Diabetes Mellitus | Tipos, Causas, Sintomas

Diabetes mellitus é considerado uma das doenças que mais atingem pessoas em todo mundo. Calcula-se que existam 250 milhões de portadores dessa condição em todo o planeta, mas as especulações apontam para que esse número chegue aos 380 milhões de portadores em 2025. O Brasil está na quarta posição no ranking de países com portadores de diabetes mellitus. São quase 15 milhões de pessoas e sabe-se que muitos diabéticos ainda não receberam o seu diagnóstico.

Quais as Causas da Diabetes Mellitus?

É uma doença que tem como base principal a genética e a hereditariedade. De modo geral se você tem pacientes em primeiro grau portadores dessa condição há grande probabilidade de desenvolvê-la, mais cedo ou mais tarde.

A mellitus é caracterizada por uma síndrome do metabolismo, que causa o acúmulo de glicose no sangue. Diabéticos apresentam deficiência na função do hormônio insulina, que é responsável por metabolizar a glicose, ou seja, recebe-la e enviá-la para as nossas células. Desse modo o corpo acaba não absorvendo o açúcar e ai as taxas aumentam consideravelmente, o que acaba trazendo à tona um perigoso caso de hiperglicemia, que caracteriza a diabetes mellitus.

Classificação do Diabetes Mellitus

Além dos fatores genéticos e hereditários a diabetes também se relaciona com o estilo de vida que a pessoa leva. Se ela tem uma alimentação descuidada e sem equilíbrio, com um consumo exagerado de carboidratos, gorduras ruins, açúcar e industrializados é muito provável que ela possa desenvolver diabetes mellitus, especialmente se a genética lhe aponta essa possibilidade. Além disso, fatores como o sedentarismo, a obesidade e o tabagismo também contribuem para que a doença se torne uma realidade na vida de milhões de pacientes.

A diabetes mellitus pode ser:

  • Diabetes tipo 1;
  • Diabetes tipo 2;
  • Diabetes gestacional;
  • Pré-diabetes;

A diabetes mellitus é uma doença totalmente sistêmica, que uma vez instalada no organismo pode prejudicar o funcionamento de diversos órgãos. Se ela não for tratada da maneira correta, com uma dieta equilibrada e a prática constante de exercícios físicos as suas complicações podem se instalar na vida dos pacientes. Entre elas estão a retinopatia diabética, edema macular diabética, edema macular diabético, pré diabético, infarto, entre outros!

PROPAGANDA

Baixe Cadernos de Atenção Básica que Fala Tudo sobre Diabetes Mellitus

Se você já sofre com a diabetes mellitus esforce-se para trata-la da melhor maneira possível, mas se cuide mais da sua alimentação, pratique atividade física e não deixe de fazer exames regulares, para evitar que esse quadro tão complicado acabe se tornando uma realidade irreversível na sua vida!

Artigos Relacionados Com Diabetes:

Diabetes | Confira a Dieta Para Diabéticos

Remédio Natural Para Diabetes Fáceis de fazer

Diabetes Gestacional, Aprenda Como Controlar.

Receitas Para Diabéticos | Conheçam as Melhores

Bomba de Insulina o Que é, e Como Funciona?

PROPAGANDA