Fedegoso: Benefícios,Contra-Indicações e Dicas.

O fedegoso também é conhecido por outros diversos nomes: ibixuma, café negro, folha de pajé, balambala, lava prato, entre tantos outros. A planta é uma espécie de arbusto e encontra solos favoráveis aqui no Brasil em uma larga extensão, que vai desde o Amazonas até o estado do Paraná.

As folhas possuem um formato oval bastante característico e as raízes são bastante grossas. O caule é repleto de ramos, as flores possuem uma cor que mistura o amarelo com o laranja e os seus frutos estão guardados num tipo de vagem. A planta não costuma ser utilizada em jardins, nem mesmo ser a preferida de alguém pois possui um cheiro bastante desagradável e forte.

cha de fedegoso emagrece

Apesar disso, ela consegue oferecer muitos benefícios para a saúde e está dentro da lista de plantas medicinais mais utilizadas pelo homem. Dela, apenas não são utilizadas as flores para ajudar no tratamento de doenças, mas todas as outras partes possuem substâncias importantes. O fedegoso pode ser facilmente encontrado em feiras livres ou em casas de produtos naturais.

Principais benefícios que o fedegoso oferece

A planta possui inúmeras propriedades que fazem dela um remédio natural indicado para diversas enfermidades. Ela é:

Essas são as principais propriedades que o fedegoso apresenta e, por tudo isso, ele é utilizado na prevenção e tratamento de diversas patologias. Doenças hepáticas, respiratórias (tuberculose e bronquite, por exemplo), cólicas menstruais e até mesmo para torções ligamentares e lesões musculares a planta é indicada.

PROPAGANDA

As raízes são indicadas para pessoas que sofrem com os espasmos musculares e também para o tratamento da dismenorreia. As fortes cólicas que algumas mulheres podem ter durante o período menstrual são causadas devido à intensidade e frequência dos espasmos musculares. Por conta da propriedade antiespasmódica da planta, ela ajuda a controlar esses movimentos e reduz as cólicas.

Já as folhas são muito utilizadas na forma de emplastros usados sobre uma ferida ou uma área que esteja inflamada. Por sua propriedade anti-inflamatória, o fedegoso consegue reduzir a formação de edema e a dor que se desenvolve no local.

Já as sementes, precisam passar por uma espécie de infusão e é esse líquido que será consumido. As sementes não deve ser ingeridas já que podem causar intoxicação. Essa bebida consegue substituir o café e auxilia na prevenção do câncer de próstata.

Há contraindicações?

Apesar de ser um método natural para o tratamento de diversas patologias, o fedegoso não é indicado para gestantes, por exemplo. Isso porque ainda não se têm estudos aprofundados sobre o assunto para afirmar se oferece ou não riscos para mãe ou para o bebê.

Outra contraindicação mais severa é para as suas sementes que são tóxicas. Elas não devem ser ingeridas na sua forma natural, pois podes causar a destruição de diversos tecidos do corpo e danificar órgãos importantes como coração, pulmão e fígado.

Também é preciso tomar muito cuidado com a dosagem ingerida. Quando o chá é consumido em excesso, corre-se o risco de intoxicação do sistema renal. Portanto, antes de começar a tomá-lo o ideal é consultar o médico.

Como Preparar o Chá de Fedegoso?

Para 1 litro de água quente, adicione 3 colheres de sopa da folha picada e deixe abafado por cerca de 10 minutos. Agora basta coar e adoçar da maneira que preferir. A quantidade recomendada é de 3 a 5 xícaras por dia, sendo que, o chá não deve ser deixado para consumir no dia seguinte já que perde grande parte de suas propriedades.

Leia Também:
Funcho: O Que é, Quais os Benefícios e Dicas

Mirtilo Para Que Serve? Propriedades e Benefícios

Chá de Barbatimão: Para que Serve e Quais os Seus Benefícios

Gostou de saber mais sobre o chá de fedegoso? Receba todas as novidades sobre alimentação saudável curtindo a nossa página no Facebook!

PROPAGANDA