Os Benefícios e Para Que Serve a Fruta Pão.

Uma fruta bastante popular aqui no Brasil, a fruta pão é uma ótima opção para refeições no café da manhã, nos lanches e também em outras refeições como almoço e jantar na forma de suco. Existem, basicamente, dois tipos de fruta pão: a apyrena que não tem sementes e a seminífera que tem sementes.

A fruta é bastante suculenta, possui uma grande quantidade de polpa e pode chegar a 3 quilos! Pode ser transformada em doces, sucos e até mesmo em farinha (muito utilizada na fabricação de pães).

Motivos para comer fruta pão

fruta pao arvore

1. Rica em fibras

A fibra dietética, presente em grande quantidade, ajuda em vários sentidos. Ela consegue reduzir as taxas de colesterol e assim, também ajuda no funcionamento do sistema cardíaco e circulatório diminuindo a pressão arterial e também prevenindo a hipertensão.

A fibra também é excelente para aqueles que apresentam prisão de ventre, pois ela consegue regular o funcionando do intestino e melhorar os movimentos peristálticos.

PROPAGANDA

E, para quem está tentando emagrecer, comer fruta pão pode te ajudar e muito nessa briga contra a balança. As fibras promovem maior sensação de saciedade, assim você come menos que o habitual, pois não sente tanta fome quanto antes.

Essa informação pode soar estranha já que é muito comum ouvir que a fruta pão engorda. Mas isso só acontece se você comê-la em excesso, assim como outras frutas.

2. Possui muita vitamina C

A vitamina C é um nutriente essencial para a nossa saúde por vários motivos. O primeiro deles é que ele é um dos ingredientes para a fabricação de colágeno. Essa proteína ajuda na constituição do tecido cartilaginoso e também nos ligamentos e tendões, melhorando a saúde das articulações e também do tecido epitelial.

É o colágeno o responsável por deixar a pele mais consistente e com uma aparência mais jovem. A síntese dessa proteína tende a cair a partir dos 25 anos, então quanto mais fruta pão você comer, melhor.

Além disso, a vitamina C aumenta a produção das células de defesa. Dessa forma, o sistema imune fica mais forte e combate gripes e resfriados de forma mais rápida.

3. Faz bem ao coração

A fruta pão possui gorduras saudáveis como o ômega 3 e o ômega 6. Essas substâncias conseguem melhorar o bom colesterol, ou seja, o HDL e também diminui as taxas do colesterol ruim, o LDL. Dessa forma, você evita a formação de placas de gordura que poderiam se formar na parede dos vasos e aumentar a pressão sanguínea.

4. É rica em potássio

O potássio é um sal mineral que não pode faltar no nosso corpo e a deficiência dele pode prejudicar funções básicas como o funcionamento celular.

Lembram da bomba de sódio e potássio, muito estudada durante o ensino médio? É ela quem regula a entrada e a saída dessas duas substâncias e assim, também controla a quantidade de líquidos dentro de fora da célula. Assim, o potássio também ajuda a equilibrar a pressão arterial.

Além disso, o potássio também é muito importante para aqueles que praticam atividades físicas. Esse mineral faz parte da contração muscular, assim, ele melhora o desempenho nos treinos e também evita a fadiga.

5. Previne o diabetes

Por causa da quantidade de fibras presente na planta, a fruta pão consegue evitar que o pico de insulina se forme. Ela libera glicose para a corrente sanguínea aos poucos e assim, o pâncreas não precisa trabalhar tanto para produzir o hormônio.

A fruta não só ajuda na prevenção como também no controle da doença. Alimentos ricos em fibras são ótimos para esse grupo de pacientes.

Veja Também:

Gostou de saber de todos esses benefícios que a fruta pão oferece? Veja também os benefícios do jambo e como essa fruta pode melhorar a sua qualidade de vida!

PROPAGANDA