Dieta dos Pontos, Perder Cerca de 4 Kg Semana

A dieta dos pontos foi criada pelo endocrinologista Alfredo Halpern e se tornou um grande sucesso entre as pessoas que querem emagrecer e manter o peso sem ter de contar calorias.

Dieta dos pontos trata-se de um método simples, que conta com uma tabela de pontos para cada tipo de alimento. Assim, ao invés de contar calorias, basta contar os pontos de tudo o que se consome durante o dia e manter a alimentação dentro da pontuação desejada.

Em média, é possível perder cerca de 4 Kg na primeira semana e, depois disso, cerca de 3 Kg por mês seguindo a dieta dos pontos. E o melhor é que a reeducação alimentar que se segue com esta dieta, garante que o peso extra não volte mais.

Como Funciona a Dieta dos Pontos

Como em toda dieta, a ideia é consumir menos calorias do que se gasta diariamente. Porém, uma das principais vantagens da dieta dos pontos é que, além de ser um método relativamente fácil de emagrecer, também proporciona a perda de peso gradual e definitiva. 

Cada ponto equivale a 3,6 calorias e o cardápio pode ser criado de acordo com as preferências de cada um. Entretanto, é importante variar os alimentos, não gastando a cota diária de pontos com guloseimas, por exemplo, para não sofrer com a perda de nutrientes essenciais ao organismo. As refeições devem ser equilibradas e fracionadas em 5 ou 6 vezes por dia.

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A dieta dos pontos funciona da seguinte forma: é preciso saber qual o limite diário de pontos e somar os pontos de tudo o que se come durante o dia, anotando um a um para não esquecer de marcar até mesmo as ‘beliscadas’ no intervalo das refeições. Assim, além de controlar as calorias diárias, é possível ter uma boa noção de tudo o que se come, exercitando o autocontrole e iniciando uma reeducação alimentar sem maiores dificuldades.

Para saber a quantidade de pontos que pode ser consumida por dia, é preciso levar em conta alguns fatores, como altura, peso, idade, sexo e o nível de atividades físicas que a pessoa pratica diariamente. Ou seja, trata-se de uma dieta personalizada, que traz melhores resultados se for indicada por um médico ou nutricionista.

Alimentação Durante a Dieta dos Pontos

Quase nenhum alimento é proibido na dieta dos pontos, mas existem alguns que são recomendados com maior frequência, como: legumes, grãos, massas integrais, frutas e verduras, os quais toda dieta equilibrada deve conter.  Os únicos alimentos não recomendados na dieta dos pontos são aqueles que contem a chamada gordura trans, geralmente presente em salgadinhos, biscoitos recheados, sorvetes e frituras em geral.

No cardápio do café da manhã da dieta dos pontos, a melhor opção é incluir cereais, frutas, pães e biscoitos light ou integrais, chás, leite desnatado e café com adoçante.

No almoço, não podem faltar as proteínas magras como peixes e frango, soja, feijão, lentilha, as massas e cereais integrais, além dos vegetais.

Nos intervalos entre as refeições, os lanches servem para manter o metabolismo funcionando bem, evitando o jejum prolongado e diminuindo a fome, com a ingestão de frutas, sanduiches magros, iogurtes e barras de cereais, por exemplo.   

Como Começar a Dieta dos Pontos

O primeiro passo é fazer o calculo para saber qual o seu limite diário de pontos. Para fazer este calculo, é preciso considerar:

  • TMB – Taxa de Metabolismo Basal
  • IMC – Indice de Massa Corporal
  • Nivel de sedentarismo ou de prática de atividades físicas

Encontrando o resultado do seu limite diário de pontos, basta consultar a tabela de pontuação dos alimentos e organizar a dieta diária, lembrando de equilibrar e variar os alimentos o máximo possível.

Tabela de Pontos dos Alimentos

Com a tabela de pontos dos alimentos, fica mais simples seguir a rotina da dieta dos pontos e controlar a alimentação diária. 

 

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Tabela dieta dos pontos dieta e boa saudejpg

Enfim, com a dieta dos pontos é possível comer de tudo e, se por acaso você não resistir a um determinado alimento e extrapolar na contagem diária, poderá compensar logo em seguida, mantendo o controle da sua dieta sem sofrimento.

 

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