Erva Unha de Gato: Indicações, Benefícios e Dicas

As plantas medicinais nos acompanham desde os primeiros tempos e ainda hoje sabemos o quanto elas podem nos ajudar. A erva unha de gato, por exemplo, é uma delas e tem origem aqui mesmo no Brasil e vem da região amazônica.

É uma das poucas ervas que foi reconhecida pelos seus poderes medicinais num congresso realizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Essa erva é bastante popular, fácil de ser encontrada e você pode consumi-la em diversos formatos: natural num chá, em cápsulas, extratos concentrados e líquidos, tabletes ou mesmo cremes.

unha de gato contra indicações

As diversas propriedades da erva unha de gato

Não é por acaso que essa planta é uma das mais utilizadas fora da medicina tradicional, mas, ainda assim, é bastante recomendada pelos profissionais. Ela apresenta propriedades antioxidantes, analgésica, anti-inflamatória, diurética, também é antiviral, reduz a pressão arterial sendo assim uma planta que causa a hipotensão e também antimutagênica.

Os principais benefícios dessa erva

1. Melhora o sistema imune

O sistema imune é formado pelas nossas células de defesa que são como soldados preparados para nos defender dos ataques de vírus e bactérias. Substâncias alcaloides encontradas tanto na raiz quanto na casca da planta melhoram o funcionamento do sistema imunológico.

PROPAGANDA

2. Diminui a pressão arterial

De acordo com algumas pesquisas, até 2025 o Brasil terá 80% a mais de hipertensos se o estilo de vida da população não mudar. Uma das alternativas é incluir no dia a dia a erva de gato. Uma substância chamada de hirsutina, presente na planta, é a grande responsável por esse efeito benéfico.

Ela evita que o cálcio, um sal mineral, entre nos vasos sanguíneos e assim, eleve a pressão arterial. Outro motivo pelo qual ocorre a hipotensão é o fato da hirsutina aumentar o diâmetro dos vasos sanguíneos. É como trocar um canudo de refrigerante por um de milk-shake: o sangue tem mais espaço para passar e assim exerce menos pressão nas paredes.

3. Melhora os sinais e sintomas da artrite

Uma doença típica de pessoas que estão entrando na 3ª idade, a artrite pode causar dor, incomodar bastante e até mesmo limitar os movimentos. É uma inflamação que ocorre nas articulações e assim, prejudica não apenas os ossos que estão na região, como também músculos, ligamentos e tendões.

Um estudo realizado com pessoas que tinham a doença relatou que após esse grupo consumir 100 gramas da erva unha de gato por um determinado tempo, ajuda a reduzir a dor que sentiam por conta da patologia.

4. Melhora o funcionamento do aparelho digestivo

Essa erva já é utilizada há muito tempo para tratar diversos problemas típicos do sistema digestivo: inflamação no intestino – também chamada de colite, gastrite, síndrome do intestino irritável e outras do tipo. Por seu efeito anti-inflamatório é um excelente ajudante no combate a inflamações do aparelho gástrico.

Unha de gato pode ajudar no emagrecimento?

O consumo da erva pode dar a impressão de que ela ajuda na perda de peso, mas não é exatamente isso que acontece. Por ela ser diurética, ela “desincha” o nosso corpo e elimina diversas toxinas que promovem a inflamação e, consequentemente, formam edema, um tipo de líquido. Isso pode dar a falsa impressão de perda peso.

Há contraindicações?

Como não há ainda uma grande quantidade de pesquisas com a planta, não é aconselhável o consumo da erva unha de gato por gestantes ou por aqueles que estejam tentando engravidar. Portadores de doenças autoimunes, tuberculose e outras do tipo também não devem consumir. Outros grupos que não devem usar a planta são:

  • pessoas com leucemia;
  • indivíduos com histórico de úlcera;
  • qualquer um que apresente distúrbios sanguíneos já que a erva reduz o processo de coagulação;
  • Parkinsonianos devem consultar o médico antes de tomar o chá ou consumir a planta em qualquer de suas formas.

Leia Também:
Pata de Vaca | Benefícios e Cuidados!

Noz da Índia Emagrece? Como Usar? Contra Indicações

Funcho: O Que é, Quais os Benefícios e Dicas

O melhor é conversar com médico antes de tomar a erva unha de gato para não correr nenhum risco. Quer conhecer os benefícios de mais ervas? A de São João pode melhorar a sua saúde!

PROPAGANDA