Vegetais: Conheça a Lista dos mais Saudáveis

Se você está em busca de alimentação saudável e melhoria da qualidade de vida, o que não pode faltar em sua mesa são vegetais, independente do tipo, tamanho e cor. Na verdade, como os nutricionistas dizem, quanto mais colorido naturalmente seu prato, melhor será à sua saúde. E assim sendo, confira nesta matéria uma lista com os vegetais mais saudáveis e os principais benefícios oferecidos por todos eles!

Vegetais: porque são tão importantes

Todos nós precisamos de nutrientes, os quais são obtidos a partir da alimentação. Comer legumes e verduras, portanto, nos proporciona uma série de benefícios já que cada vegetal possui uma quantidade enorme de vitaminas, proteínas e demais elementos nutritivos dos quais nosso organismo depende.

exemplos de vegetais

Desde os menores vegetais como, por exemplo, o feijão (que é uma leguminosa), até os maiores (abóbora e outros), você encontrará um nutriente do qual seu corpo precisa em prol da manutenção de sua saúde.

Veja quais são os vegetais mais saudáveis.

Brócolis

Este é um vegetal que você jamais deveria deixar faltar em seu cardápio. O brócolis contém uma enorme quantidade de proteínas, às quais são utilizada na construção e manutenção do tecido muscular. Além disso, ele entra na lista de vegetais com alto teor de Cálcio e, por esse motivo, é um ótimo amigo dos ossos, prevenindo doenças como a osteoporose e evitando a descalcificação óssea.

Abóbora verde

Abobrinhas possuem, em sua maior parte, um dos líquidos dos quais todos nós dependemos, isto é, a água. Ainda conta também com uma substância chamada Sulforafano, a qual atua na prevenção do câncer.

Cenouras

Contém em sua maior parte uma rica porção de antioxidantes, os quais não te deixam envelhecer antes do tempo. Possuem também uma substância que se chama betacaroteno, que favorece a visão. Outras vitaminas presentes neste que é um dos melhores vegetais são: vitaminas B3 e B2, vitamina C e A, além de cálcio, potássio e fósforo.

Beterraba

Está entre os vegetais mais fibrosos e, por essa razão, faz um bem danado à estrutura intestinal (lembrando que, ao consumi-la, é preciso tomar muita água). A folhagem da beterraba conta com ácido ascórbico, vitamina A, Ferro e cálcio, enquanto o vegetal em si tem potássio (que faz bem aos músculos) e ácido fólico (previne doenças do coração).

Inhame

Se você deseja fazer uma faxina, assim dizendo, em seu organismo, conte com o inhame. Ele faz parte dos vegetais tubérculos e contém proteína, fibras, vitamina C e A, ácido fólico, niacina, tiamina, cobre, fósforo, ferro e potássio. Basta comer uma porção ao dia, preferencialmente no almoço, e você vai se sentir mais leve, pois o inhame ajuda seu corpo a jogar fora toxinas como corantes e conservantes.

Vegetais mais saudáveis: continuação

Bom, existem centenas de vegetais e todos fazem bem à saúde. Porém, como não é possível mencionar todos aqui, separei os mais benéficos. Dê só uma olhada:

  • tomate
  • feijões
  • rabanete
  • nabo
  • mandioca

Outros: palmito, aspargo, aipo, tomate, pimentão, pepino, chuchu, berinjela, abóbora, couve-flor, alcachofra, rúcula, repolho, espinafre, escarola, couve, agrião, alface, acelga.

Recomendações

Apesar dos vegetais serem amigos da saúde e do bem estar, é preciso saber prepará-los. Isso envolve não colocar muito sal (ou utilizar o sal marinho), dar preferência a temperos naturais e realizar uma ingestão moderada já que os vegetais também têm, em sua composição, um bom número de carboidratos.

Leia Também:

Outro ponto importante é lavar bem as verduras e legumes, além de dar preferência aos vegetais orgânicos e livres de agrotóxicos. O ideal é ter uma hortinha em sua casa, pois assim você terá certeza de que está comendo um vegetal realmente saudável e mais nutritivo.