Diabetes Gestacional, Aprenda Como Controlar.

Diabetes gestacional é uma condição que pode ocorrer durante a gravidez, que se caracteriza pelo aumento descontrolado da glicose no sangue da gestante. 4% das grávidas costumam apresentar a diabetes gestacional. Esse quadro se difere do que acontece quando uma mulher diabética engravida, já que para ser diabetes gestacional é necessário que a mulher jamais tenha se apresentado como hiperglicêmica ao longa da vida antes da gravidez.

A boa notícia é que a diabetes normalmente vai embora logo após o nascimento do bebê, então de modo geral o quadro de hiperglicemia deixa de existir em seguida ao parto. O problema é que as mulheres que desenvolvem diabetes gestacional passam a ter o risco de desenvolver em algum momento da vida a diabetes tipo 2.

Assista o Vídeo e Saiba o Que Comer Para Controlar a Diabetes Gestacional!

As Causas da Diabetes Gestacional

Não se sabe ao certo quais são as causas para a diabetes gestacional até agora. O que se entende é que durante a gestação a placenta produz níveis muitos altos de hormônios e todos eles acabam interferindo e prejudicando a ação da insulina no envio da glicose para as células.

 

A medida que a gravidez progride e o bebê cresce maior a ação da placenta no envio de hormônios que vão interferir no poder da insulina no seu sangue. Assim o aumento de açúcar no sangue pode ocorrer em alguns casos, podendo prejudicar o crescimento do bebê e o seu bem estar. Sendo assim, é comum que quando a diabetes gestacional ocorra ela apareça no segundo trimestre da gestação.

PROPAGANDA

 

Os fatores de risco

Alguns fatores de risco podem contribuir para que algumas mulheres acabem desenvolvendo a diabetes gestacional, enquanto outras ficam livres desse mal. Vejamos quais são eles:

  1. Engravidar depois dos 25 anos;
  2. Ter diabéticos na família;
  3. Já ter tido diabetes em uma gestação anterior;
  4. Ter bebês com 4 kg ou mais de uma gestação anterior;
  5. Gestação anterior com um bebê natimorto, sem explicação prévia;
  6. Níveis de açúcar altos sempre, mas não o suficiente para que a mãe seja considerada diabética;
  7. Aumento excessivo da quantidade de líquido amniótico;
  8. Engordar demais antes da gravidez e durante a estação;
  9. Ser da raça negra, hispânica, asiática ou indígena;

 

Sintomas de Diabetes Gestacional

É muito raro que uma gestante com diabetes note algum sintoma, por isso é fundamental que sejam feitos exames periódicos ao longo da gravidez, principalmente durante a 24ª e a 28ª semanas, que são sem sombra de dúvidas as mais críticas! O que pode indicar que você está com diabetes gestacional é urinar mais, sentir mais sede, ter mais fome e visão turva! Qualquer suspeita não deixe de ir no médico da sua confiança!

Artigos Relacionados:

Diabetes | Confira a Dieta Para Diabéticos

Receitas Para Diabéticos | Conheçam as Melhores

Bomba de Insulina o Que é, e Como Funciona?

Diabetes Gestacional, Aprenda Como Controlar.

PROPAGANDA