Feijão | Descubra Todos os Seus Benefícios!

Muito conhecido na culinária mundial o feijão é um dos mais simples e saborosos alimentos que caiu como uma luva na mesa dos brasileiros. As opções para degustação são muitas e não faltam candidatos para experimentar cada uma delas, mas você sabe tudo sobre esse alimento? Não se preocupe, separei aqui uma série de curiosidades sobre esse prato tão popular e apreciado. Continue a leitura e fique por dentro de tudo.

Quais os Benefícios do Feijão?

Rico em vitaminas e minerais os benefícios dessa leguminosa são muitos inclusive no papel de emagrecedor, desconhecido por muita gente. Saiba que o consumo de feijão ajuda a combater uma série de doenças além de possuir poucas calorias, ou seja, faz bem para a saúde e ao contrário do que muita gente pensa, ajuda a emagrecer.

Como se não bastasse, podemos destacar ainda muitos outros benefícios do feijão como por exemplo:

Reduz o colesterol: Rico em fibras, ajuda a regular o intestino diminuindo o risco de várias doenças como diabetes, colesterol ruim e doenças cardiovasculares;
Tem ação antioxidante: Possui antioxidantes poderosos que auxiliam na prevenção de diversos tipos de câncer.

Saiba se Feijão é Bom Para Anemia

Sabe-se que é uma grande fonte de ferro e por isso é recomendado por nutricionistas para combater a deficiência de ferro no organismo, porém é importante lembrar que apenas o caldo não possui a quantidade recomendada para uma boa dieta.

PROPAGANDA

O ideal é ingerir o grão complementando a alimentação com vegetais de folhas mais escuras além de acrescentar no cardápio alimentos ricos em vitamina C, pois eles auxiliam na absorção de todas as proteínas e vitaminas do feijão.

Quais as Vitaminas e Calorias Possui o Feijão

Rico em sais minerais como o fósforo, potássio e cálcio, também é uma grande fonte de ferro e fibras – cerca de 100 gramas possuem por volta de 19 gramas de fibra. Porém, pode chegar a possuir mais de 300 calorias para cada 100 gramas, sendo recomendável não exagerar muito na dose, pode ser apenas 1 concha que equivale a mais ou menos 90 calorias, menos que muito pão francês por aí.

Será Que Feijão Enlatado Faz Mal?

feijão enlatado faz mal?

feijão enlatado faz mal?

Pesquisas apontam que muitas embalagens que acondicionam produtos perecíveis possuem plástico em seu interior e essa substância é tóxica e pode levar a diversas doenças como câncer, estrogênio desregulado, adiantamento da puberdade e problemas hormonais sérios.

Isso se deve ao componente conhecido como BAP, ou popularmente chamado Bisfenol-A, que é muito nocivo ao organismo. Claro que comer uma vez ou outra não irá prejudicar seriamente o indivíduo, mas o ideal é optar sempre pelo feijão natural.

Feijão Engorda?

Como falei anteriormente nesse texto, é uma ótima fonte de fibras e com isso ajuda a regular o organismo e auxilia a eliminar gordura corporal controlando o peso e prevenindo doenças como hipertensão, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

A maior parte dos feijões possuem cerca de 10 a 15 gramas de fibras para cada 1 xícara do mesmo e levando em consideração que os homens da faixa etária dos 50 anos necessitam de cerca de 38 gramas de fibras diárias e as mulheres precisam de 25 gramas, o feijão é uma ótima pedida.

Por ser da família das leguminosas como a ervilha e lentilha possui fibras solúveis que auxiliam na diminuição do colesterol e consequentemente diminui a gordura corporal além de claro reduzir os riscos de derrame e doenças cardiovasculares.

Portanto lembre-se de que o feijão, seja preto, carioca, feijão vara, branco entre outros são e sempre serão bem vindos ao cardápio de toda e qualquer dieta rica e balanceada que se preze, não se esqueça disso.

PROPAGANDA