Dominio: dietaeboasaude.com.br
Chave: ab8b1f68be3ecb0416f17e34674787df2398239f
Hora do cache: 1508525215
Vida do cache: 1508568415
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: a32908f9025b7eac536fee146652bdce4086e4b5
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Bem Estar

Entamoeba Histolytica: Sintomas e Formas de Tratamento

Entamoeba Histolytica: Sintomas e Formas de Tratamento
5 (100%) 4 votes

Você já ouviu falar de uma doença chamada amebíase? A Entamoeba histolytica é a principal causadora desse mal que causa um grande desconforto intestinal como dores intensas. É uma infecção que ocorre de forma muito comum em regiões do país onde não há saneamento básico.

Dessa forma, os alimentos e a água que as pessoas tomam ficam expostas a esse agente invasor que se aloja no intestino, se alimentando dos desejos metabólicos da nossa refeição.

Saiba um pouco mais sobre o assunto e como evitar que a sua comida e bebida sejam contaminados!

O que é amebíase e quais são as causas?

É uma infecção causada por um parasita com o nome de Entamoeba histolytica que se desenvolve em locais com esgoto a céu aberto e onde as pessoas usam fossas e córregos para evacuar as fezes.

Entamoeba histolytica

Esse invasor entra no nosso corpo por meio da ingestão de um alimento ou líquido, principalmente água que estejam contaminados. Também pode penetrar diretamente pela pele caso a região tenha entrado em contato direto com o bolo fecal.

O parasita libera alguns cistos que podem ser considerados como a forma inativa do invasor e que pode viver por meses alojado em algum alimento, água ou fezes.

Há também diversos fatores de risco, ou seja, comportamento e situações que deixam certos indivíduos mais expostos ao parasita como:

  • ser alcoólatra;
  • estar num estado de desnutrição;
  • gestante;
  • ter relação sexual sem proteção;
  • uso de algum corticoide que inibe o funcionamento do sistema imune;

Quais os sintomas causados pela Entamoeba histolytica?

Os sinais e sintomas só começam a se manifestar após cerca de 7 a 10 dias da exposição ao agente patológico. Podem aparecer sintomas mais leves como excesso de gases, fadiga, cólicas intestinais e sintomas mais graves, por exemplo, febre, vômito, diarreia, fezes com sangue e outros.

Em qualquer dos casos, o indivíduo deve procurar o sistema de saúde mais próximo de sua casa para um atendimento(que pode ser de emergência dependendo do caso). A diarreia e os vômitos, por exemplo, devem ser monitorados pois podem causar desidratação severa.

Como é realizado o diagnóstico?

Além de realizar o exame físico e fazer algumas perguntas, será necessário realizar o exame de coleta de fezes e também alguns exames de sangue para detectar se houve algum dano no sistema hepático. Caso esse último der positivo, serão necessários mais exames para descobrir se outros órgãos também foram lesionados.

Como realizar o tratamento?

Para os casos mais simples, os médicos costumam prescrever algum tipo de antibiótico que ajude a eliminar qualquer tipo de ameba. Também pode ocorrer a indicações de medicações para tratar os sinais e sintomas como um antitérmico ou algum outro para melhorar as náuseas e dores.

Caso a infecção esteja num estágio mais grave e tenha causado, por exemplo, úlceras em algum órgão, será necessária uma intervenção cirúrgica.

O tratamento como um todo costuma oferecer bons resultados e em pouco tempo é possível sentir a melhora dos sintomas. Em cerca de 2 semanas você já estará bem se seguir todas as recomendações médicas.

Quais formas de prevenção?

Como grande parte dos parasitas vêm de comidas e bebidas que não foram bem armazenadas, é necessário mudar isso. Por exemplo, o ideal é sempre beber água engarrafada, ou seja, mineral. Mas, se não pode ser o seu caso, vale a pena sempre ferver a água antes de bebê-la pois o calor da fervura consegue matar esses micro-organismos.

Evite sempre comer fora de casa e, caso você almoce todos os dias fora, o ideal é levar o almoço pronto ou pedir para olhar a cozinha do restaurante no qual for. Esse é um direito seu.

Vídeo bem detalhado: causas,sintomas,tratamento,transmissão e prevenção da amebíase (Entamoeba histolytica).

Leia Também:

Agora que você já sabe os males que a Entamoeba histolytica pode causar, compartilhe esse post nas suas redes sociais e alerte outras pessoas!

Gostou Comente no Facebook