Fluoxetina Engorda? Saiba se o remédio Cloridrato de Fluoxetina faz Engordar!

Enquanto muitos, por aí, estão na luta fazendo dieta para não ganhar peso, por outro lado, há diversas pessoas querendo engordar e não conseguem. E nesse contraste, há quem considere valer a pena qualquer alternativa, até mesmo recorrer a medicamentos controlados. Neste artigo, responderei à seguinte questão: tomar Fluoxetina engorda? Fique comigo e descubra se é verdade ou mito que esse fármaco antidepressivo pode te levar ao ganho de alguns quilinhos extra!

Fluoxetina, o que é e para que serve

Encontrado em comprimidos no mercado, essa é uma medicação indicada nos casos de depressão, transtorno obsessivo compulsivo, bulimia nervosa, e transtorno disfórico pré-menstrual. Como está bem claro, não se trata de um fármaco destinado a ajudar os (as) magrinhos(as) a engordarem e essa nem é a sua função.

Acontece, todavia, que muitos se perguntam em se tratando dos efeitos colaterais, se o cloridrato de Fluoxetina engorda e, em caso da resposta ser positiva, qual seria a razão do Fluxene fazer os pacientes engordarem? Explicarei melhor a respeito disso no tópico abaixo.

Fluoxetina engorda mesmo?

Fazer esse tipo de questionamento apenas levando em conta a droga em si não é o melhor caminho para se chegar a uma conclusão relacionada ao ganho de massa magra e/ou gordura. Se o cloridrato de fluoxetina engorda ou incha, isso vai depender de cada paciente sendo tratado com tal psicotrópico, pois, na verdade, uma das reações comuns de medicamentos antidepressivos é justamente o contrário, ou seja, a diminuição do peso (vide bula).

fluoxetina 20 mg engorda

Até hoje não ouvi relatos de alguém ter engordado só por estar fazendo uso de tal remédio, e, portanto, não posso afirmar “fluoxetina pode engordar”, pois não é algo verídico, comprovado em estudos clínicos.

Fluoxetina faz engordar em alguns casos?

Sim, pode acontecer do paciente aumentar as medidas corporais, mas em decorrência da retenção de líquidos, principalmente ao comer alimentos muito salgados junto com o tratamento por cloridrato de Fluoxetina. Nesse caso, ocorre retenção de líquidos nas células, as quais aumentam de tamanho por estarem cheias de água e a impressão é de que o usuário engordou, mas, na verdade, ele(a) só está inchado(a).

Porém, de forma direta, é um mito dizer que o remédio Fluoxetina engorda, então dê preferência a outros meios se estiver visando tal objetivo. Lembre-se de que ganhar peso rápido só é saudável com o acompanhamento de um bom nutricionista, seguindo um cardápio hipercalórico.

Tem como engordar com medicações ISRS?

Drogas que agem pelo método ISRS, isto é, inibindo de forma seletiva que a serotonina seja recaptada, são destinadas exclusivamente a tratar doenças de ordem psíquica e emocional, dando maior sensação de tranquilidade e bem-estar. A afirmação “Fluoxetina engorda” não é verdadeira, já que, por exercer tal mecanismo de ação, ela trata crises de ansiedade e, com isso, a pessoa, muitas vezes, fica mais tempo sem comer, tem perda de apetite, emagrecendo consequentemente.

Em suma, posso te deixar um conselho: não insista em usar remédios que engordam, porque, no máximo, eles vão é te dar um belo inchaço corporal. O processo de ganho de peso é algo orgânico e o tempo necessário para isso precisa ser respeitado ou sua saúde será prejudicada.

Dicas para ganho de peso

Você pode recorrer a vitaminas para engordar, indicadas pelo seu médico. Normalmente contam com diversos nutrientes e uma grande quantidade de carboidrato, além de proteínas. Basta seguir as recomendações médicas e parar de achar que Fluoxetina engorda, mantendo sua dieta para ganho de peso em dia.

Leia Também:

Vitaminas Para Engordar, Top 5 Melhores!
Alimentação Saudável e Equilibrada | 10 Dicas Valiosas

Se ainda procedendo assim você notar que não está engordando, vale a pena marcar uma consulta com um endocrinologista e verificar mediante os exames a possibilidade de estar com alguma disfunção hormonal. Sendo constatado o problema e dado o diagnóstico, você terá como engordar de forma saudável sem abrir mão da sua qualidade de vida. Essa é a escolha mais sábia e não pensar que quem toma cloridrato de Fluoxetina engorda, hein! Você vai conseguir chegar ao peso desejado e ter seu IMC (índice de massa corpórea) ideal, é só se cuidar!