Descubra agora os benefícios da verbena!

A verbena é uma flor bastante conhecida aqui no Brasil e em diversas partes do mundo. Está no grupo das plantas medicinais e você já pode ter ouvido falar dela por outros nomes: gervão, planta da sorte, urgebão, erva de ferro ou erva de fígado. Todos esses nomes representam a mesma planta.

Na verdade, o nome da planta como um todo é verbena, mas as flores também recebem o mesmo nome e chamam muita atenção. É bastante utilizada para tratar problemas emocionais como a ansiedade e o estresse.

É facilmente encontrada em lojas especializadas, mas também pode ser cultivada no quintal de casa.  Porém, é preciso ter um pouco de espaço já que as sementes precisam estar numa distância de 30 a 40 cm entre elas e devem ser plantadas a 20 cm da superfície do solo. No mais, basta manter a terra úmida que ela nascerá e crescerá saudável.

verbena planta onde encontrar

Quer saber mais sobre as propriedades medicinais da verbena? Então continue com a leitura e veja todos os benefícios que ela pode te oferecer.

PROPAGANDA

Por que consumir verbena?

1. A verbena auxilia no tratamento da artrite

A artrite é caracterizada por uma inflamação nas articulações que provoca rigidez e, consequentemente limitação do movimento, e também dor. São sinais e sintomas que tendem a piorar com a idade se não houver tratamento adequado.

A verbena pode atuar como um coadjuvante nesse tratamento. Ela atua como um agente anti-inflamatório e, nesse caso, você deve preparar um cataplasma com a planta. Para isso, cozinhe as folhas e as flores de verbena e depois de desligar o fogo, espere que esfriem. Agora, é só aplicar a mistura na articulação por cima de um tecido fino.

2. Melhora a saúde bucal

A verbena pode ser utilizada para preparar um enxaguante bucal natural. Os taninos presentes na planta ajudam a fazer uma limpeza mais profunda dos dentes e outras partes da boca. Eles são fenóis, presentes, principalmente nas uvas e oferecem diversos benefícios.

Você consegue resolver vários problemas típicos como mau hálito, gengivite, úlceras bucais e também amigdalite. Nesse caso, você pode mastigar a raiz da planta que é onde os taninos estão concentrados.

Antes de fazer isso, consulte o seu dentista. Por mais que seja uma substância natural, ela também pode causar efeitos adversos.

3. Auxilia na TPM

A TPM ou tensão pré-menstrual afeta diversas mulheres. É o período que vem logo antes da menstruação e que pode causar muitos problemas. Dentre os principais sinais e sintomas estão: depressão, dor de cabeça, dificuldade para dormir, dores ósseas e musculares, ansiedade, dentre outros.

A verbena consegue aliviar as dores que aparecem durante esse período, especialmente a dor de cabeça. Porém, o ideal, é que você pare de tomá-la quando a menstruação descer.

Florais de Bach de verbena: quando utilizar?

Para aqueles que ainda não conhecem os Florais de Bach são terapias naturais que ajudam a controlar o equilíbrio emocional. No caso do floral de verbena, a sugestão é ideal para pessoas que são muito rígidas, agitadas e nervosas. Normalmente, são pessoas que estão em postos de liderança e motivadores natos.

O problema é quando essa motivação excede os parâmetros da normalidade e muitas dessas pessoas tornam-se fanáticas e obsessivas com sua própria opinião. Elas querem, a qualquer custo, que os outros concordem com ela.

Como preparar o chá de verbena?

Você precisará de 1 colher de sopa de raízes e flores de verbena e ½ litro de água. Coloque os ingredientes para ferver numa panela e depois desligue. Deixe abafado por cerca de 5 minutos. Agora basta coar e tomar.

Agora que você já conhece os benefícios que a verbena pode te oferecer, veja também as vantagens de consumir o chá de murta!

PROPAGANDA