Diabetes Tem Cura? Pode Ser Controlada?

Ser diabético não é nada fácil. Além das privações comuns àqueles que desenvolvem a doença, atreladas a necessidade de evitar ao máximo o consumo de açúcar, também tem uma série de riscos que essa condição pode trazer aos seus portadores, como amputações, a necessidade de se fazer hemodiálise, a perda da visão, infartos e até mesmo derrames. Diante de tamanha gravidade é natural que as pessoas se façam uma pergunta recorrente: será que diabetes tem cura?

Diabetes tem cura?

A verdade é que para a medicina a ideia de que diabetes tem cura é totalmente furada, ou seja, impossível. A partir do momento que o quadro de diabetes se instala no paciente e é constatado o seu diagnóstico não dá para voltar atrás, ou seja, não dá para fazer com que a produção de insulina se equilibre outra vez.

Diabetes Não Tem Cura, Mas Pode Ser Controlada!

É claro que é perfeitamente possível controlar a doença. Por exemplo, se com o ganho de peso a pessoa se tornou diabética é bem provável que a partir de um tratamento contra a doença ela tenha que fazer uma dieta de restrição de calorias, que a obrigue a evitar carboidratos simples e açúcares, o que vai diminuir radicalmente a quantidade de açúcar no sangue e assim evitar um quadro de hiperglicemia, que é justamente o que caracteriza a diabetes. A partir dessa perspectiva é natural crer que a diabetes tem cura, afinal um exame de sangue mostraria os níveis de glicose no sangue normais.

Programa Diabetes Controlada – Dr. Rocha

Acesse e Saiba Tudo Sobre a Diabetes 

PROPAGANDA

A questão é que a diabetes se caracteriza por uma produção deficitária do hormônio insulina a partir do pâncreas e essa produção não consegue retomar a normalidade uma vez que a doença se instalou!

Isso é tão verdade que mesmo quando o paciente diabético está com as suas taxas de açúcar no sangue normais ele precisa fazer exames anuais de rotina, como o fundo de olho para avaliar a situação da retina, a microalbuminúrica, para avaliar a situação dos rins, entre outros. Também é fundamental sempre controlar o colesterol!

Se sabemos que hoje a perspectiva de que diabetes tem cura não é possível o futuro nos mostra oportunidades melhores. Atualmente estudam-se técnicas para transplante de pâncreas ou das ilhotas pancreáticas, responsáveis pela produção de insulina. Essas pesquisas são mais voltadas para a diabetes tipo 1 que para a diabetes tipo 2, mas ainda assim são possibilidades que talvez se tornem viáveis na prática, ajudando os mais de 250 milhões de portadores dessa doença em todo o mundo!

Programa Diabetes Controlada – Dr. Rocha

Remédio Natural Para Diabetes Fáceis de fazer

PROPAGANDA