Dieta Atkins | Fases da Dieta, Cardápio e Dicas

A Dieta Atkins é mais conhecida como dieta da proteína e basicamente consiste na redução do consumo de praticamente 98% de carboidratos, substituindo-os por proteínas e adotando um consumo de alimentos de origem animal como, por exemplo, peixes, ovos, carnes, bacon, embutidos e queijos com características mais amareladas.

Distribuído em quatro fases, o método de emagrecimento possui um cardápio que deve ser seguido para que se obtenha um melhor resultado e não comprometa sua saúde. Veja agora como segui-la passo a passo!

Dieta Atkins: Fases

Fase 1 da Dieta Atkins – Introduzindo a Dieta

Essa é a fase em que o consumo de carboidratos é reduzido cerca de 98% e tem duração de duas semanas até o corpo entrar no estado conhecido como cetose (o fígado começa a usar a gordura no lugar da glicose). O consumo de carboidratos deve ser de 20 gramas por dia, e deve-se priorizar a ingestão de vegetais e saladas (com excessão dos tubérculos).

Fase 2 da Dieta Atkins – Perdendo Peso

Nesta etapa, o consumo de carboidratos deve aumentar mais 5 gramas na primeira semana, dez na segunda e assim por diante até você parar de perder peso. Quando isso ocorrer, é só subtrair 5 gramas de carboidratos do consumo diário e você manterá o peso.

Fase 3  da Dieta Atkins – PPC ou Pré Manutenção

No terceiro período da Dieta Atkins você vai passar da fase de perda de peso e efetuar a manutenção, aumentando a margem de ingestão de carboidratos mais 10 gramas, caso deseje parar de emagrecer e manter a forma física.

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Fase 4  da Dieta Atkins – Manutenção da Dieta

Essa é a fase em que tudo o que foi aprendido durante os períodos anteriores será aplicado de uma forma equilibrada, ou seja, você pode ampliar a variedade de alimentos para consumo mantendo um equilíbrio na ingestão de carboidratos e mantendo seu peso.

Dieta Atkins: Alimentos Permitidos

Ovos, aves, carnes em geral (atenção apenas aos miúdos, que devem ser ingeridos com moderação), crustáceos e peixes;

Verduras como: broto de alfafa, escarola, alface, rabanete, alface romana, rúcula, salsa, azeitona, pimenta, rabanete, chicória e pepino;

Bebidas, chá, água, café, refrigerantes Diet, água mineral. Evite derivados da cevada.

Óleos vegetais em geral, de salmão, de gergelim, canola, soja, de linhaça, açafrão, nozes e girassol. Observe se foram prensados a frio, é melhor.

A lista de alimentos permitidos é vasta, o que lhe permite ter muitas opções na hora de criar suas refeições diárias balanceadas.

Dieta Atkins: Cardápio

Aqui você encontrará uma das muitas opções de cardápio, confira:

Café da manhã:

  • 1 copo de leite batido com 10 morangos;
  • 1 omelete , sal e ervas;
  • 1 fatia de pão integral.

Lanche da manhã:

  • Fatias de peito de peru ou queijo branco.

Almoço:

  • Filé grelhado de frango;
  • Salada de tomate, rúcula e pepino;
  • Abobrinha e berinjela assadas.

Lanche da tarde:

  • 200 ml de iogurte natural, sabor a seu gosto.

Jantar:

  • Salada de pepino, alface roxa e escarola;
  • Brócolis e salmão grelhado.

Ceia:

  • 1 pote de gelatina diet, sabor de sua preferência.

Antes de iniciar a dieta Atkins, procure orientação médica e nutricional, pois é restritiva e pode resultar em complicações para sua saúde caso não seja seguida corretamente. Jamais inicie dietas rígidas sem tomar as devidas medidas e precauções.

Concluindo, espero que você tenha gostado do artigo e que as informações que passei aqui lhe sejam úteis, ajudando no processo de emagrecimento. Qualquer dúvida, dicas ou sugestões, só deixar um comentário.

O site dietaeboasaude.com.br tem como função apenas ser um espaço informativo, um espaço de divulgação e educação sobre assuntos de bem-estar, nutrição, entre outros relacionados à saúde. Contudo, é preciso antes de iniciar ou tomar qualquer atitude consulte sempre um médico.

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