Farinha de Amendoim Benefícios e Para Que Serve

Todos nós já ouvimos falar do amendoim. Afinal, quem não gosta? Hoje, vamos falar da farinha de amendoim que ainda não é tão conhecida no Brasil. Mas que vem ganhando um grande espaço no mercado.

Por ser uma farinha muito nutritiva, ela é perfeita para a sua dieta por ser rica em gorduras e por conter uma quantidade menor de carboidratos, se comparada a outras farinhas.

Porém, por também ser bastante calórica ela deve ser consumida com bastante moderação. Tudo vai depender do que você deseja.

A seguir, destacaremos os seus principais benefícios, mostrando para que serve.

farinha de amendoim

Benefícios da farinha de amendoim

  1. Perda de peso

Mesmo sendo um alimento rico em gordura, e por isso bastante calórico, a farinha de amendoim ajuda na perda de peso se associado com os alimentos corretos.

Por isso, é importante que seja consumido de forma moderada. Consumir na hora do lanche é uma ótima opção.

  1. Construção Muscular

Por conter uma boa quantidade de proteínas é o alimento perfeito para quem deseja aumentar a massa muscular.

Os aminoácidos formam as proteínas e a mesma são essenciais para a construção muscular.

Além disso, para os atletas que precisam de suplementos hipercalóricos, o amendoim é perfeito pela sua alta densidade de calorias.

  1. Sistema nervoso

Você sabia que o amendoim ajuda a proteger o sistema nervoso?

Em uma porção de 20g de amendoim é possível encontrar 2,5mg de vitamina B3. Essa quantidade corresponde a 15% da ingestão diária que necessitamos de vitamina B.

  1. Antioxidante

O amendoim possui uma grande quantidade de polifenois que são substâncias antioxidantes.

Se o amendoim for torrado a concentração do ácido p-cumárico, um tipo de polifenol, pode aumentar consideravelmente.

Os antioxidantes são responsáveis por combater radicais livres. Os radicais livres causam problemas ao organismo, por exemplo, o envelhecimento precoce e doenças cardíacas.

  1. Prevenção de diabetes

A partir de pesquisas foi descoberto que o consumo de no mínimo 5 vezes por semana de amendoim ajuda a reduzir o risco de desenvolver diabetes.

Por isso, a farinha de amendoim pode ser uma grande aliada na prevenção de determinadas doenças. Sempre lembrando que deve ser consumida com moderação.

Para que serve e como consumir

O amendoim pode ser consumido de diferentes maneiras. Só depende de você escolher como mais gosta.

O amendoim vem ganhando espaço no mercado não só a partir da farinha, mas também em forma de pasta e de manteiga.

Porém, pode ser consumido como petisco, sendo salgado ou doce. Adicionar em receitas, como em saladas. Nesse caso, a farinha é uma ótima opção.

Pode ser consumido em diferentes receitas, como em receitas de doces em que pode vir no recheio de bolos, pode ser adicionado em cookies e até mesmo no sorvete.

Para uma outra utilização,  a farinha pode ser misturada com banana e também com outras frutas.

Whey Protein

Para os atletas fitness de plantão a farinha de amendoim também é uma ótima opção.

Para quem faz treinos mais intensos e faz consumo de Whey protein, a farinha pode ser adicionada a proteína, por exemplo. Essa é uma ótima combinação para um ótimo resultado.

Cuidados

Ao consumir qualquer produto a base de amendoim é preciso ter cuidado. Com as dicas a seguir, você não terá nenhum problema.

  • Amendoim pode causar alergia. Por isso, certifique-se de você não tem esse problema. A alergia pode ser causada também pelos derivados de amendoim.
  • Pode conter muito sódio. Isso quando é comercializado torrado e salgado. Então, fique atento.
  • O amendoim é rico em ômega 6. Mas existem pesquisas que comprovam que grandes quantidades de ômega-6 pode levar a problemas de saúde.