Dor de Garganta | Dicas e Orientações Importantes!

O outono/inverno está aí e com ele muitas doenças começam a aparecer entre elas a dor de garganta. Aqui você vai saber as causas e como tratar este mal.

O Que é a Dor de Garganta?

A dor de garganta é uma inflamação que normalmente é causada por refluxo, nariz entupido ou por agentes externos como a poeira do ar. Nem sempre a dor se manifesta da mesma maneira.

Ela pode ser:

Dor de garganta constante ou persistente

Este tipo de dor dura mais de 4 dias. Ela merece uma avaliação médica porque pode ser um quadro infeccioso como amigdalite, por exemplo. Normalmente o médico prescreve o uso de antibióticos como a Amoxicilina ou Penicilina.

Dor de garganta e ouvido

Quando a dor de garganta evolui para uma dor de ouvido o ideal é consultar um otorrinolaringologista. O médico irá avaliar e prescrever algum remédio anti-inflamatório para combater os sintomas.

PROPAGANDA

Dor de garganta ao falar:

Pode estar relacionada com outros tipos de inflamação como a faringite ou laringite. Normalmente a grande causa da faringite é a sinusite e o refluxo. É causada por vírus e se não tratada evolui para a amigdalite.

A amigdalite é uma inflamação das amígdalas (tecidos arredondados que ficam um de cada lado da garganta). É causada normalmente por bactérias. Além de dor ao engolir, causa febre, mal estar e indisposição. Se houver formação de placas de pus você deve procurar o médico de imediato para o tratamento adequado.

A inflamação da laringe pode trazer alterações na voz como a rouquidão e também tosse e dificuldade para engolir. É causada normalmente por vírus. Se os sintomas persistirem por mais tempo procure ajuda médica.

Dor frequente

Quando você tem dores de garganta frequentes é um sinal que o seu sistema imunológico está fraco. O ideal é passar por uma avaliação médica para que este indique o melhor tipo de tratamento. Normalmente o profissional indica a ingestão de alimentos ricos em vitamina C. Eles irão dar aquele upgrade na sua saúde.

 Formas de Tratamento dor de Garganta

dor de garganta e febre

dor de garganta e febre

O tratamento é definido pelo profissional vai de acordo com a intensidade e gravidade da dor de cada pessoa. Mas existem alternativas para aliviar os sintomas que a  dor de garganta traz. Entre eles estão:

Hexamidina em Spray

Quem é que consegue se alimentar bem com a garganta doendo não é mesmo? Pensando nisso o mercado desenvolveu um spray para dar um efeito anestésico na dor. Assim você consegue se alimentar melhor para que não haja a piora do quadro infeccioso. Qual o risco deste medicamento? O grande problema é que o efeito do remédio é temporário. O que pode fazer com que haja uma piora da situação pelo fato de você forçar demais a garganta enquanto estiver sob efeito do remédio.

Própolis

É natural e age diretamente na  dor de garganta aliviando os sintomas.

Gengibre

O gengibre é um poderoso anti-inflamatório que atua não para a cura, mas alivia e muito os sintomas causados. O chá de gengibre e a bala de gengibre são uma ótima opção para melhorar a dor de garganta e irritação do local inflamado.

Os chás

Aquela velha receitinha da vovó de chá de gengibre com alho funciona como um ótimo anti-inflamatório. Agora cuidado com a temperatura do chá. Bebidas quentes podem piorar a inflamação.

Maçã e frutas cítricas

Incluir estas frutas no seu cardápio é um jeito saudável de tratar a garganta. Por serem ricos em vitamina C o seu sistema imunológico será reforçado.

Um bom gargarejo

Os médicos aprovam o uso do gargarejo somente com água morna para aliviar os sintomas e tratar a dor. Aliás, a hidratação em si melhora o processo inflamatório. Ela ajuda a fazer uma limpeza geral na garganta e em todo o seu corpo. Até mesmo para que o seu sistema imunológico funcione melhor. Por isso além do gargarejo se esforce e beba bastante água para acelerar a sua recuperação. Viu como apesar do incômodo a dor pode ser aliviada por vários métodos? As nossas dicas ajudam, mas não dispensam a orientação médica. Trate bem do seu corpo para fortalecer a sua saúde. 

Especialista da Dicas e Orientações Importantes Sobre a Dor de Garganta.

Causas da garganta Inflamada, dor de garganta de forte intensidade, rouquidão e febre.

Deixe seu comentário registrado aqui e ajude-nos a trazer muito mais novidades para você!

PROPAGANDA