Bem Estar Valdeni Duarte

Principais Causas da Dor de Cabeça e Tratamentos Caseiros

Também chamada de cefaleia, a dor de cabeça pode trazer inúmeros transtornos e prejudicar a nossa vida. Por causa dela podemos perder um dia de trabalho ou uma prova importante na faculdade. Fazer qualquer coisa, mesmo que em casa, com essa dor, é quase impossível. É por isso que vamos te dar algumas dicas sobre como fazer remédio caseiro para dor de cabeça.

Mas antes, vamos conhecer um pouco mais sobre esse problema e quais as suas principais causas. Fica mais fácil resolver um problema quando entendemos mais sobre ele.

Quais as principais causas de dor de cabeça?

dor de cabeça remedio caseiro

Sabia que dor de cabeça é um dos maiores motivos das pessoas irem ao pronto socorro? Ela pode durar alguns minutos, horas ou mesmo dias e pode ser bastante intensa. E o que antes era coisa apenas de adulto, hoje pode ser encontrada em jovens, adolescentes e até mesmo em crianças. A cefaleia pode ser causada por diversos motivos:

  • estresse;
  • calor excessivo;
  • ficar noites sem dormir;
  • passar do horário das refeições;
  • comer certos tipos de alimentos;
  • cheiros fortes;
  • fazer muito esforço, seja ele físico, seja mental;
  • manter uma postura incorreta;

Em alguns casos, a dor pode ser muito persistente e violente e, nesses casos, o ideal é buscar por um especialista ou ir a uma emergência. Mas, se o seu problema é uma dor de cabeça leve e esporádica, alguns remédios caseiros e naturais podem ajudar. Lembre-se não tome medicamentos por conta própria, mesmo aqueles que não precisam de prescrição. É sempre indicado falar com o seu médico primeiro.

Formas caseiras para passar a dor de cabeça

1. Bolsa de gelo

O gelo é um importante aliado nos momentos em que você está sentindo alguma dor. O frio consegue reduzir a velocidade de tudo dentro do nosso corpo, inclusive dos impulsos nervosos que levam a mensagem da dor para o nosso cérebro. Desta forma, a dor acaba diminuindo.

Uma forma bastante eficiente de usá-lo é enquanto o efeito da medicação não acontece. Assim, é possível fazer a dor ir embora quase que instantaneamente.

2. Massagem

Se a causa da dor de cabeça for a tensão muscular – normalmente causada pelo estresse – então uma boa e específica massagem pode ajudar a acabar com a dor. Existem alguns pontos de tensão nos nossos músculos que podem provocar muita dor e quando falamos de músculos, não podemos esquecer que eles também estão na nossa cabeça.

Portanto, manipular esses pontos de tensão pode fazer com que o músculo volte ao normal e pare de provocar a dor.

3. Compressa de água quente ajuda a aliviar a dor de cabeça

Se o frio pode ajudar, a água quente também pode, mas de uma forma diferente. Aqui você não mergulhará um pano na água quente ou usará uma bolsa simplesmente. É necessário seguir os seguintes passos:

  1. esquente 250 ml de água e, com a ajuda de um termômetro, identifique quando ela ficar entre 60 e 70° C;
  2. depois, misture 2 colheres de chá de sal do Himalaia;

Você terá uma solução salina de 8% e é muito importante que seja o sal que acabamos de indicar. Ele é rico em diversos nutrientes como potássio, ferro, magnésio e só tem metade do sódio presente em um sal de cozinha comum. Por conta de todas as suas propriedades, a dor de cabeça acaba rapidamente.

Você deve mergulhar um pano limpo nessa solução e colocá-lo na testa por cerca de 20 minutos. Dentro desse intervalo de tempo você conseguirá sentir o alívio. Depois, limpe toda a região com água comum.

Leia Também:

Gostou das nossas dicas sobre remédio caseiro para dor de cabeça? Fique por dentro de outras como essa curtindo a nossa página do Facebook!

| Website

Proprietário do site, adora ler e compartilhar informações sobre saúde na internet. Criou o blog Dieta e Boa Saúde em 07 de março de 2014, onde compartilha dicas de alimentação e hábitos de vida saudáveis, bem como plantas medicinais, exercícios, receitas e afins".

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.