Dieta Dash Emagrece,e Ajuda no Controle da Hipertensão Arterial

As dietas existem há muitos anos e para as mais diversas finalidades. Alguns as utilizam para perder peso, outros para manutenção de peso e outros ainda as usam para ganhar peso. Há também dietas que auxiliam do controle de doenças como é o caso da Dieta Dash.

Ela foi criada, especificamente, para ajudar no controle da hipertensão arterial. O número de indivíduos que são hipertensos cresce a cada dia e essa alteração da pressão sanguínea dentro dos vasos tem se tornado a causa de grande parte dos óbitos registrados.

Dieta Dash emagrece

Muitas pessoas utilizam a Dieta Dash com a finalidade de emagrecer. Afinal de contas, o excesso de peso também é um fator de risco para a hipertensão arterial. Mas será que ela realmente ajuda no emagrecimento? Vamos agora saber um pouco mais sobre a dieta e os benefícios que ela pode oferecer para a saúde.

Como funciona essa dieta?

Estamos falando de uma dieta voltada para o tratamento de uma das mais prevalentes doenças crônicas, a hipertensão arterial. Uma das coisas que podemos esperar dela é a restrição a certos alimentos e também há alguns temperos.

PROPAGANDA

O primeiro deles é o sal. É do conhecimento da maioria que o sal é o grande inimigo desse grupo de pessoas. Quanto mais dessa substância temos no sangue, mais água sai das células para a corrente sanguínea. Com isso, o volume de líquidos dentro dos vasos aumenta, aumentando o trabalho cardíaco e a pressão arterial. Leia Também: Sal na Alimentação Aprenda Como Substituir!

Outra forte restrição é para as gorduras saturadas. Estamos falando da gordura presente na carne vermelha, especialmente, aquela gordura encontrada na picanha que todos amam comer durante um bom churrasco. Ela também está presente no leite e seus derivados como queijo e manteiga e também em óleos vegetais.

Esse tipo de gordura é bem perigosa. Quando a comemos em quantidade acima do ideal (para pessoas saudáveis, até 10% do total de gorduras consumidas em 1 dia, para os hipertensos, 6%), ela se acumula nas paredes dos vasos formando as temidas placas de ateroma. Com o passar do tempo, elas vão aumentando e podem tomar o espaço do vaso, impedindo que o sangue passe.

Sabia que açúcar também não é recomendado? Alguns acham estranho uma dieta para hipertenso ter restrição de açúcar. Mas além do diabetes acompanhar a hipertensão em vários casos, o excesso de açúcar – carboidratos – favorece o sobrepeso, algo ruim para o hipertenso.

A Dieta Dash emagrece?

Sim, essa dieta pode ajudar na briga contra a balança apesar dela não ter sido desenvolvida para essa finalidade. Isso ocorre porque estamos falando de um cardápio balanceado, com algumas restrições como gorduras ruins e açúcares que aumentam o peso. Portanto, seguir essa dieta, além de te auxiliar no emagrecimento, também melhorará a sua saúde.

O que comer nessa dieta?

Aqui você terá um pouco de tudo. Por exemplo, as gorduras boas, encontradas nas nozes, castanhas e amendoins, estão liberadas – claro que numa quantidade adequada. As carnes magras também estão liberadas como frango grelhado sem a pele e pouco sal e, especialmente, os peixes. Eles possuem uma gordura chamada ômega-3 que ajudam a reduzir o nível de gorduras no sangue.

Você também não precisa dar adeus ao leite e seus derivados. É possível fazer algumas substituições mais saudáveis como, por exemplo, trocar o leite integral pelo semidesnatado ou trocar o queijo mussarela ou prato pelo branco ou cottage, que possuem pouca gordura e muita proteína.

Frutas e verduras também devem entrar no cardápio, mas com moderação. Algumas frutas possuem muitos carboidratos como a banana e a manga. Neste caso, coma apenas 1 ou 2 desse tipo e consuma mais frutas selvagens como o morango que possui pouco açúcar na sua composição.

Conheça Outras Dietas:
As 7 Melhores Dietas Para Perder Peso Rápido

Dieta dos Pontos, Perder Cerca de 4 Kg Semana

• Dieta Dukan | Perda de Peso Rapidamente!

• Jejum Intermitente:Como Funciona,Intuito e Benefícios

O que achou da Dieta Dash? Se você está precisando dela ou conhece alguém que precisa, vai querer saber também um pouco mais sobre a hipertensão arterial.

PROPAGANDA