Dominio: dietaeboasaude.com.br
Chave: ab8b1f68be3ecb0416f17e34674787df2398239f
Hora do cache: 1503010212
Vida do cache: 1503053412
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: a32908f9025b7eac536fee146652bdce4086e4b5
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Alimentação Bem Estar

Tipos de Carboidratos e Suas Funções.

Tipos de Carboidratos e Suas Funções.
4.7 (93.33%) 3 votes

Os carboidratos têm se tornado os vilões da alimentação nos últimos tempos, até mesmo a gordura tem se destacado em detrimento desses nutrientes. Boa parte da nossa alimentação diária é à base de carboidratos e essa substância é a principal fonte de energia para o nosso corpo, desde funções mais básicas como respirar, até as mais complexas como quando fazemos exercício.

Mas antes de atacá-los, é necessário conhecer mais sobre o assunto e entender que todos os nutrientes são necessários para a manutenção do nosso organismo. O problema não são os carboidratos, mas sim, a forma como são consumidos.

Vejamos agora um pouco mais sobre eles e sua importância para a nossa saúde!

O que são carboidratos?

carboidratos função

Os carboidratos são feitos de, basicamente, 3 elementos químicos: oxigênio, carbono e hidrogênio. Eles se unem para formar a sua unidade mais simples conhecida como monômeros e, a partir daí, se unem novamente, em diversos formatos e estruturas que se transformam em polímeros aos quais chamamos de carboidratos.

Esses polímeros são divididos em algumas classificações:

  • Monossacarídeos: sendo que o mais importante para nós é a glicose, já que o nosso organismo tem preferência por retirar a energia necessária dessa substância;
  • Dissacarídeos: resultam da união de 2 monossacarídeos e são bastante conhecidos. Por exemplo, temos a lactose, um açúcar presente no leite e que causa intolerância em certas pessoas;
  • Polissacarídeos: junção de 3 monossacarídeos em diante e os mais complexos. Aqui temos a celulose, presente nas plantas, o amido – junção de milhares de células e glicose – e o glicogênio, principal reserva de energia animal.

Quais são os tipos de carboidratos?

Existem, basicamente, 2 tipos de carboidratos: os simples e os complexos. Uma das diferenças entre um tipo e outro é a estrutura da cadeia molecular que acaba gerando, como consequência, uma outra diferença entre eles que é o tempo de absorção. Vejamos mais sobre esse assunto.

Carboidratos simples

Esse carboidrato é o que mais consumimos e está presente no pão que tomamos no café da manhã, na massa do macarrão e no arroz do almoço e também no pedaço de bolo do lanche da tarde. Sendo assim, quase tudo o que consumimos possui carboidrato simples.

Esse tipo é consumido de forma mais rápida pelo nosso organismo por ter cadeias carbônicas mais simples, ou seja, mais fáceis de serem quebradas. Desta forma, os níveis de glicose na corrente sanguínea acabam subindo rapidamente e formam o chamado pico de insulina.

Carboidratos complexos

São os que mais levam tempo para serem consumidos pelo nosso corpo pois possuem cadeias de estrutura complexa e assim, demoram mais para serem metabolizadas. São mais cadeias para serem quebradas até chegarem ao monossacarídeo glicose para enfim, ser transformado em energia.

Por causa disso, os carboidratos complexos acabam sendo mais benéficos para a nossa saúde, pois não desencadeiam o pico de insulina reduzindo as chances de diabetes. Aqui temos como exemplos alimentos integrais como o arroz, alimentos naturais como verduras e frutas (apesar de algumas terem carboidratos simples) e grãos de uma forma geral.

Uma curiosidade e que pouca gente sabe é que, tanto o carboidrato simples quanto o composto, possuem 4 kcal. O grande diferencial para uma dieta balanceada está realmente no tempo de absorção, o que torna o tipo complexo mais saudável.

Carboidratos Função

Você já pode ter notado que, quando se fala em carboidratos, o termo “produção de energia” está sempre associado. Isso porque essa é a principal função desses nutrientes nas nossas vidas: gerar energia para o funcionamento do corpo.

Desta forma, tanto o carboidrato simples quanto o complexo podem ajudar na perda de peso quando aliados à prática de exercícios físicos. Por exemplo, consumir o tipo complexo antes dos treinos melhora o desempenho. Já o consumo após a atividade deve ser de carboidratos simples, pois eles conseguem oferecer, de forma imediata, a energia necessária.

Leia Também:

Se você está praticando musculação e quer ver os resultados do seu esforço rapidamente, além de consumir os carboidratos certos, no momento certo, existem outros alimentos necessários. Descubra quais são eles!

Loading...

Gostou Comente no Facebook