Falta de Vitamina A | Conheça as Principais Causas

Conheça quais são as causas da falta de vitamina A e entenda porque você não pode deixar seu organismo com essa deficiência. Descubra também quais são as melhores alternativas de suprimento desse nutriente tão necessário ao nosso organismo!

Vitamina A: Importância para o corpo

Da pele a visão, o retinol (seu nome científico) é essencial para o bom funcionamento e preservação de diversas partes do nosso corpo, auxiliar no crescimento e fortalecer o sistema imunológico.

Ser indispensável para manter uma visão saudável talvez seja a sua característica mais conhecida, pois ela é a responsável por manter a integridade da córnea. A falta de vitamina A, nesse caso, pode ocasionar desde uma dificuldade em enxergar em ambientes escuros até a cegueira total, em casos mais graves.

Outra propriedade importantíssima dessa vitamina está em garantir a divisão celular e o bom funcionamento das células da pele. Por isso a vitamina A é tão eficiente no combate a doenças, fortalecendo os tecidos da pele e mucosas dos órgãos, que são a nossa primeira barreira de defesa contra infecções. Também é da sua ação sobre as células que se vê a sua contribuição para o crescimento e no fortalecimento do sistema imunológico.

Além disso, a vitamina A age como um antioxidante natural combatendo o envelhecimento e os radicais livres causadores de doenças como artrite e catarata. Não é à toa que a falta de vitamina A acarreta em graves problemas para o nosso organismo, mas afinal, o que pode causar a deficiência dessa vitamina?

Causas da Falta de vitamina A

Abaixo listamos os principais fatores responsáveis por causar a falta de vitamina A no corpo humano:

Ausência de aleitamento materno ou interrupção muito precoce da amamentação

falta de vitamina a causas

falta de vitamina a causas

vitamina A está ricamente presente no leite materno, sendo esse o alimento ideal e o mais indicado para crianças até os dois anos. Nesse período a criança está em formação e a vitamina A é fundamental no processo, por isso não abra mão da amamentação exclusiva até 6 meses de idade e continue amamentando mesmo depois de introduzir outros alimentos.

Pouca ingestão de alimentos que contenham gordura:

É isso mesmo! A vitamina A, assim como as vitaminas D, E, e K, é lipossolúvel. Isso quer dizer que ela necessita da gordura proveniente de alguns alimentos para ser absorvida.

Infecções recorrentes

Infecções podem causar falta de vitamina A por dois motivos; primeiro, porque causam falta de apetite, diminuindo assim a ingestão de alimentos; segundo, porque o organismo fica debilitado e a demanda natural pela vitamina fica maior, fazendo com que o corpo utilize todo o estoque disponível, aumentando a deficiência.

Pouco consumo de alimentos fontes de vitamina A

Para ajudar com esse problema, vamos indicar os alimentos que não podem faltar na sua dieta para manter o seu estoque de vitamina A sempre abastecido!

Alimentos fonte de vitamina A

Dentre os alimentos de origem animal, mais ricos em vitamina A, temos:

Fígado

Ovos

Leite de vaca

Manteiga

Queijos

Os alimentos de origem vegetal que são ótimas fontes da vitamina A são:

Cenoura

Batata doce

Manga

Espinafre

Couve

Mamão

Abóbora

Tomate

Evitar doenças e garantir a saúde do nosso corpo depende de equilíbrio. Tanto a falta de vitamina A como o seu consumo em excesso pode trazer prejuízo, por isso mantenha sempre uma alimentação saudável e balanceada.