Como fazer a Dieta Mind?Alimentos Recomendados

Algumas dietas ajudam na perda ou no ganho de peso, outras, previnem e tratam doenças. Este é o caso da Dieta MIND. Ela consegue auxiliar na prevenção de doenças crônicas como o Alzheimer e a hipertensão arterial. Vamos agora descobrir um pouco mais sobre ela.

O que é a Dieta MIND?

Essa dieta foi desenvolvida a partir de duas outras já muito conhecidas: a Dash e a Mediterrânea. A sigla MIND significa, em português, Intervenção Mediterrânea-DASH. Ela se tornou bem conhecida e ganhou destaque após uma pesquisa ser divulgada numa revista de renome no meio acadêmico e médico.

O estudo realizado entre 2004 e 2013 e com mais de 900 voluntários conseguiu confirmar o grande benefício dessa dieta. Os participantes que fizeram a Dieta MIND reduziram em 53% as chances de desenvolverem a Doença de Alzheimer. Essa porcentagem foi válida para os que seguiram a alimentação à risca. Já para os que fizeram a dieta de forma moderada, os números caíram para 35%, mas, ainda assim, trouxe benefícios.

dieta mind alzheimer

Como funciona essa dieta?

Assim como em qualquer outra, a Dieta MIND possui alimentos que devem fazer parte de cardápio e outros não. Descubra agora quais são eles.

PROPAGANDA

Alimentos Recomendados

No total são 10 alimentos essenciais que fazem bem para o cérebro e consegue oferecer todos os benefícios que a dieta traz consigo.

  1. Hortaliças

A alface, acelga e rúcula são vegetais ricos em fibras e vitamina C (essencial para a formação de colágeno e também um excelente agente antioxidante). No caso da couve-flor, da couve-manteiga e do brócolis eles devem estar na dieta porque possuem substância anticancerígenas. Também são ricos em sais minerais – cálcio, selênio, fósforo e magnésio – e também das vitaminas K, C e E.

  1. Oleaginosas

As castanhas e nozes são alimentos que fazem parte desse grupo e são ricas em gorduras saudáveis, que fazem bem para o nosso coração e para o sistema circulatório. Também são agentes antioxidantes, retardando o envelhecimento celular e ajudando na prevenção do câncer e doenças crônicas como o Alzheimer.

  1. Cerais integrais

Possuem muitas fibras e, por isso, conseguem melhorar o trânsito intestinal sendo excelente para aqueles que sofrem com a constipação. Também ajudam a aumentar a saciedade e assim, podem auxiliar, inclusive, na perda de peso.

  1. Vinho

Após a fermentação do vinho, uma substância chamada resveratrol que é um antioxidante. Além desse benefícios, o álcool também oferece vantagens, pois age como um vasodilatador e assim, ajuda a reduzir a pressão arterial e o risco de infarto e AVC. O ideal é consumir, no máximo, 1 ou 2 taças de vinho por dia já que acima de 15 gramas de álcool por dia aumenta o risco de mortalidade.

Descubra outras vantagens dessa dieta

Além de reduzir o risco de Alzheimer, a dieta MIND também consegue oferecer outros benefícios para a nossa saúde.

1. Previne o diabetes

A dieta auxilia por 2 motivos. O primeiro deles é o fato dela conter muitas fibras que, por sua vez, impedem a formação dos picos de insulina e assim, diminuem o nível de açúcar no sangue. O segundo é que você perceberá que a vontade de comer doces diminui e assim também torna-se uma forma de prevenção do diabetes.

2. Melhora o trânsito intestinal

Essa dieta é rica em fibras insolúveis que, por sua vez, são excelentes para aumentar a movimentação do bolo fecal dentro do intestino. Isso também aumenta a quantidade de bactérias benéficas para o corpo, melhorando a flora intestinal. Mas, para adquirir essa vantagem, é necessário consumir uma grande quantidade de água.

3. Diminui a pressão arterial

Tanto a Dieta Dash quanto a Dieta do Mediterrâneo possuem uma certa restrição quanto ao uso de sal. Como a Dieta MIND é uma associação dessas duas, não poderia resultar em outra coisa: ela também auxilia no tratamento e na prevenção da hipertensão arterial.

Leia Também: As 7 Melhores Dietas Para Perder Peso Rápido

Gostou de saber mais sobre a Dieta MIND? Veja também outras opções de dieta de acordo com o seu objetivo como, por exemplo, uma dieta para ganhar massa muscular!

PROPAGANDA