Dominio: dietaeboasaude.com.br
Chave: ab8b1f68be3ecb0416f17e34674787df2398239f
Hora do cache: 1490833374
Vida do cache: 1491092572
Status: 1
Mensagem: Licença válida
Chave do Pedido: a32908f9025b7eac536fee146652bdce4086e4b5
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Saude e bem estar

Dermatite Atópica Tem Cura?Quais as Formas de Tratamento

Dermatite Atópica Tem Cura?Quais as Formas de Tratamento
5 (100%) 1 vote

Procurando saber se a dermatite atópica tem cura? Então continue sua leitura e entenda mais a respeito da doença. Saiba o que é, quais os sintomas, se é possível curar e muitas outras informações referentes à dermatite atópica!

O que é dermatite atópica?

Também conhecida como eczema atópico, é uma doença crônica da pele que se manifesta principalmente no rosto dos bebês e das crianças pequenas. Em adolescentes e adultos ela acomete principalmente as dobras dos joelhos e cotovelos, fazendo-os se perguntar se dermatite atópica tem cura mesmo.

dermatite atopica em bebe

Dermatite atópica em bebe

Não se conhece a causa da dermatite atópica, mas já foi observada uma relação entre essa e a ocorrência de asma, bronquite e rinite – não que elas vão obrigatoriamente se manifestar em conjunto. Além dessa relação, acredita-se que a origem da doença venha de uma predisposição genética e histórico familiar.

Os principais sintomas da dermatite atópica são:

  • Pele ressecada
  • Descamação da pele
  • Surgimento de lesões avermelhadas
  • Coceira excessiva

Dermatite atópica tem cura?

Por ser uma doença crônica, não existe cura nem prevenção, mas há formas eficazes de tratar e evitar o surgimento e a piora dos sintomas. De modo geral, quando se manifesta ainda nos primeiros anos de vida, tende a desaparecer sozinha antes de a criança chegar à pré-adolescência, mas se ocorre na fase adulta pode gerar crises constantes.

Formas de tratamento

Sei que você gostaria de ouvir que a dermatite atópica tem cura, mas até o momento ainda não. O tratamento é feito de modo geral com o uso de corticoides de uso tópico, isso é, aplicados diretamente sobre os locais afetados.

Além disso, podem ser receitados medicamentos imunossupressores e anti-histamínicos visando combater a coceira, maior responsável pelo desconforto e pela piora nos quadros de crise. Caso a pele lesionada fique exposta e seja acometida por uma infecção bacteriana, o uso de antibióticos pode ser indicado.

Formas de amenizar os sintomas

O principal aspecto de quem sofre de dermatite atópica é possuir a pele ressecada, sendo esse o primeiro fator a ser combatido, já que favorece a descamação e a coceira. Infelizmente, a resposta para os que se perguntam “dermatite atópica tem cura?” é não, mas algumas medidas para manter a pele hidratada e evitar coçar as lesões são muito eficazes para prevenir as crises e contribuir para uma recuperação mais rápida. São elas:

  • Evite tomar banhos quentes e demorados
  • Restrinja o uso do sabonete ao mínimo necessário
  • Jamais use buchas ou esfoliantes
  • Ao se secar, não esfregue a toalha na pele
  • Logo após o banho, ainda com a pele úmida, aplique uma loção ou creme hidratante sobre a pele
  • Não use hidratantes a base de álcool e que contenham fragrâncias ou outras substâncias que possam agredir a pele
  • Faça compressas frias para aliviar a coceira
  • Evite usar roupas de lã e outros tecidos que agridem a pele
  • Suor excessivo e estresse podem desencadear uma crise, evite-os

Dica às mamães que vieram saber se dermatite atópica tem cura: em bebês e crianças pode ser útil o uso de luvinhas delicadas para impedir que cocem as lesões durante a noite.

Convivendo com a dermatite atópica

Estar atento para evitar os fatores de risco que contribuem para desencadear as crises é um ponto determinante para se conseguir conviver bem com a doença. Ficar dependente de remédios não vai ajudar muito se você não tomar os cuidados necessários para manter a pele hidratada e jamais coçar as lesões, o que pode ocasionar em feridas mais graves e até infecções.

Depoimentos, Cuidados e Tratamentos da Dermatite Atópica

Você Pode Gostar Também → Dermatite O Que é? Quais os Tipos e Tratamentos?

Agora quando alguém te perguntar se dermatite atópica tem cura, você já saberá informar. É válido ressaltar que a dermatite atópica não é contagiosa, não havendo risco nenhum para o convívio com outras pessoas. Procure orientação médica e descubra o melhor tratamento para você.

Loading...

Gostou Comente no Facebook