Farinha de Amêndoas: Benefícios,Como Fazer e Receita

A farinha de amêndoas é uma solução para aquelas pessoas que gostariam de dispensar o uso da farinha de trigo tradicional nas suas receitas, buscando um sabor mais refinado e único para o dia a dia.

Com um sabor distinto, essa farinha agrada pela suavidade e leveza que agrega nas receitas. Além disso, ela é rica em fibras, minerais, proteínas e vitaminas.

Farinha de Amêndoas

Embora seja famosa e uma das preferidas nas casas dos brasileiros, a farinha de amêndoas vendida nas lojas tem um valor muito alto, podendo chegar a mais de cem reais o quilo, e não é 100% natural, então opte por fazer em casa e de forma muito simples sua própria receita da farinha.

Farinha de amêndoas: como fazer

Aprenda a fazer sua própria farinha de amêndoas de forma simples e natural, sem muitos ingredientes e utensílios. Confira abaixo como fazer essa farinha e adote-a em seu cotidiano:

PROPAGANDA

Ingredientes:

– 500 gramas de amêndoas

Materiais:

– Liquidificador

– 01 panela

– 01 peneira

– Frigideira grande

Modo de fazer: encha de água purificada uma panela e deixe fervendo. Assim que ferver, coloque as amêndoas inteiras e deixe fervendo durante 3 minutos. Escorra a água com a peneira e descasque todas as amêndoas, uma por uma, pressionando entre os dedos.

Na frigideira grande, de preferência antiaderente, jogue as amêndoas que irão secar em fogo baixo durante dez minutos. Quando estiverem sem cor e estalarem na frigideira, estarão prontas para serem retiradas do fogo.

Após esse processo, coloque-as no liquidificador e bata até que virem um pó bem fininho e liso. Coloque esse pó de volta na frigideira para secar ainda mais, só por alguns instantes.Espere a farinha de amêndoas secar e esfriar totalmente antes de colocá-la em um pote.

Farinha de amêndoas: receita

Você já sabe como produzir sua própria farinha de amêndoa em casa, então comece a usá-la cada vez mais em suas receitas e inove nos pratos. Essa farinha não funciona para fazer pães, mas pode ser usada em bolos e outras sobremesas.

  • Biscoito com farinha de amêndoa

Ingredientes:

6 colheres de sopa de farinha de amêndoas

1 colher de sopa de adoçante para receitas

1 colher de chá de fermento em pó

1 colher de chá de essência de amêndoa

1 ovo

2 colheres de sopa de óleo de coco

Modo de fazer: misture todos os ingredientes acima em uma única tigela funda, usando uma colher de pau. Depois, pegue uma colher de sopa para pegar as porções da massa. Cada colherada será equivalente a um biscoito. Coloque a massa separada em bolinhas em uma forma untada, deixe uma distância de pelo menos um dedo entre elas. Coloque no forno pré-aquecido  por 15 minutos.

  • Bolo com farinha de amêndoas

Ingredientes:

½ xícara de farinha de amêndoas

6 colheres de sopa de adoçante culinário

4 ovos

180 ml de leite de coco

2 colheres de sopa de  óleo de coco

1 colher de sopa de fermento

Modo de fazer: bata todos os ingredientes, menos o fermento, no liquidificador até conseguir uma massa lisa e uniforme. Coloque o fermento e misture gentilmente ao restante da massa, mas misture bem para que seja incorporado.

Coloque essa massa em uma forma untada e coloque no forno pré-aquecido por aproximadamente 25 minutos.

Farinha de amêndoas: Benefícios

A farinha de amêndoas vem ganhando cada vez mais espaço nas receitas brasileiras graças aos seus inúmeros benefícios para a saúde, emagrecimento e por ser uma fonte de alto teor nutricional.

A adição dessa farinha no consumo cotidiano pode ajudar a fortalecer ossos e dentes, pela alta presença de cálcio na semente, é um ótimo antioxidante, fornecendo muita vitamina B e E e ajuda na saúde da pele (previne espinhas).

Além dessas vantagens, a farinha auxilia na manutenção do colesterol bom e na diminuição do colesterol ruim, ajudando a emagrecer e evitando assim várias doenças, inclusive cardíacas.

Tabela nutricional

A farinha de amêndoas apresenta várias vantagens para o corpo humano e para a saúde, como pode ser verificado abaixo:

Benefícios da farinha de amêndoas

Farinha de amendoas tabela nutricional

*Esses cálculos foram baseados em uma dieta diária de 2.000 kcal

A farinha de amêndoas deve ser cada vez mais introduzida na culinária brasileira e seus benefícios divulgados. Aposte na fabricação caseira do produto, que não deixa nada a desejar dos vendidos industrialmente.

PROPAGANDA