Farinha de Centeio: Benefícios, Para Que Serve e Nutrientes

Em um dos artigos anteriores, falei sobre uma grande novidade com a cevada e seus benefícios e hoje vou compartilhar com você aí mais uma super matéria relacionada à saúde. Neste conteúdo, você vai conferir dicas incríveis e muito mais sobre a farinha de centeio: benefícios, para que serve, etc. Continue sua leitura e descubra já muitas informações relacionadas às propriedades benéficas desse alimento!

Farinha de Centeio: Benefícios

Talvez você não saiba, mas se tem um cereal de grande consumo não apenas no Brasil, mas pelo mundo afora, é a farinha de centeio. E isso é devido às vantagens oferecidas ao nosso corpo com o seu consumo.

farinha de centeio beneficios

Os benefícios da farinha de centeio são muitos, pois ela é fibrosa, proteica, um polivitamínico natural, e uma grande aliada dos que estão em busca de manter a boa forma física. A seguir, confira cada benefício da farinha de centeio separado por tópico!

Índice glicêmico abaixo do normal

A maioria dos brasileiros consome farinha de trigo, seja em pães, bolos, biscoitos, tortas e afins. Acontece, porém, que em se tratando da farinha de centeio benefícios são tantos que, ao ser comparada ao trigo, ela é a melhor opção em se tratando do índice glicêmico sanguíneo e sua variação devido ao consumo de tais alimentos.

O grande benefício da farinha de centeio aqui é ela não deixar a glicose ir lá em cima, dar picos, como acontece quando comemos pão de sal, bolo, ou qualquer outro alimento feito a partir da farinha branca.

Previne contra depressão

Entre os benefícios da farinha de centeio estão a prevenção do transtorno depressivo, pois esse alimento contém um componente (triptofano) que age produzindo o hormônio da alegria (serotonina). A partir do momento que você começar a utilizar farinha de centeio, sentirá a diferença no seu humor, como se estivesse mais de “bem com a vida”.

E ainda vale lembrar que quando estamos animados, alto astral, é difícil darmos lugar à ansiedade e estresse. Assim sendo, quaisquer outras situações não favoráveis à nossa saúde devido a tais problemas serão difíceis de ocorrer, em teoria.

Pouco glúten

Uma das grandes preocupações de muitas pessoas é o tal do glúten, mas, infelizmente, é difícil evitá-lo já que está presente na maioria dos alimentos e em todos os que são produzidos com farinha de trigo.

Contudo, ao falar de farinha de centeio e seus benefícios, um deles é a menor quantidade de glúten em sua composição comparando-a à farinha branca comum. A questão pode não ser solucionada totalmente, mas é parcialmente, o que já ajuda e muito a nos deixar mais saudáveis.

farinha de centeio para que serve

Mata a fome por mais tempo

Bom, baseando no que pesquisei sobre os benefícios da farinha de centeio, os carboidratos que a compõem são digeridos de forma mais lenta, ou seja, ao consumi-la você demora para sentir fome novamente. E por ser fibrosa, esse seria um outro motivo que tornaria a farinha de centeio sacietógena.

Um benefício da farinha de centeio relacionado à saciedade seria a possibilidade de perder peso, pois se você a consome e demora pra fazer uma nova refeição, com certeza vai emagrecer. Porém, se for o seu objetivo, lembre-se de se exercitar, pois a gordura acumulada não irá embora sozinha e muito menos queimará com você parado(a).

Nutre o organismo

De acordo com dados da web, os nutrientes da farinha de centeio são muitos, sendo ela uma das fontes de vitamina B6, aliás. E não é só isso, porque nela estão presentes:

Uma ressalva, no meu ponto de vista e agora baseado em minha experiência como redator na área da saúde, é que provavelmente o valor nutricional da farinha de centeio não é suficiente no que diz respeito às necessidades do nosso corpo. Por isso, é importante uma alimentação com frutas, verduras, carne e outros alimentos que contenham tudo o que o organismo precisa.

Ajuda no pré treino

Esse benefício da farinha de centeio vai interessar e muito aos praticantes de musculação, principalmente, e demais pessoas que praticam atividade física com regularidade. Por ter carboidrato de complexidade mais elevada, ao ingeri-la, a energia no corpo é liberada aos poucos e não naquele pico gerado quando comemos qualquer coisa feita com trigo, por exemplo.

Fazer um sanduíche, uma tapioca ou qualquer outra refeição a partir da farinha de centeio é uma boa, pois você terá energia para treinar pesado, sem ficar fatigado(a). No caso, experimenta e veja se realmente dá resultado nesse sentido.

Farinha de centeio Ajuda a regular o intestino

Ao pesquisar sobre “farinha de centeio benefícios”, não encontrei esse que estou citando, mas posso afirmar baseando no conhecimento na área: ela é boa para manter o trânsito intestinal e isso por ter fibras. Faça a ingestão diariamente, sem exagerar, não deixando de tomar água; você vai ver que seu intestino trabalhará mais tranquilamente.