo nosso corpo de acordo a necessidade. Por exemplo, o coração, para realizar os batimentos, precisam de uma quantidade considerável de cálcio.

4. Melhora a aparência da pele

A vitamina C presente no salsão é usada pelo nosso organismo para sintetizar o colágeno. Essa proteína é a responsável pela consistência e elasticidade da nossa pele. Por exemplo, pessoas mais jovens possuem uma pele mais consistente porque possuem mais colágeno nela.

Com o passar dos anos, a produção já não é a mesma e vai caindo a partir dos 25 anos de idade. Assim, quanto antes você começar a comer alimentos ricos em vitamina C, menos a sua pele será afetada pelo tempo.

5. Melhora o desempenho sexual

Esse vegetal também contém substâncias conhecidas como ferormônios e possuem dois em específico: androstenol e androsterona. Eles aumentam a libido e aumentam o desejo sexual tanto no homem quanto na mulher.

6. O uso da folhas de salsão previne a anemia

Existem um tipo de anemia bastante comum chamada de anemia ferropriva que ocorre quando não há muito ferro circulando na corrente sanguínea.

Esse mineral é essencial para todo o funcionamento do nosso corpo já que sem ele a respiração ficaria impossível. O ferro se liga à hemoglobina e só a partir disso é que essa célula pode carregar oxigênio do pulmão para o restante do corpo. Sem a presença do ferro, a hemoglobina não se forma.

Como Usar o salsão

O aipo ou salsão é consumido, principalmente, em saladas. Mas isso não precisa ser uma regra já que você pode usá-lo para fazer diversos outros pratos e também bebida. Ele pode ser misturado com outras frutas e virar um suco e também é ótimo para preparar carnes como um peixe assado, por exemplo.

Um detalhe é importante: na hora de cortá-lo é importante que isso seja feito na horizontal para que os seus benefícios sejam melhor aproveitados.

Leia Também:

Você costuma usar o aipo com frequência? Comente como e poste alguma receita que goste de preparar!

Gostou Comente no Facebook